Vende-se um terreno. Por traz desta frase existem diversas coisas que foram idealizadas pelo proprietário ou vendedor e muitas coisas que serão percebidas pelo comprador. A venda de um terreno parece mais simples que a venda uma casa, afinal há menos opções para avaliar, mas é igualmente complicado e para vendedores e compradores. Como eu já passei pelas experiências da compra e venda de terreno, gostaria de sugerir algumas formas para você avaliar um terreno, seja como proprietário com intuito de vendê-lo ou como comprador com o intuito de comprá-lo.
Quando anuncie meu terreno para a venda, uma das primeiras perguntas que eu ouvia era sobre o preço. O pessoal da párea de vendas não gosta de falar o preço no inicio da conversa ou no início da propaganda. O ideal é mostrar todas as vantagens de produto e depois falar o preço, mas para imóveis o preço vem logo a tona, porque se ele for alto ou estiver fora do orçamento do comprador a conversa não anda.
Avaliar um terreno pelo preço dos imóveis semelhantes na região é uma boa prática. Tente localizar outros terrenos que estão a venda nas proximidades ou em bairros similares e compare os preços.
A região ou bairro onde ele está localizado ó o primeiro fator que normalmente observamos. Basta ver os anúncios de imóveis que você irá perceber que é muito importante a localização dele e talvez seja o primeiro fator onde uma pessoa interessada na compra decida por iniciar uma negociação ou não. Bairros bons valorizam os imóveis naturalmente e bairros tidos como ruins fazem o inverso.
Quando falo de bairro bom ou ruim, me refiro a condição de moradia, pois existem bairros ou lugares muito bem localizados, mas não bons para moradias, como exemplo cito avenidas muito movimentadas, proximidade de rodovias, algumas regiões mais comerciais que geram enorme fluxo de pessoas e automóveis, entre outros.
Muitos podem não dar valor para este item, mas imagine que uma pessoa deseja comprar um terreno para construir sua casa de moradia. Em uma caso desses é extremamente importante avaliar quem será seus vizinhos. Bares, salões de festas, indústrias e residências com pessoas de comportamentos inadequados são questões complicadas. Eu fiquei muito decepcionado quando comprei um terreno é depois é que atentei para o fato de haver um salão de festas que fazia muito barulho nos finais de semana.
As características do terreno também são importantes, isto é, qual o tamanho, qual a largura e o comprimento. Lembro-me de um terreno que eu desejava comprar, ele estava muito bem localizado, em uma rua ótima, o preço era adequado, mas havia um problema: suas dimensões. O terreno foi fruto de um desmembramento e do original 10x30 o proprietário fez dois terrenos sendo cada um de 5x30. 5 metros é uma largura ruim, dificulta um projeto de casa e certamente desvaloriza o mesmo. Outras considerações são terrenos com larguras muito grande na frente, nesses casos você acaba perdendo muito espaço na construção já que precisa deixar pelo menos 4 metros de recuo na frente.
Observação: Esta regra dos quatro metros varia de cidade para cidade e de casos para casos.
Por fim a avaliação do terreno deve ser feita baseando-se na sua necessidade e aqui é um fator bastante lógico e só você saberá como fazer isso. Pense na casa que deseja construir, suas dimensões, o propósito dela, entre outros fatores.
As vezes estamos dispostos a pagar até um pouco mais por um terreno que vá atender perfeitamente nossa necessidade e isto é uma coisa importante. Durante certo tempo fiquei procurando um terreno ou até mesmo uma casa para demolição em um determinado bairro e foquei meus esforços ali, pois havia diversos interesses em comprar ali. Infelizmente não consegui, mas um terreno naquele bairro era para mim muito mais valioso do que em outro lugar.
Embora possamos levar em conta nossas necessidades, preço do mercado e outros, há ainda o fator valorização. Ao comprar imóveis é preciso pensar na venda, mesmo que você não tenha a intenção de vendê-lo. Ninguém sabe o futuro e as coisas mudam, as circunstâncias mudam e as vezes somos obrigados a vender.
Então tente visualizar o potencial do imóvel e se ele é atrativo ou é um refugo. Normalmente os bons imóveis vendem rápido, então avaliar bem o imóvel e também o tipo de construção que você pretende fazer é muito importante pensando na valorização.
As pessoas tem diversas prioridades quando o assunto é investimento, mas creio que a compra de um terreno seja uma das opções mais sensatas. Isto porque é um investimento muito seguro e que ao comprar pode-se no futuro fazer a construção de uma casa, o que tornaria o negócio melhor ainda.
Jovens deveriam pensar nisso, os pais poderiam usar visando ajudar os filhos no futuro e assim por diante.
Mas comprar um terreno, apesar de ser simples em si, exige alguns cuidados para evitar erros comuns e não ter dores de cabeça no futuro. Sendo assim, reuni algumas dicas que julgo importante para quem deseja fazer a compra deste tipo de imóvel.
Pode ser um bom investimento se for feito uma compra de um terreno promissor e também dependendo muito da época e localização do mesmo. Geralmente imóveis é bem visto pela maioria das pessoas como opções seguras de investimento e de fato tem sido assim mesmo, mas de qualquer forma é preciso analisar bem a localização, as características do lote, o momento da economia e principalmente o preço do imóvel.
Do ponto de vista financeiro ele acaba sendo uma boa opção pois o risco de desvalorização é muito pequeno, sem contar que na maioria dos casos ele tem boa liquidez, isto é, acha-se fácil compradores para este tipo de imóvel.
Acho que o primeiro cuidado é com a documentação, pois esta precisa estar em dia para evitar futuros problemas. Avaliar se a localização é boa e o tipo de vizinhança que você terá, também é muito importante. Quando se compra um terreno pensando em fazer a construção da sua casa é necessário levar em conta que ali será a sua futura moradia e além das características do terreno é preciso pensar no estilo de vida que você e sua família terá ao morar ali.
Acho que a primeira dica é ficar atento ao lançamento de novos loteamentos ou condomínios, pois neste caso e geralmente no início, você consegue preços mais acessíveis e boas opções de lotes. Esta sem dúvida é a melhor opção para comprar terreno.
Além disso o que você pode fazer é determinar alvos de compra e assim monitorá-los. Existem pessoas que desejam comprar um terreno em determinado bairro ou condomínio, outros tem até terrenos específicos em vista. Neste caso é preciso monitorá-los e assim que entrarem a venda é o momento para a compra.
Creio que algumas pessoas façam alguma diferenciação, mas penso que não deve existir diferença alguma. A questão da compra para fins de investimento apenas leva muito em conta o potencial de retorno financeiro que o imóvel terá, já quem compra visando construir a sua casa, pensa na conveniência, no estilo de vida, entre outras coisas.
Financiamento, seja ele qual for só deve ser considerado em último caso, afinal, ao financiar algo você pagará juros que é o aluguel do dinheiro, mas se esta for a única e melhor opção que você tem disponível então é possível afirmar que é uma boa opção.
Neste caso existe duas formas de financiamento: Uma delas é o financiamento com bancos, como é o caso da Caixa e ai tem toda a burocracia, mas geralmente as taxas de juros podem ser mais baixas. A segunda opção é financiar diretamente com a construtora ou incorporadora, onde praticamente não há burocracia, mas as taxas de juros podem ser maiores.