5 erros que cometi na construção das minhas casas

Por Luis Ribeiro em 22/01/2024


Na construção de uma casa é comum as pessoas cometerem alguns erros, seja por inexperiência ou por não atentar há detalhes que no momento pode não ser tão importante, mas no médio e longo prazo mostra que deveria ter havido mais atenção a aquele detalhe.

Como eu já construí duas casas, vou resumir aqui alguns erros que acredito que eu cometi e que eu gostaria de não cometer na construção da terceira casa que planejo fazer ainda este ano.

A ideia é mostrar que coisas simples podem se tornar problemas maiores depois e que são facilmente resolvidos se considerados na fase de planejamento e colocadas em prática na execução da obra.

Sendo assim, veja abaixo cinco erros que acredito ter cometido nas experiências anteriores de construção:

Energia solar

O primeiro que vou citar aqui é o fato de não ter colocado a geração de energia solar em casa. Na minha segunda construção eu até considerei a ideia e salvo engano, cheguei a fazer orçamento, mas não coloquei.

Como justificativa tenho a questão financeira, afinal na construção de uma casa você gasta muito e às vezes mais do que o previsto. Logo, você precisa cortar alguns gastos e economizar em algum lugar. Desta forma, creio que a geração de energia solar foi sacrificada nesse sentido.

Mas acredito que este é um erro que eu cometi e que pretendo não cometer na construção da minha terceira casa. O custo da energia elétrica é bastante alto e temos sol em abundância, logo, faz muito sentido você colocar um sistema fotovoltaico para gerar energia solar em casa e assim economizar na conta de luz.

É verdade que você tem um custo para aquisição das placas e todo o sistema fotovoltaico, mas se pensar no médio e longo prazo vale a pena, pois em poucos anos você obtém o retorno do investimento.

Portas internas de madeira

Eu não sei se eu posso classificar este item como um erro, mas é algo que eu gostaria de não repetir na minha próxima construção, desta forma posso então classificar como um erro.

Nas duas construções que fiz eu coloquei portas de madeiras na parte interna da casa, isto é, portas de quartos e banheiros.

O problema aqui é que essas portas Precisam de batentes de madeira, folhas de portas de madeira e guarnições. Depois de colocado é necessário envernizar e de tempo em tempo o ideal seria fazer uma manutenção nelas.

Qual é o problema disso? Primeiro é o trabalho para montar essas portas, depois você tem outro trabalho para fazer a pintura ou envernizar e por fim existe o problema de portas empanadas, tanto na colocação como posteriormente com o uso delas.

Eu tive bastante problemas com portas empanadas.

Como hoje moro em um apartamento, tenho observado que as portas que foram colocadas aqui são do tipo colmeia, ou seja, ocas. São brancas, já vem prontas e a instalação é bem mais simples. É verdade que são portas bem mais simples, mas para uso interno creio que seja uma opção mais adequada do que os modelos de madeira tradicional.

Mas existem outros tipos de portas para uso interno que não seja esse tipo colmeia que citei ou as de madeira tradicional que usei. Essas últimas, eu pretendo evitar na próxima construção.

Depósito

Sabe aquele depósito que ficava lá no fundo das casas antigamente, que muitos chamavam de quarto da bagunça ou quarto de despejo?

Pois é, eu não fiz isto na construção da minha casa e isso se tornou um problema bem grande, porque você não tem um local adequado para guardar ferramentas ou coisas que você não usa no dia a dia mas que acaba precisando de vez em quando.

Com uso da casa, percebi o quanto faz falta você ter um espaço como esse. Por isso quando fiz a reforma da minha segunda casa, construí esse depósito posteriormente pois havia realmente a necessidade de ter um local para guardar um monte de coisa que eu tinha.

Acredito que não chega a ser necessário ter quarto separado, mas você precisa de ter um espaço que seja pensado para este fim. Às vezes na lavanderia da sua casa você pode projetar um armário ou fazer uma lavanderia maior com uma extensão onde você possa usar esse espaço para guardar essas coisas.

Roteador de internet

Os dois últimos erros que vão citar aqui estão relacionados e dizem respeito a internet.

O primeiro deles foi quanto à posição do roteador, o melhor da entrada do cabo de fibra ótica que acaba determinando o local onde o roteador fica localizado.

Na minha segunda construção, a entrada da fibra ótica ficava no meu escritório e consequentemente o roteador ali também. Dele era distribuído o sinal para toda a casa.

Do meu escritório até o meu quarto havia muitas paredes e consequentemente o sinal de internet chegava fraco lá no quarto. Eu tentei resolver isso colocando alguns repetidores de sinais sem fio mas sinceramente a solução foi paliativa e não oferecia uma boa qualidade.

Isso teria sido resolvido de maneira bem mais simples se eu tivesse projetado melhor o local da entrada da fibra ótica e consequentemente da colocação do roteador.

Havia um local no corredor onde a posição seria bastante estratégica e resolveria bem essa questão, mas isto eu percebi quando a casa já estava pronta. Para fazer isso depois seria necessário fazer quebradeira de parede e eu não queria fazer isso então tive que administrar o problema.

Certamente este será um ponto que irei considerar bastante na construção da minha próxima casa e pensar bem na posição onde roteador deve ficar.

Se você não é da área de tecnologia da informação, é preciso saber que existem coisas que interferem no sinal da internet em uma casa. Por exemplo a quantidade de paredes que o sinal precisa atravessar até chegar um determinado ponto.

Desta forma, o ideal é que o roteador fique em uma posição da casa onde ele possa alcançar todos os pontos de uso com o mínimo de parede possível no seu caminho. Pensando desta forma e planejando assim você consegue um melhor sinal de internet em todos os cômodos da sua residência.

Cabos de internet

Se a questão do roteador foi um problema, não ter passado cabo de internet para todos os cômodos da casa foi outro erro que eu cometi.

Vou explicar melhor: quando você coloca o roteador de internet, o sinal é distribuído sem fio e você não precisa de cabos para levar a internet do roteador até determinado ponto.

Isto funciona para a maioria dos casos, mas mesmo tendo uma boa internet e um bom roteador, o sinal de internet sem fio as vezes não tem a mesma qualidade que você teria com um cabo de internet conectando roteador com um ponto de acesso.

Como eu sou profissional de ti e trabalho no modelo home office, preciso de uma internet de qualidade e estável, logo, faço a opção pelo cabo porque é mais seguro e menos sucessivo a oscilações.

Na minha casa como roteador estava no escritório, não tive o problema de conectar meu PC ao roteador por cabo, mas nos demais quartos isso não foi feito, com exceção da sala que eu consegui passar posteriormente.

Na minha próxima construção eu pretendo passar cabos de rede para todos os locais e assim ter uma alternativa à rede sem fio. Pois pode ser que algumas TVs, notebook ou outras equipamentos funcionem melhor se a conexão for via cabo do que via Wi-Fi. Isto é muito fácil de fazer quando você planeja na construção, mas pode ser um pouco mais trabalhoso se você precisar fazer depois que a casa estiver pronta e não tiver deixado um mínimo de infraestrutura para que isso acontecesse.

Etapa 3: Projeto

Em breve

Etapa 4: Preparação

Em breve

Etapa 5: Alicerce

Em breve

Etapa 6: Alvenaria

Em breve

Etapa 7: Elétrica

Em breve

Etapa 8: Telhado

Em breve

Etapa 9: Portas/Janelas

Em breve

Etapa 10: Marmoraria

Em breve

Etapa 11: Piso/Revest.

Em breve

Etapa 12: Pintura

Em breve

Etapa 13: Iluminação

Em breve

Etapa 14: Área de lazer

Em breve

Etapa 15: Jardinagem

Em breve

Etapa 16: Planejados

Em breve

Etapa 17: Pós-obra

Em breve

Etapa 18: Habite-se/INSS

Em breve

Etapa 19: Mudança

Em breve

Etapa 20: Ajustes

Em breve

Etapa 21: Conclusão

Em breve