As redes sem fio estão em toda a parte e graças a ela temos a possibilidade de usarmos smartphones, notebooks e outros dispositivos conectados a internet de maneira remota. É inegável o benefício que essas redes proporcionam, especialmente no ambiente domésticos onde temos diversos dispositivos em casa conectados a internet.
Primeiro é preciso apenas pontuar que o termo wi-fi é na verdade uma marca registrada de uma empresa chamada WI-FI Alliance, mas o termo se popularizou como sinônimo de rede sem fio local para acesso a internet.
Então, uma rede sem fio local ou w-fi, como queira, é uma rede de computadores que utiliza o sinal de rádio para estabelecer uma conexão entre dois dispositivos.
O principal ator de uma rede sem fio é o modem, que recebe o sinal externo via cabo de fibra óptica ou mesmo por sinal de rádio e retransmite esse sinal localmente limitando a uma certa distância e em certas condições. Esta retransmissão local é feita através de um aparelho chamado roteador que criar uma rede sem fio e que permite que dispositivos conectem a esta rede, desde que estejam dentro do raio de alcance do sinal emitido pelo roteador.
Mas o sinal emitido pelo roteador perde sensivelmente a capacidade na medida em que ele se distancia da fonte emissora, neste caso, o roteador e também pela existência de obstáculos, como as paredes, por exemplo.
Assim, em uma casa grande é possível que nos cômodos que ficam mais distantes do roteador, a qualidade do sinal seja bastante enfraquecida e é nesses casos que entra o repetidor de sinal.
Com a popularização do uso da internet. especialmente nos celulares, as ela se tornou muito comum em residências e ambientes comerciais, contudo, nas empresas seu uso já é mais antigo.
Aqui precisamos conceituar que o repetidor é diferente do modem, já que este apenas repete ou amplifica o sinal que foi emitido originalmente pelo modem.
Há vários modelos de repetidores no mercado, alguns são bastante profissionais e potentes, mas também são caros. A opção mais em conta talvez seja os repetidores de internet de tomada e abaixo relaciono algumas das suas vantagens:
Sim, vale a pena. Os motivos acima já são suficientes para justificar seu uso, mas é importante falar sobre o que de fato importa: Ele funciona bem!
Não que vá fazer uma diferença absurda, afinal ele apenas joga para frente o sinal que chega a ela, então se o sinal já chegar com uma qualidade muito ruim, pode ser que não haja muita melhorara.
Para ter um bom aproveitamento dele, algumas dicas podem ser úteis:
Se você está com problemas com o sinal wi-fi de sua internet em casa, o repetir de tomada pode ser uma boa alternativa para amplificar o sinal e levá-lo mais longe para que outros dispositivos possam se conectar melhor.
Atente bem para a qualidade do aparelho que você irá comprar e as vezes à qualidade da sua própria internet. Como explicado acima, ele não irá melhorar sua conexão, apenas dar um fôlego a ela.