A topografia é usada para descrever os detalhes de um lugar como os acidentes da superfície ou a sua descrição anatômica. No caso de um terreno a topografia vai dizer se ele é plano, se há desnível e em qual direção ocorre este desnível ou caimento, quantos graus é este caimento e outros tipos de acidentes.
Basicamente este é o tipo de terreno mais fácil de trabalhar do que um que tem caía para o fundo. A principal vantagem aqui é que no caso de construção de uma casa é possível fazê-la um pouco mais alta do que o nível da rua, característica muito desejada por muitos construtores. Se houver a necessidade de tirar terra para nivelar um pouco o terreno ainda assim não haveria problemas, pois a terra que ficar é em terreno firme.
Não são muitas e muitas pessoas enxergam na verdade mais problemas do que vantagens. Entre eles está o fato de você ter de fazer um muro de arrimo ou sustentação e depois aterrar para nivelar o terreno a fim de construir. Este processo poderá ser caro, dependendo do caimento do terreno. Além disso é preciso fazer um trabalho bem feito de aterramento para garantir que o solo ficou estável o bastante para fazer a construção sobre ele.
É o tipo mais desejado já que na prática você não precisará fazer nada em termos de terraplenagem. Além de eliminar os custos com a terraplenagem é possível tornar o processo da construção mais rápido e de certa forma mais fácil também.
Pode e com certeza influencia bastante. Aliás quem já comprou ou vendeu terreno sabe que este é um dos itens em que os compradores mais analisam e talvez seja um dos primeiros, logo a topografia poderá influenciar muito nos negócios com terrenos. O ideal é um terreno plano, depois vem o com caída para a frente e finalmente o menos desejado com caída para o fundo.
A metragem do terreno é outro fator importante na influência do seu valor. Dependendo da situação um terreno pequeno é mais valorizado do que um muito grande, mas em via de regras metragens entre 300 e 400 metros quadrados são bastante valorizados.
Também conta a localização do mesmo, se ele está em condomínio fechado ou bairro aberto, o tipo de vizinhança que você tem, entre outros.
Analise a localização e as formas de deslocamento do local para os principais pontos de interesse na cidade. Veja que tipo de vizinhança você terá, como comércio, bares, indústria, salão de festas, escolas, entre outros. Analise o desnível do terreno como já explicado acima, a metragem e outros fatores.
Ao construir é preciso analisar o tipo de solo que o terreno tem e seguir fielmente o que foi determinado pelo engenheiro no projeto. Fazer a devida fundação é muito importante para evitar problemas estruturais na casa no futuro.
Um terreno de topografia plana é muito desejado por boa parte dos compradores, isto porque não há necessidade de terraplenagem ou muro de arrimo. Com isto a vantagem é que a obra pode ficar inclusive mais barata, visto a economia de custos com essas etapas de preparação do terreno para a futura construção.
Normalmente este tipo de terreno tende a ser mais valorizado. isto porque as pessoas preferem construir um locais planos pelas vantagens acima mostradas. Quando ocorre o lançamento de um loteamento, por exemplo, geralmente os primeiros que são vendidos são os mais planos.
Pode parecer que não existe nenhuma desvantagem, mas se analisarmos todos os aspectos é possível considerar que elas existem. Um exemplo disso é que se o terreno é plano, ele está então no mesmo nível da rua e isto significa que em caso de construção, uma casa no mesmo nível da rua pode não ser uma boa ideia. O problema neste caso é o escoamento das águas pluviais que previsão de desnível. Claro que isto pode ser resolvido, mas poderia ser visto por alguns como uma desvantagem.
Normalmente nesses casos é feito um aterramento para elevar um pouco o nível dele e assim facilitar o escoamento da água ou evitar que ela fique parada em caso de muita chuva, por exemplo.
Se o desnível for do fundo para a frente é considerado uma vantagem, já que neste caso você teria de tirar um pouco de terra para a construção apenas. Considera ainda como vantagem o fato de poder fazer a construção um pouco mais alta do que o nível da rua e assim a sua casa ficaria mais alta. Esta é uma boa vantagem e que muitos valorizam bastante já que não terá problemas com escoamento de água e muito menos com invasão dela em caso de chuva muito forte.
Há casos em que ele é útil, como em locais onde se tem uma boa vista e ai pode-se fazer uma casa visando explorar o visual. Pode-se também criar garagens em baixo e construção em cima ou aproveitar a topografia do terreno para tirar algum proveito dele.
Se o desnível for da frente para o fundo do terreno é considerado um problema, já que neste caso é necessário fazer o aterramento do terreno e consequentemente um muro de arrimo ou de sustentação. Isto torna a obra mais cara, já que dependendo do desnível será necessário gastar bastante para deixar o terreno na condição certa para a construção.
Dependendo do desnível e dos fatores acima já explicados é necessário um bom projeto para tentar usar a topografia do terreno a seu favor, como construir garagem em baixo e a casa em cima, sobrado, entre outros. Mas sempre é um projeto mais complicado de se fazer e quase sempre o custo da construção será maior.
Eu acredito que um terreno com um pouco de desnível do fundo para a frente seja a melhor opção, pois assim você poderá controlar a altura que você quer da casa em relação a rua, sem precisar fazer aterramento ou muro de sustentação. Como o terreno é mais sólido também fica mais firme para fazer a sustentação do alicerce.