Um dos grandes problemas que a maioria das cidades brasileiras enfrenta são as calçadas das casas mal cuidadas, quebradas ou irregulares demais. Para entender um pouco é preciso partir do princípio lógico de via pública, onde parte dela é destinada ao trânsito de veículo e outra parte ao trânsito de pedestre. Se a rua está esburacada todos reclamam e cobram providências da prefeitura, afinal além de estragar os carros causa desconforto para seus passageiros. A calçada é igualmente importante e deveria seguir o mesmo princípio de cuidados e cobranças pela manutenção.
Apesar de faze parte da via pública, a calçada é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e alguns cuidam tão bem da calçada como da sua própria casa, mas outros deixam muito a desejar. A prefeitura pode cobrar dos proprietários providências em relação a irregularidades.
Um proprietário poderá ter problemas caso um pedestre se acidente na sua calçada e esta tiver alguma irregularidade. Então é preciso tomar bastante cuidado, pois há todo o tipo de pessoas que transitam pelas calçadas, como crianças, pessoas idosas, entre outros.
Entre os problemas mais comuns, podemos citar:
Próximo de minha casa há uma calçada que é de tijolos, então em dias de chuva o tijolo, que é barro, torna-se escorregadio. Minha esposa inclusive evita esta calçada todos os dias que temos de ir a igreja. Problemas como este podem levar uma pessoa a uma queda com fraturas. Se isso acontecer o proprietário daquele imóvel é responsável e poderá ter de indenizar a pessoa que foi vítima.
Caminhada é um estímulo à saúde, porém, nem sempre é algo fácil e possível. Não há uma prioridade no transitar dos pedestres e estes muitas vezes são prejudicados.
Nas cidades, as calçadas, principalmente de locais periféricos, são em grande maioria danificadas, mal construídas e ainda servem de estacionamento para muitos motoristas sem noção e sem respeito ao patrimônio particular alheio.
Diante de toda essa situação, o ir e vir dos transeuntes, principalmente de cadeirantes é dificultado.
Como vimos acima, a responsabilidade de manutenção das calçadas é do proprietário e não das prefeituras, mas se as mesmas não fiscalizam e não dão atenção para este fato, as coisas continuarão da mesma forma, pois ninguém quer gastar e não havendo uma fiscalização por parte do órgão competente, a obrigação de manter em conformidade as calçadas é praticamente ignorada.
O código nacional de trânsito estabelece em seu artigo 1º, que a circulação de pessoas nas vias é um direito de todos e que esse direito deve ser assegurado pelo Sistema Nacional de Trânsito, garantindo a segurança e a sua manutenção.
Dicas para manter a calçada em ordem:
A grama tem muitas vantagens em relação ao concreto e bem que poderia ser um padrão para as calçadas nas nossas cidades. Primeiro que ela é totalmente impermeável e água da chuva vai parar no solo, ela deixou ambiente mais bonito e é totalmente ecológico.
Contudo, o concreto é o padrão da maioria das calçadas no Brasil, mas já existe em alguns locais uma mescla entre grama e concreto que pode ser uma excelente alternativa para produzir calçadas bonitas, ecológicas e ao mesmo tempo que dar a usabilidade que o concreto proporciona.
Cuidados com a calçada
Com informações de: https://jus.com.br/artigos
Por Casa Dicas e Luciana Dias