Panelas são utensílios que estão entre os mais importantes que temos na cozinha, pois é nelas que são preparados os alimentos que precisamos. Elas podem ser fabricadas com os mais diversos tipos de materiais, tamanhos e modelos que atendem a todos os gostos e necessidades.
Há diferentes tipos de panela disponíveis no mercado. Aqui vai uma lista com alguns dos modelos mais comuns que encontramos no mercado e quais as suas principais características.
As panelas de alumínio são leves, resistentes e práticas, sendo indicadas para fazer doces, frituras e refogados. Esse tipo de panela não deixa que os alimentos grudem e ajuda a manter o sabor de seus alimentos
A única desvantagem é que alguns resíduos nela podem sair dela e ficar nos alimentos. Uma forma para impedir que isso ocorra é retirar todos os alimentos enquanto ela ainda está quente, pois não podem ficar ali por muito tempo ou até que esfrie.
Veja aqui imagens de panelas de alumínio
O aço inox é um material de grande durabilidade e de excelente qualidade. Essas panelas são ótimas para várias preparações na cozinha que precisam ser cozidas por muito tempo.
Mas, este tipo de panela precisa de cuidados na hora em for lavá-la e na conservação, porque elas podem escurecer caso não sejam bem secas. Elas também não são recomendadas para fritar os alimentos, porque aquecem com maior rapidez e podem queimar
Veja aqui imagens de panelas de aço inox.
A panela de barro é uma boa escolha para preparar refeições como moquecas, caldos, vatapá, alguns peixes e frutos do mar. Elas possuem grande beleza, com alta durabilidade e permite que os alimentos permaneçam aquecidos por mais que os outros modelos.
Uma coisa que precisa de atenção é elas não possuem uma resistência caso caiam ou batam em algum lugar. A limpeza precisa ser realizada com cuidado para que não fiquem restos de alimentos. Também, são pesadas e custam mais.
Veja aqui imagens de panelas de barro.
Esse tipo de panela apresenta uma altíssima durabilidade e podem ser usadas durante várias gerações. O cobre possui a propriedade de conduzir o calor mais rápido e de maneira uniforme, facilitando na hora do cozimento de preparar os alimentos.
As desvantagens estão na conservação que precisa ser realizada todos os dias, porque há a necessidade de um polimento constante, e, também, são bem mais caras.
Veja aqui imagens de panelas de cobre.
O ferro é um bom condutor de calor, elas são ideais para serem usadas no preparo de alimentos que necessitam ser cozidos de forma bem lenta. O ferro é um material mais resistente, devido a isso, é menor a probabilidade de queimar um alimento. Mesmo que sejam muito aquecidas o calor é distribuído de forma uniforme e lenta.
É preciso ter atenção com a conservação, porque precisam ser secas imediatamente após sua lavagem para não enferrujar.
Veja aqui imagens de panelas de ferro.
Assim que a comida fica pronta, a panela elétrica fica no modo de “aquecimento” para que o alimento fique aquecido sem cozinhá-lo. Ela é bem prática e podem ser preparados mais de um prato por vez.
As desvantagens desse tipo de panela é que pode consumir muita energia elétrica, se o alimento ficar por tempo demais no modo "aquecimento" por muito tempo pode ficar ressecado e dificulta o preparo da comida em pequena quantidade.
Veja aqui imagens de panelas elétricas.
Usando a panela de pressão, o alimento que está de dentro dela será cozido mais rapidamente. Com um tempo de ideal, o alimento se mantém com o mesmo sabor e perdas de vitaminas são pouco significativas.
A grande desvantagem é que, se ela for usada de maneira incorreta, haverá o grande risco de explodir.
Veja aqui imagens de panelas de pressão.
As panelas de vidro são ótimas condutoras de calor e aquecem rapidamente. Além de serem muito versáteis, também, são fáceis de limpar, sem deixar gosto ou cheiro. O acompanhamento do cozimento dos alimentos é mais fácil.
Apesar de parecerem frágeis, são bem resistentes quando os cuidados certos são tomados, impedindo os choques térmicos e as batidas.
Veja aqui imagens de panelas de vidro.
As panelas de titânio são modernas e caras, sendo perfeitas para grelhar, refogar ou fritar os alimentos. Elas são difíceis de achar para comprar, pois possuem uma tecnologia exclusiva, com material utilizado no setor industrial, o que a torna bem mais cara.
