Os aparelhos de TV apesar de ter um pé para a sua sustentação sobre uma base, como uma bancada, são mais usados na verdade em um suporte que pode ser de parede ou de teto. Existem vários modelos de suportes para atender a todas as necessidades.
Antes porém de comprar é preciso verificar na sua TV como o suporte pode ser fixado, uma vez que nem todos os modelos servem em todos os aparelhos. Veja abaixo os principais tipos para você conhecer e escolher o modelo ideal para sua casa.
Os suportes convencionais para TV são os modelos mais antigos onde o aparelho ficava apoiado em uma base e alças sustentavam para que o mesmo não caísse. Esse tipo era usado para as chamadas TVs de tudo que eram grandes e pesadas e com isso o suporte tinha de oferecer condições para sustentá-la.
Veja aqui exemplos de suportes convencionais de TV
Os suportes fixos são indicados para boa parte dos aparelhos de TV mais modernos, já que esses são leves e finos. Ideal para situações onde a TV irá ficar fixa na parede sem a necessidade de inclinação ou outro tipo de movimento. Estes suportes trazem ao ambiente um tom mais clean, A televisão fica posta diretamente na parede a poucos centímetros desta, trazendo praticidade e maior espaço para o cômodo, principalmente se comparado com uma sala onde a televisão é posta em um rack.
Veja aqui exemplos de suportes fixos
Este modelo que também é fixado na parede, permite que seja feito uma inclinação do aparelho, isto é útil pois dependendo do local e da altura que a TV é posicionada, as vezes é necessário fazer uma pequena inclinação da mesma para se obter um anglo melhor de visão. O suporte inclinável pode auxiliar na eliminação de reflexos que atrapalhem de ver claramente as imagens no televisor.
Veja aqui exemplos de suportes inclináveis
Este é o mais versátil dos modelos e permite tanto a inclinação vertical mostrado no exemplo anterior, como também a movimentação horizontal. Ele é indicado para situações onde e pessoa deseja ter total controle dobre o posicionamento e inclinação do aparelho visando um melhor anglo de visão.
Veja aqui exemplos de suportes articulados
Os suportes para teto é uma alternativa para quando os modelos de parede não atenderem a necessidade, ou mesmo quando não for possível posicioná-los. Desta forma o modelo de teto não ocupa espaço na parede. Alguns modelos de suporte para teto possuem rotação 360º, possibilitando que a televisão se vire em qualquer direção.
Veja aqui exemplos de suportes para teto
São especiais para o uso profissional e geralmente podem ser ser levados de um cômodo ao outro, são móveis e geralmente úteis e utilizados em escolas, por exemplo.
Com os avanços da tecnologia, novos suportes foram surgindo. O suporte motorizado traz a facilidade de poder mover a televisão apenas pelo controle remoto, pode ser de teto ou articulado a inovação deste suporte é justamente mover-se sem ser preciso que alguém sequer toque a televisão.
Veja este exemplo:
Visivelmente um suporte motorizado traz um ar sofisticação e modernidade ao ambiente. Vale a pena lembrar que preço destes suportes é mais salgado.
Já conhece alguma coisa sobre instalação de suportes? Então veja este vídeo instrutivo de como instalar um suporte motorizado das Brasforma, uma empresa referência no mercado.
Dicas importantes
Material dos suportes.
São fixados na parede por parafusos, o material para suportes pode ser plástico, metal ou aço.
Onde encontrar suportes para televisão.
São diversas as lojas que trazem suportes dos mais variados preços, veja por exemplo a loja especializada neste nicho, onde provavelmente será possível encontrar suportes mais robustos e com mais opções. "A casa do suporte". Link, acessado em 5/8/19.
Mercado livre, se for buscar um suporte barato preste atenção no frete.
Bondefaro, um site na internet que permite procurar o preço de diversos em produtos em várias lojas e selecionar filtros para a busca. Link, acessado em 5/8/19.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira