A discussão em torno de tamanho ideal de terreno é bastante vasta e as opiniões divergem um pouco, então é importante termos muito cuidado com o que ouvimos sobre isso, especialmente por pessoas que não tiveram nenhuma experiência com construção de casas. Recentemente meu arquiteto deixou a entender que o tamanho do meu terreno, 300 m/2 não era muito adequado para eu construir uma casa de 3 dormitório com suíte e que neste tamanho de terreno o ideal é construir um sobrado. Pensei comigo: será?
Então para algumas pessoas um terreno de 300 metros quadrados não muito o ideal, para outros é um tamanho ótimo, tudo dependerá de como você enxerga o problema e consequentemente a solução dele.
Eu por exemplo tive uma casa de 3 dormitórios e suíte em um terreno de 140 m/2 e confesso que era uma excelente casa. Tudo bem que não sobrava praticamente nada do terreno, que alem de sala, cozinha banheiro social, jardim de inverno e lavanderia, ainda tinha garagem para dois carros.
A planta dela foi muito bem feita e aproveitou bem cada pedacinho do terreno, mas se não for bem feito, você acaba perdendo muito espaço e com isso não consegue fazer uma construção muito grande.
O que dizer dos atuais apartamentos que estão sendo construídos? Visitei um de 3 dormitórios e suíte que tinha 78 m/2, então imagine o que daria para fazer em um terreno.
No meu projeto atual de construção irei fazer 3 dormitórios, suíte, closet, escritório e duas salas em um terreno de 300 m/2 com 5 metros de recuo na frente, 1.5 metros de recuos laterais e ainda sobrará 7 metros no fundo. Com isso eu concluo que não é necessariamente o tamanho do terreno que irá limitá-lo e sim o seu projeto. Para chegar nos números acima eu levei 6 meses só no projeto e cada metro quadrado tem uma razão de estar lá, isto faz muito sentido no aproveitamento do terreno.
Tamanho de 200 ou 250 metros são tamanhos que dá para aproveitar bem. Chame um bom arquiteto e trabalhe junto com ele, negociando espaços e pensando em formas alternativas de construção. Vale apena.
Não. Se você tem um terreno de 200 metros, jamais poderá construir uma casa de 200 metros quadrados nele. A razão e muito simples: Existem aspaços que precisam ser respeitados na construção e embora eles possam variar de cidade para cidade, mas em geral é o seguinte:
Sim, existem muitas desta forma. O que acontece é que antigamente não havia nenhuma lei que determinasse o padrão de construção, então as pessoas faziam do jeito que quisessem e era comum construir na divisa com a calçada para aproveitar bem o terreno. Mas agora, a maioria das cidades tem o chamado plano diretor que entre outras coisas estabelece regras para a construção civil e uma delas é exatamente sobre o recuo mínimo que você precisa ter na construção de uma casa.
Não. O que os arquitetos e engenheiros recomendam é que neste caso você entre com alvará de reforma na prefeitura e ai sim você pode modificar a casa, mas mantendo a parede no local dela. Se você fizer a demolição e entrar com alvará de construção, terá de respeitar o recuo mínimo.
Também não. Apesar de muita gente fazer, não é correto, pois a prefeitura exige um percentual mínimo de área verde, que salvo engano é 25% da área livre. Esses valores e esta exigência pode ser diferente de cidade para cidade, por isso a melhor coisa a fazer é consultar a prefeitura de sua cidade ou mesmo um profissional de arquitetura.
Evidentemente que você poderá concretar a entrada da casa ou da garagem, mas precisará deixar o mínimo recomendado pela prefeitura da sua cidade para fins de área verde.
Este é um ponto mais discutível e de novo vale a regra da prefeitura da sua cidade, que isto entra na legislação municipal. Na minha cidade, o recuo na frente da casa não pode ser totalmente coberto. Segundo um engenheiro amigo meu, apenas a metade da frente pode ser coberta, como por exemplo a entrada da garagem, ficando a outra parte descoberta. Apesar de muita gente fazer a cobertura total.
Eu não diria que é padrão, mas há um consenso de que este é um tipo de construção que atende a necessidade da maioria das famílias atualmente. Uma casa de 2 dormitórios podem não atender bem e talvez você tenha mais dificuldade de vender, caso seja necessário. Já uma casa de 3 dormitórios tem muita procura e é bem avaliada no mercado. Se ela tiver suite então é melhor ainda.