Embora o ideal fosse que todas as tomadas e plugs de aparelhos fossem iguais, sabemos que na prática isto está longe de acontecer. Existem plugs de 2 pinos, três pinos, duas barras e outros. As tomadas nem sempre reconhecem todos esses padrões e ai entra os famosos adaptadores que quebram o galho para resolver problemas de conexão de eletricidade. Veja abaixo os exemplos de cada um deles.
O Benjamim, mais conhecido como T é um tipo de adaptador muitíssimo usado no Brasil, embora não seja muito correto o seu uso. O ideal é que cada aparelho eletrônico seja ligado em uma tomada apenas, mas, Brasil é Brasil né?
O T funciona como uma espécie de extensão da tomada, permitindo que até três aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo.
Veja aqui exemplos de Benjamim ou T
O Plug macho é usado geralmente quando você quer fazer uma extensão para ligar um aparelho que por algum motivo esteja longe da tomada. Com isso, em uma das pontas do fio (extensão) é necessário colocar o plug macho e ele é que será usado para plugar diretamente na tomada.
Veja aqui exemplos de plugs machos
Do outro lado do fio da extensão, faz-se necessário colocar um plug fêmea, que será onde o plug do aparelho será conectado e assim permitir a passagem de corrente pela extensão até chegar no aparelho.
Veja aqui exemplos de plugs fêmeas
Em alguns casos o plug de um aparelho na conecta na tomada por ser de padrão diferente, este problema ficou mais evidente com a mudança do padrão de dois para três pinos e com isso virou um festival de incompatibilidade.
Os adaptadores podem ser de vários tipos, mas o mais comum é o de 2 pinos para 3 pinos, por conta da mudança que citei acima.
Veja aqui exemplos de adaptadores
O filtro de linha é outra alternativa bastante usada, especialmente quando existe a necessidade de ligar vários aparelhos ao mesmo tempo. Ele funciona como uma espécie de extensão com várias tomadas.
Veja aqui exemplos de filtros de linha
De fundamental importância para o bom funcionamento de todos os equipamentos eletroeletrônicos, evitando desgaste dos mesmos e curto-circuito, a manutenção elétrica predial se faz necessária tanto para prevenir, corrigir e monitorar o sistema.
A verificação periódica de quadros, disjuntores, interruptores, lâmpadas, fiações é necessária para evitar a necessidade de reparos, danos materiais e garante a segurança das pessoas.
Hoje os equipamentos eletroeletrônicos vêm com selo de qualidade e especificações que sugerem a economia de energia.
Dessa forma, a realização de manutenções elétricas periódicas é uma boa maneira de garantir que tudo continuará funcionando, principalmente em locais que utilizam bastante equipamentos eletrônicos, como condomínios, empresas de serviços e alguns setores industriais.
Esse tipo de verificação evitará que possíveis problemas sejam encontrados apenas quando houver necessidade de reparos, de modo a prevenir danos materiais e garantir a segurança das pessoas.
O técnico em elétrica é o profissional responsável por identificar e corrigir perdas, panes e danos em eletricidade.
O trabalho do técnico será o de realizar uma inspeção minuciosa no sistema, o qual deverá elaborar uma lista com todos os pontos observados e apresentará a melhor solução para os problemas identificados.
Como já diz o ditado em todos os casos é melhor prevenir que remediar, portanto, o uso dos aparelhos de acordo com suas especificações ajuda a preservar a vida útil dos mesmos.
A manutenção predial corretiva é cara e necessita em muitos casos da troca dos componentes elétricos.
Com referências de: https://www.triider.com.br e Leroy Merlin
Por Casa Dicas e Luciana Dias
Veja abaixo os comentários com diversas opiniões sobre a extensão de tomada e adaptador de tomada universal
A extensão de tomada é muito útil para ter mobilidade ao lugar equipamentos na energia elétrica.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para usar uma extensão de tomada: os cabos da extensão devem estar bem isolados e deve evitar pisar em cima e passar outros objetos em cima do cabo para evitar danificar o material isolante e resultar em acidente com choque elétrico, se alguém encostar na parte que o isolamento do Cabo foi danificado.
Outro cuidado é o comprimento dos cabos da extensão. Pois o trecho percorrido pela corrente gera uma queda de tensão (voltagem) que pode danificar um equipamento elétrico.
O adaptador de tomada universal serve para conectar os diversos tipos de plugues existentes. No Brasil, existem padrões de 10 Ampéres e 20 Ampéres.
Fique atento para não usar uma extensão ou um adaptador que suporte uma corrente menor do que será necessário para o equipamento que será ligado.
Italo Gonçalves, Chapecó SC
Extensão de tomada de 5 metros, na cor preta, com 3 entradas.
Fácil de ser manuseada e armazenada, é um item indispensável em casa.
Pode ser usada tanto para ligar aparelhos 110v quanto 220v.
Meu marido geralmente utiliza junto com equipamentos como furadeira, já que muitas vezes o fio do equipamento é muito curto.
É importante, ao utilizar uma extensão longa, lembrar de não deixá-la enrolada, já que pode super aquecer e provocar um acidente.
Rachel Sousa, São Paulo, SP
Quando me tornei vestibulanda de medicina, precisei utilizar muitos aparelhos eletrônicos, e também, muitas vezes tinha que usar meu computador em locais longe da tomada, e por isso me vi na necessidade de obter um aparelho que me auxiliasse nesse problema. Com isso, busquei em diversas lojas, e acabei não encontrando o que eu queria. Certo dia, ao folhear uma revista de uma loja me deparei com uma página inteira sobre extensão de tomadas e adaptadores, acabei comprando os dois produtos, e devo dizer que essa foi uma das melhores escolhas já fiz em toda minha vida de vestibulanda. A principal vantagem da extensão é que agora posso levar meu computador para partes da casa que ficam longe da tomada, e a vantagem do adaptador universal é que ele permite que mais de um aparelho se conecte na tomada.
Principal ponto negativo que encontrei: dificuldade de encontrá-los em lojas físicas.
Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia