Construir uma casa é uma tarefa relativamente complexa e exige muito planejamento para que o resultado seja satisfatório. Como eu já construí duas casas e agora estou no processo de planejamento da construção da terceira casa, resolvi fazer uma lista das principais etapas que você deve considerar para a sua obra.
Gostaria de ressaltar que essas etapas podem ser diferentes de caso para caso, podendo ter etapas a mais inclusive. Contudo, essa lista servirá como um referencial para que você possa se orientar, especialmente se você não tiver nenhuma experiência com construção civil.
O planejamento de uma casa envolve aspectos como definir o local onde você quer fazer a construção, calcular os recursos e a fonte de financiamento da obra, definir a época para iniciar a construção, discutir aspectos relacionados à documentação e entrar em contato com profissionais da construção civil, dentre outros.
A aquisição do terreno para a construção é uma etapa extremamente importante, especialmente a questão da localização, pois isso tem um impacto muito grande na valorização do imóvel. Desta forma, escolher e comprar o terreno é uma etapa fundamental para o sucesso de uma boa moradia.
Aqui é o momento em que você precisará contratar um arquiteto para criar o projeto da sua casa. Esse profissional irá fazer o projeto arquitetônico, bem como as plantas associadas a ele. Além disso, você precisará de um engenheiro civil para o projeto estrutural.
É muito importante e precisa ser feito com bastante critério para que, aliado a um bom terreno, você possa ter também um bom projeto de uma casa.
Com o projeto aprovado na prefeitura, o próximo passo é se preparar para iniciar a obra e aqui há alguns passos importantes, como solicitar a ligação de água e luz, pois esses dois itens são muito utilizados pelos profissionais na construção.
Além disso, você precisará contratar os profissionais que iniciarão a obra, fazer a terraplanagem do terreno e comprar os materiais de construção necessários para dar início à construção.
Tudo Ok, então inicia-se a construções propriamente dita e ela começa pelo alicerce. Aqui é importante levar em conta a impermeabilização do alicerce para evitar futuros problemas com infiltração vindo do solo.
Depois do alicerce é hora de levantar as paredes. No Brasil a maioria das construções são de alvenaria e portanto é necessário ficar atendo aos materiais de construção, uma vez que se gasta bastante nesta etapa. Tijolo, bloco cerâmico, comento, areia, dentre outros.
Também é nesta etapa que se faz a parte do encanamento.
Feito a alvenaria, já pode ser feito a parte elétrica ou pelo menos uma boa parte dela. Rasgar paredes, passar os fios, colocar as caixinhas de tomadas, interruptores e pontos de iluminação pode ser feito nesta etapa.
O telhado deve ser feito quando a parte de encanamento e elétrica estiver pronto, isto porque encima da laje os profissionais terão de trabalhar bastante com fios e canos. Portanto fica mais fácil fazer isso antes do telhado.
Nesta etapa coloca-se o madeiramento ou a estrutura de aço, a manta térmica, o telhado e as calhas. O uso de manta térmica é recomendado quando não se usa uma telha termoacústica.
Aqui são feias as instalações de portas e janelas, já em uma fase de transição para o acabamento. Normalmente temos aqui o trabalho de carpinteiros para peças de madeira e vidraceiros para janelas e painéis de vidro.
A marmoraria é a etapa de instalação de pias de coxinha e banheiros, áreas de churrasqueiras, bancadas e outros. É uma etapa que exige um planejamento prévio, pois embora seja aqui a instalação, na verdade a encomenda e compra deve ser feito com certa antecedência.
Nesta etapa é feito a colocação de pisos e revestimentos, sendo uma etapa bastante cara e que precisa além de planejamento para compra e entrega dos materiais, também o planejamento financeiro.
A pintura é a fase em que a casa ganha cor e muda a aparência. Além da pintura propriamente dita, é necessário fazer a preparação das paredes com a aplicação de massa corrida ou gesso, a pintura, aplicação de texturas quando necessário e a impermeabilização das áreas externas.
A iluminação é a etapa de conclusão da parte elétrica e consiste em instalar lâmpadas, luminárias, lustres, plafons, tomadas e outros pontos de luz.
Esta é uma etapa opcional e nem todas as pessoas terão, mas caso houver, pode-se considerar a construção da piscina e área de lazer, geralmente integrada à piscina. Alguns poderão chamar de área de churrasqueira ou área gourmet.
A jardinagem é a cereja do bolo. Por menor que seja a área, é importante caprichar nas plantas, grama, arbustos ou flores, se for o caso. Como sabemos, você não pode ocupar todo o terreno com a construção, então se existe a necessidade de ter áreas abertas, que a jardinagem entre em ação.
Embora esta etapa também possa ser opcional em muitos casos, na verdade ela tem se tornado muito comum para as novas construções. Isto ocorre pois é cada vez mais evidente de que os móveis fazem parte da casa e logo, na justifica ficar carregando eles quando você muda de casa.
Assim, planejar os móveis e integrá-los à construção é uma etapa que pode ser a virada de chave da sua construção no sentido de aproveitamento de espaços, conforto e valorização.
O pós-obra é a etapa de limpeza, organização e mudança. De fato, é necessário fazer uma limpeza pesada em função do tipo de sujeira que se acumula durante a fase de obras. Também haverá bastante coisas para colocar no lugar, fazer ajustes, instalações e outros.
Finalmente é necessário pensar nas questões burocráticas e há duas coisas importantes nesta etapa. O Habite-se precisa ser requerido na prefeitura. Eles vão até sua casa para verificar se o que foi construído é o mesmo que foi projetado. Estando Ok, a prefeitura emite o habite-se.
Depois você precisará ir até a Receita Federal para pagar o INSS da obra.
Como explicado no início, essas etapas podem ser diferentes dependendo do caso, pode-se subdividir ou acrescentar novas etapas.
De qualquer forma é importante ter esse referencial para que você possa se orientar da melhor maneira possível durante o processo de construção que pode se trabalhoso, longo e as vezes bem cansativo.
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve
Em breve