Usar um aquecedor solar para aquecer a água do chuveiro e das torneiras em casa é sustentável e pode trazer diversas vantagens e também desvantagens. Confira abaixo algumas dicas caso você esteja pensando em investir em um equipamento deste tipo.
O aquecedor solar é um sistema de aquecimento de água que funciona a base da energia solar. Composto de placas coletoras solares e um reservatório térmico, a radiação solar é captada e distribuída para as torneiras ou chuveiros da casa.
O aquecedor solar é uma realidade em muitos lares brasileiros, inclusive em muitos empreendimentos populares, em que as prefeituras e construtoras investiram nesse tipo de tecnologia para a geração de água quente nas residências e assim evitar um maior consumo de energia elétrica.
Confira abaixo algumas das vantagens de utilizar este tipo de aquecimento para torneiras e chuveiros da casa.
Economia de energia
Apesar de ter um custo elevado na hora da instalação, o aquecedor solar traz economia de energia no decorrer dos meses. Por usar o sol como fonte de aquecimento da água, a conta de luz diminui significativamente. De acordo com uma estimativa do site Eco Casa, em 5 anos o investimento de instalação é recuperado.
Sem dúvida nenhuma a ideia de economia de energia elétrica é sempre bem-vinda, logo o sistema de aquecimento solar tem esta excelente proposta e traz muitos benefícios para aqueles que a utilizam.
Mais independência
Por não depender da distribuição de um sistema de aquecimento, por exemplo, energia elétrica ou gás, o uso do aquecimento solar para chuveiros e torneiras gera e armazena sua própria energia garantindo assim, mais independência aos usuários.
Uma vez que o sol é abundante no Brasil, utilizar este recurso em benefício próprio afim de prover uma fonte independente para aquecimento da água que será usada em casa, sem dúvida nenhuma é uma vantagem considerável.
Atitude sustentável
O uso de aquecedor solar também contribui para o meio ambiente. Além disso, a prática também ajuda a diminuir a sobrecarga de hidrelétricas.
A ideia da sustentabilidade está em alta no Brasil e no mundo atualmente. Com os recursos naturais sendo cada vez mais degradados, utilizar tecnologias ou recursos que visa ajudar no equilíbrio ambiental, é sempre bem-vindo. Como sabemos, a água é um recurso finito e no Brasil ela é o principal motor da geração de energia elétrica. Portanto ao utilizar recursos que economize energia, você contribuirá para não sobrecarregar o sistema de geração de energia nas usinas hidrelétricas que utilizam a água.
Apesar das diversas vantagens, esse sistema de aquecimento também pode trazer algumas desvantagens aos moradores. Confira algumas delas.
Chuva frequente
Em estações mais chuvosas e com pouco sol, o aquecedor solar pode não receber a energia necessária e não aquecer a água. Mesmo assim, em dias quentes, pouca incidência do sol já é o suficiente para fazer o aquecimento das placas e painéis solares.
Instalação cara
Como falamos no início do texto, a instalação é mais cara que os demais serviços de aquecimento. Dependendo do tipo de ambiente que vai receber o aquecedor solar para torneiras e chuveiros é necessário quebrar paredes e teto. Em muitos casos de fato a instalação ainda cara, mas o valor vem caindo na medida em que ocorre uma adesão em massa a esse tipo de sistema. Acredito que o custo de instalação poderia ser mais baixo.
Dias quentes
Além da falta de chuva, os dias quentes também podem ser problema por aquecer demais a água. Neste caso, o ideal é manter uma integração com o chuveiro elétrico, assim você pode misturar a água fria do chuveiro elétrico com a água quente do aquecedor solar e chegar em uma temperatura agradável para todos.
Isto não se aplica a todos os casos, mas eu tenho um vizinho que tem um sistema muito eficiente e quando estive na casa dele, ele mostrou o chuveiro funcionando e a água parecia estar fervendo.
Manutenção
A manutenção do aquecedor solar é constante, porém muito barata e simples. Basicamente ela consiste na limpeza dos vidros dos coletores, facilitando assim a captação da energia solar.
Ter um aquecedor solar para chuveiros e torneiras é um investimento alto, porém sustentável e que traz diversos benefícios aos moradores e ao meio ambiente. Se você tem interesse em fazer esta instalação, vale a pena pesquisar as empresas que fazem este tipo de serviço no mercado e escolher um sistema que se adapte às suas necessidades.
Esta é uma questão bastante importante e ser considerado e uma comparação interessante de se fazer quando o assunto é o uso do calor do sol para aquecimento e geração de energia. A primeira coisa a fazer é diferenciar um do outro, ou seja, qual é a diferença entre os dois?
Os dois utilizam o calor do sol e captação desta energia através de placas e painéis solares que ficam posicionados no telhado da casa.
Contudo, o aquecedor apenas utiliza esse calor para fazer o aquecimento da água que é transferido para um reservatório e assim utilizado posteriormente. Já o sistema fotovoltaico, utiliza este mesmo calor do sol e o transforma em energia elétrica que a ligado à rede elétrica e assim utilizada como energia comum.
O aquecedor solar é bem mais barato do que um sistema de geração fotovoltaica, portanto se a necessidade é apenas o aquecimento da água do chuveiro e torneiras, creio que o aquecedor já resolva bem e a um custo bem mais baixo.
O sistema fotovoltaico é um pouco mais caro que se instalar, contudo ele gera energia que pode ser usada em qualquer aparelho elétrico da casa e não apenas para resolver um problema pontual do chuveiro ou de torneiras por exemplo.
Creio que aqui a questão a analisar aqui é financeira. Se você tem condições financeiras de colocar um sistema fotovoltaico, certamente ele é o melhor e mais bem aplicado a necessidade geral da casa, caso contrário o aquecedor já ajudará bastante na redução na conta de energia elétrica e conta com todos os benefícios que foi apontado acima.