Encontrar o terreno certo para construir a sua casa não é uma tarefa tão simples como muitos podem imaginar. Apesar de haver diversas opções à venda na minha cidade, a escolha foi bastante criteriosa e levou em consideração alguns fatores que desejo relatar abaixo.
Como eu já tenho um pouco de experiência com a compra de terrenos, isto facilita um pouco, mas cada história é única, logo, é preciso ficar atento a novos detalhes e situações que talvez não estivesse presente nos casos anteriores.
Mas em geral os principais critérios acabam sendo os mesmos e então é possível olhar para os erros e acertos do passado para ajudar na definição do que se pretende comprar.
Sendo assim, os critérios que mais pesaram na escolha do terreno foram os seguintes:
A localização é, sem dúvida, um dos itens mais importantes na hora de escolher um terreno para compra. Afinal de contas, é ali que você irá morar no futuro. Então é preciso levar em consideração se essa localização trará benefícios em termos de deslocamento para o trabalho, escola e outros locais de interesse na cidade ou se ela será um problema.
Outro ponto importante é pensar nos meios de transporte público e como esta localização é atendida por eles. No meu caso, infelizmente, esse foi um ponto fraco, uma vez que não há linhas de ônibus que atende a localidade em função de ser um pouco mais afastado dos principais fluxos da cidade. Então, estou ciente de que vou depender de transporte próprio para me deslocar para praticamente qualquer lugar da cidade. Ainda assim, a localização, de uma maneira geral, é muito estratégica, e por isso acabei optando por comprar neste local.
O local escolhido foi em um condomínio fechado. Esse tipo de condomínio é bastante popular em minha cidade e em muitas cidades do interior de São Paulo. Esses empreendimentos têm boa infraestrutura, como ser totalmente murado, com portaria 24 horas, geralmente com ronda 24 horas, sem contar as opções de lazer. Nele, você compra o terreno e constrói sua casa de acordo com alguns parâmetros e conta com a segurança e privacidade que o empreendimento oferece.
Mas além do fator localização analisado acima, há outro que é a expectativa de valorização do local. Como citei acima, há muitos empreendimentos de condomínios fechados por aqui e as pessoas valorizam muito a moradia nesses locais. Assim, a compra do terreno em um desses condomínios tinha como objetivo a questão da possível valorização.
A valorização tende a ser maior, pois há uma demanda grande para a compra de casas nesses empreendimentos que são bastante valorizados pela questão da segurança e também pela privacidade que oferece. Não vou discorrer aqui se essa segurança é 100%, pois não é, ou se a privacidade deve ser levada a esse ponto ou não. O que estou dizendo é que normalmente as pessoas valorizam isso, e por isso a escolha do terreno em um condomínio fechado foi uma opção pensando também na valorização da casa que pretendo construir.
Outro fator importante é que eu queria um terreno pequeno e este que comprei mede 250 m² com as dimensões de 10 de frente e 25 de profundidade. Não é um terreno grande, é verdade, mas ele deverá atender bem aquilo que pretendo fazer em termos de construção.
As duas primeiras casas que construí os terrenos eram maiores. O primeiro tinha pouco mais de 300 m² e o segundo um pouco mais de 480 m². Apesar de serem terrenos excelentes, aprendi algumas coisas com eles, como por exemplo a dificuldade que você tem de preencher o espaço desses terrenos quando você não quer fazer uma construção muito grande.
Então, acredito que um terreno de 250 m² atende bem à necessidade da construção em si e não gera um problema maior para gerenciamento do espaço restante.
Por fim, e não menos importante, um dos critérios que levei em consideração foi a facilidade de pagamento. Comprei o terreno diretamente da empresa que faz a incorporação dos imóveis e, como eu não tinha o dinheiro todo para pagar à vista, optei pelo financiamento que a própria empresa oferece sem burocracia dos bancos tradicionais. Desta forma, o processo foi bastante facilitado.
Você pode comprar o terreno a vista e financiar a construção, eu optei pelo inverso, financiar o terreno e usar recursos próprios para a construção. Escreverei sobre isso em um próximo artigo.
Além dos critérios acima que citei, você pode avaliar outros critérios na hora de comprar um terreno para a construção. Destaco que alguns deles são:
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve