Você quer saber como funciona uma Cafeteira Nespresso de cápsula? Este tipo de máquina de café tem um tratamento tão simples para o usuário. No entanto, uma máquina de café Nespresso cápsula opera de forma muito semelhante às outras cafeteiras: temos um pacote de café moído compactado, através do qual a máquina de café Nespresso injeta água a alta pressão, o que faz com que a bebida seja despejada imediatamente no copo. O processo é muito rápido e dificilmente dura muitos segundos.
A diferença fundamental das cafeteiras Nespresso é que, o café moído deve ser servido por nós de antemão. Nas cápsulas o café fica compactado dentro e não podemos determinar sua dosagem, sua mistura, sua prensagem ou qualquer outra coisa. Tudo é muito mais automático.
Se olharmos para dentro da Cafeteira Nespresso, veremos que o mecanismo tem sua complexidade. Não é extremamente difícil operar, mas é importante conhecer o funcionamento de uma Cafeteira Nespresso de cápsula. Para começar será informadas brevemente quais partes:
Extrapolando o design pré-histórico da Kraft até hoje, podemos listar os seguintes componentes básicos que qualquer Cafeteira Nespresso de cápsula possui:
Um depósito de água. Normalmente varia entre 0,6 litros e 1,5 litros de capacidade. É onde jogamos a água que servirá para preparar o café.
Uma bomba que faz a água circular pelos dutos internos da máquina de café. A bomba retira a água do tanque e a envia para a caldeira. Posteriormente, viaja da caldeira para o exterior. Fazendo um simile com nosso organismo, a bomba seria como o coração de nossa máquina de café.
Uma caldeira ou sistema de aquecimento de água. Sem ela café não sairia quente. Em máquinas de café com cápsulas, o mais usual é usar o sistema Thermoblock.
Uma bomba de pressão, localizada imediatamente antes de injetar a água na cápsula. Normalmente, é de 15 barras ou 19 barras, e é o que faz com que a água quente passe através do café na cápsula a alta velocidade.
Um injetor através do qual a água sai a alta pressão. O injetor perfura a cápsula, de modo que a água passa através do interior da cápsula e sai na extremidade inferior da cápsula transformada alegremente em café.
Embora todas as cafeteiras capsulares funcionem da mesma maneira, cada uma utiliza sistema de cápsula diferente. A Nespresso tem suas próprias cápsulas, de uma marca não são válidas para outra. Elas têm tamanho diferente, peso diferente e, às vezes, métodos diferentes para a Cafeteira Nespresso reconheça.
Dentro de cada sistema não são também cápsulas compatíveis ou recarregáveis, que permanecem único para uma determinada empresa (há cápsulas compatíveis Dolce Gusto, cápsulas compatíveis com Nespresso, etc.), mas pelo menos dar a opção para o consumidor a economizar dinheiro ou tentar variedades novo.
A manutenção básica de uma cafeteira Nespresso é praticamente reduzida para descalcificação periódica e para uma limpeza geral do tanque e do bocal que serve o café. Esta é uma das grandes vantagens das máquinas de café cápsula: elas são geralmente mais limpas e fáceis de manter do que outras.
A descalcificação é o processo mais importante, e você deve realizar de vez em quando. Sua frequência depende de dois fatores: o uso de sua cafeteira Nespresso e a dureza da água que você usa. Quanto mais vezes você usar seu café por dia, mais vezes terá que descalcificá-lo. E quanto mais difícil a água com a qual você prepara seus cafés também.
Para você ter uma ideia na melhor das hipóteses (água macia e pouco uso da cafeteira Nespresso), será suficiente descalcificar a cada 18 ou 24 meses. Pelo contrário, se você usar água dura e consumir 3 ou 4 cápsulas por dia, é melhor descalcificar sua máquina de café Nespresso pelo menos a cada 3 meses.
Por Redação e G Produções Editoriais
Veja abaixo algumas opiniões sobre a cafeteira Delonghi
Uma das primeiras coisas que eu decidir comprar pra minha casa foi uma cafeteira, já que eu tenho Uma vida muito corrida eu preciso sempre poupar e ganhar tempo, e pra isso eu precisava de uma cafeteira que atendesse as minhas expectativas, a primeira coisa que eu fiz foi pesquisar muito e selecionar as características de uma cafeteira ideal, sendo que era: uma que atendesse todas as funcionalidades, de Boa qualidade, preço razoável, foi aí que eu achei essa que atendeu todas as minhas expectativas, agora quando é pela manhã eu sempre tenho o meu café quente sem perder a hora do trabalho e o melhor de tudo é que além dela ser bem fácil de manusear, é também bem fácil de transportar de um lugar para outro, e como eu acabo viajando muito e não fico muito tempo na mesma casa, acaba sendo um ponto muito importante pra mim
Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba
A cafeteira Delonghi é excelente para pessoas com rotinas apertadas, mas que não abrem mão da qualidade do seu café, a melhor vantagem e benefício da cafeteira é que ela prepara dois cafés ao mesmo tempo, ideal para casais que tomam cafés juntos pela manhã, além do café tradicional, pode ser preparado outras receitas como chocolates quentes, e cafés diversos como capuchinos. Outro benefício é poder personalizar o seu café, podendo escolher entre curto e longo, aroma forte ou não, e a temperatura é adequada para tomar assim que está pronto.
Para que a água não interfira no gosto do seu café, é indicado usar água mineral ou fervida, o que nem sempre é prático no dia a dia, em regiões que a água não é tratada, e contém muito cloro pode danificar a sua cafeteira, uma outra desvantagem é que podem ser encontradas com um valor bem acima das tradicionais.
Geovana Ferreira , Bocaiuva do Sul/Paraná
As cafeteiras Delonghi são consideradas itens de luxo pelos amantes do café. A marca possui elevada reputação no mercado, permitindo a aquisição de qualquer modelo sem maiores receios envolvendo questões relacionadas à qualidade das peças e durabilidade do produto. As cafeteiras preparam cafés de excelente qualidade, sendo muitos dos modelos dotados de moedor de grãos acoplado, o que possibilita um inegável acréscimo na qualidade do produto final. Além disso, algumas das cafeteiras Delonghi vão além do tradicional café expresso, também sendo instrumentos para a elaboração de outras qualidades de cafés, como cappuccinos, mocaccinos, etc., sendo viável o incremento, por parte do elaborador, mediante a inserção, posteriormente ao término da elaboração, pela máquina, de chantily, canela, açúcar, dentre outros. Muitas pessoas têm elaborado, nas decorações mais modernas, o "cantinho do café", incluindo diversos acessórios para a preparação e o consumo da bebida, cômodo em que a cafeteira Delonghi fica bem acomodada.
Bruna, Porto Alegre, RS