Com elas, os alimentos não grudam, e são muito versáteis e fáceis para manter e lavar. Se bem conservada pode durar por anos e, o único cuidado é o uso de utensílios de alumínio ou ferro, que podem riscar a panela.
Veja aqui imagens de panelas de titânio.
Por Redação e G Produções Editoriais
Veja os comentários de algumas pessoas sobre a panela de titânio
Eu usava muito óleo pra preparar os meus alimentos e agora não uso mais, só mesmo quando quero um determinado paladar, mas o ovo eu frito só com um fio de azeite e dá tudo certo, eu depois que descobri essa panela de titânio não quero outra vida, faço do ovo frito até a pipoca, o preço é um pouco " salgado " mas vale totalmente a pena, assim que eu poder darei uma de presente para minha mãe.
Bianca da Silva Cardoso, Rio de Janeiro-RJ
As panelas de titânio são maravilhosas para quem quer cozinhar com tranquilidade, pois uma das vantagens das panelas de titânio é que se você usar essa panela para cozinhar você não vai correr o risco de contaminar os alimentos, e nada melhor do que cozinhar para a nossa família sabendo que vamos servir alimentos saudáveis e sem contaminação. Outra vantagem é que se você cuidar corretamente da sua panela de titânio, ela vai durar por muitos anos.
A única coisa ruim das panelas de titânio é que por serem uma coisa atual e moderna elas são caras, porém eu tenho uma panela de titânio e apesar de ser cara eu acho que vale a pena o seu custo benefício, porém não são todas as pessoas que vão poder comprá-la e usufruir de todos os seus benefícios.
Ana Carolina Ferreira de Oliveira, Viamão RS
As panelas de titânios são mais modernas e as mais novas, não fazem mal a saúde, pois não liberam nenhum tipo de resíduo tóxico na comida, são feitas de um material leve e resistente, tendo uma ótima durabilidade podendo ser usada por anos, são mais indicadas para fritar, refogar e grelhar alimentos, pois quase não exige óleo na preparação das receitas são panelas que podem ser guardadas com os alimentos dentro, são antiaderentes e não deixam grudar os alimentos, possibilitando uma utilização mais fácil e uma limpeza acessível.
São os modelos mais caros, o preço é em torno de R$1500,00 a R$ 2000,00 cada conjunto, são difícil de achar nas lojas no Brasil, deve se ter cuidado na limpeza, como não utilizar esponjas que desgastam e cuidados no manuseio para não ocasionar alguns riscos e perder a aderência fazendo com que os alimentos grudem e perca a qualidade da sua panela.
Geovana Ferreira , Bocaiuva do Sul/Paraná
A panela elétrica é uma novidade na cozinha, ela tem muitos benefícios, como a praticidade, pois ela cozinha muito mais rápido do que as panelas convencionais, podendo reduzir o tempo na hora do preparo, a quantidade de água usada para cozinhar é muito menor, principalmente porque ela não emite tanto vapor. Esse modelo não faz nenhum barulho em comparação aos modelos convencionais que fazem bastante chiados. Outra vantagem é que ela vem com um timer, que pode ser regulado para desligar no horário desejado e assim a função de apenas aquecer é ativada, não deixando que os alimentos queimem. A limpeza é bem fácil, não há necessidade de ariar a panela para estar sem bonita.
É um eletrodoméstico de tamanho grande, para cozinhas pequenas pode atrapalhar um pouco, você cozinha uma coisa de cada vez apenas, com um pouco mais de frequência na utilização a panela acaba ficando bem mais fraca.
Geovana Ferreira, Bocaiuva do Sul/Paraná
A panela de pressão elétrica, é um item cada vez mais presente nos lares de hoje em dia, ela é muito boa para quem gosta de cozinhar mais não tem muito tampo, a panela de pressão elétrica cozinha todos os tipos de alimentos de forma rápida e fácil, algumas panelas tem painel digital, e controle de temperatura. As panelas de pressão elétrica têm um designer moderno, há panelas elétricas de várias cores e tamanhos, à venda no mercado. As panelas de pressão elétrica são muito seguras, pois elas vêm com alguns itens de segurança como válvula de controle de pressão e tampa com travamento.
A única desvantagem que vejo nesse produto é que ele é elétrico, e por isso gasta eletricidade, que não é uma fonte de energia renovável.
Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS