Você sabe o que é esquadrejar? Se você estiver pensando em comprar um terreno para construir sua casa o mesmo fazer a construção em terreno já existente, certamente terá de lidar com esta importante palavra na elaboração e execução do projeto da sua casa. Esquadrejar uma casa é o mesmo que colocar dentro de um esquadro, isto é, fazer a planta usando ângulos retos ou de 90 graus, caso contrário poderá trazer problema na distribuição dos demais cômodos dentro do terreno. Isto é bastante fácil de fazer quando você tem um terreno quadrado ou retangular e nesse caso o projeto da casa só precisa seguir o formato do terreno que já está esquadrejado, mas quando o terreno tem medidas irregulares, então é necessário ter um pouco mais de atenção no processo de esquartejamento da casa.
Quando comprei o terreno para construir a minha casa uma das características que não dei muita importância foi o fato do terreno ter medidas um pouco irregulares, na frente ele mídia aproximadamente quatorze metros no fundo aproximadamente 10, então ele afunilava um pouco da frente para o fundo e pra mim não pareceu nenhum problema até que começamos a fazer o desenho da planta e passamos a perceber que seria desafio maior por conta da irregularidade do terreno.
Depois de muito trabalho projeto da casa ficou pronto eu imaginei que os meus problemas com o terreno haviam terminados, mas bastou o pedreiro começar a trabalhar para que surgisse o problema do esquadrejamento novamente. Como a frente do terreno tinha uma leve curva, para esquadrejar a casa ela ficaria um pouco torta dentro do terreno, precisei perder mais ou menos 50 centímetros de um lado para poder colocar de novo na casa no esquadro, algo que nem o arquiteto e o engenheiro percebeu que durante o projeto e que só o pedreiro que foi perceber isso.
Se você for comprar um terreno para construir observe este importante detalhe e se ele for irregular, converse antes com o arquiteto ou engenheiro sobre o que pode ser feito para não ter problema de perda de espaço na hora de fazer o projeto e consequentemente esquadrejar a planta. Se você já tem um terreno que ele apresenta essas características a recomendação é a mesma, ou seja, conversei com o arquiteto e principalmente analise essa questão do esquadrejamento, se necessário produza uma planta de irregular seguindo o padrão do terreno para evitar perda de área útil do terreno.
Plantas irregulares são um desafio, especialmente no telhado, já que telha não faz curva. As vezes esquadrejar um telhado é tão complicado como a própria planta. Pense em tudo, não só na planta mas nas demais partes da casa e as dificuldades que serão impostas por conta disso.
Posteriormente à construção da casa que citei acima, vendi e comprei outro terreno e novamente esse novo terreno tinha características muito parecidas, ou seja, estava fora do esquadro. A diferença que agora ele apresentava irregularidades mais acentuadas o que tornou um desafio bem grande para fazermos a construção.
O novo terreno era bem grande, em torno de 480 metros quadrados, com fundo de aproximadamente 12 metros e frente que chegava em torno de 17 metros. Eu não tinha pretensão de fazer uma casa muito grande, com isso a arquiteta teve bastante trabalho para fechar o projeto que atendesse a minha necessidade de tamanho máximo e proporcionasse um aproveitamento adequado do terreno.
Com essas duas experiências, percebi que um terreno fora de esquadro precisa ter um projeto bem pensado, para não gerar problemas na construção. Um bom arquiteto tira isso de letra e em alguns casos ele usa inclusive essas irregularidades do terreno para incorporar recursos diferenciados na casa.
Mesmo sendo fora de esquadro, um terreno pode ser bem aproveitado desde que você tenha um projeto que visa aproveitar as características métricas dele. Alguns arquitetos conseguem fazer bom uso desses espaços projetando casas ou ambientes que visam aproveitar essa característica. Mas tudo precisa ser bem desenhado e avaliado para tirar proveito desta característica.
Como explicado acima, isto é possível desde que seja considerado dentro do projeto. Normalmente em casas residenciais adota-se o padrão retangular e nesse caso um terreno fora de esquadro seria um problema. Mas é totalmente possível criar paredes irregulares que de alguma forma irá acompanhar esse desnível do terreno. Mais uma vez reforçando que isso precisa fazer parte do projeto e deve se considerar todas as características do terreno, o que se deseja construir e aí tentar tirar o melhor proveito disso.
Na verdade, você precisa dos dois e um não atrapalha o trabalho do outro. Normalmente o arquiteto desenvolve o projeto arquitetônico e leva em consideração a divisão dos espaços, a usabilidade do imóvel, as características internas, fachada, modelos de telhado e outros mais. O engenheiro é responsável pelo projeto estrutural que diz respeito a estrutura do alicerce, a dimensões das colunas, cálculos de balanço, laje e outras partes estruturais do imóvel. Então na prática, mesmo que você contrate um arquiteto, também precisará do serviço do engenheiro e, portanto, os dois são necessários para o projeto da sua obra.