O telhado de uma casa é por muitos um item ignorado, afinal ele fica lá em cima e evidentemente que não faz parte daquelas coisas que damos muito importância em uma casa, como o piso, o revestimento, a cor da parede, entre outros.
Mas o telhado exerce um papel importantíssimo, não só para proteger a casa da água da chuva e do sol, mas também no aspecto estético dela, sem contar nos fatores térmicos e acústicos da mesma.
Há diversas propostas de telhados, como o colonial, telhado verde, embutido, entre outros. Atualmente com a onda ecológica em alta, os telhados verdes e o uso das chamadas telhas ecológicas também ganharam destaques. Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre este tipo de cobertura.
Um telhado verde pode ser referência a duas coisas. A primeira é literal, ou seja, é um tipo de telhado formado por plantas, como grama e outros tipos de plantas que formarão uma camada verde sobre o telhado. Para isto é necessário que seja aplicado antes uma camada impermeável, depois o preparo do solo e finalmente as plantas.
A segunda referência pode ser também usada para indicar o uso de produtos ecológicos no telhado que visam diminuir o consumo de eletricidade, como exemplo, as telhas térmicas.
Uma telha ecológica é um tipo que minimiza os efeitos da radiação solar e evita que o ambiente fique muito quente em dias de sol muito forte. Especialmente em algumas regiões do país onde há incidência mais forte e prolongada do sol, este tipo de telha é bastante recomendado.
É uma telha que tem uma composição de itens capazes de isolar, refletir ou minimizar os efeitos da radiação solar. Como sabemos o sol é a nossa principal fonte de calor e caso não exista nada que impeça sua chegada até um determinado ambiente a tendência deste é aquecer muito. As telhas comuns ajudam muito neste processo, mas uma telha térmica é capaz de absorver ou refletir mais os raios solares.
Telha acústica é um tipo de telha capaz de impedir que as ondas sonoras penetrem em determinado ambiente. O barulho é um problema muito comum em alguns lugares e o telhado comum não é capaz de impedir que todo o barulho externo entre no ambiente. A telha acústica é mais eficiente nesta situação.
É uma telha que combina as duas coisas explicadas acima, ou seja, ela é capaz de refletir ou bloquear os raios solares ao mesmo tempo em que é capaz de impedir a passagem do som de um ambiente externo para interno e vice-versa.
Um bom exemplo de telha termoacústica são as chamadas telhas sanduiches que tem uma camada interna de isopor que é um material que consegue cumprir bem essas duas funções.
Um telhado ecológico é aquele que de alguma forma contribui para o meio ambiente, isto pode ocorrer geralmente para minimizar o consumo de energia elétrica com ar condicionado, por exemplo. Se há muito consumo é preciso queimar carvão, por exemplo e isto é um problema ambiental.
Uma telha térmica vai fazer exatamente o oposto, ou seja, seu uso vai evitar ou minimizar o uso de ar condicionado e com isso diminui o consumo de energia elétrica e isto irá contribuir para o meio ambiente. Portanto uma telha térmica é um recurso importante de um telhado ecológico.
Geralmente sim. Se você comparar uma telha sanduiche com uma de fibrocimento notará grande diferença no valor final para a construção de um telhado. Se comparado a telhas cerâmicas ou concreto ai a diferença praticamente desaparece, logo, ela é um importante recurso ecológico e pode ser um bom negócio também.
A principal bandeira do telhado ecológico é tornar um ambiente mais agradável do ponto de vista térmico e acústico. Uma casa mais fresca e que você não tenha tanta necessidade do uso de ar condicionado, por exemplo.
Não. Vai ajudar, mas o calor se propaga também pelas paredes, logo quem está preocupado com o aquecimento de uma casa precisará pensar também em recursos que possam ajudar a proteger as paredes, janelas, portas e outros locais onde haverá incidência dos raios solares.
O mesmo acontece com o barulho, já que este é até mais complicado de lidar. A telha acústica vai funcionar para os barulhos vindo do alto, como a queda da chuva pesada por exemplo.
Telha sanduiche é um tipo de telha que se encaixa no perfil ecológica, descrito acima. Ela é composta por duas camadas externas de chapa, dessas usadas para fazer calhas e por dentro uma camada de isopor, daí vem o nome sanduiche. Como sabemos o isopor é um importante isolante térmico.
O calor tem aumentado e com ele o consumo de energia elétrica, especialmente no caso do ar condicionado. Um telhado verde irá contribuir para evitar o aquecimento de um ambiente e com isso menor consumo de eletricidade, contribuindo significativamente com o país no uso consciente deste importante recurso.
Geralmente sim. Se você comparar uma telha sanduiche com uma de fibrocimento notará grande diferença no valor final para a construção de um telhado. Se comparado a telhas cerâmicas ou concreto ai a diferença praticamente desaparece, logo, ela é um importante recurso ecológico e pode ser um bom negócio também.
Muitos. Fazer um telhado verde com o uso de plantas vai exigir muitos cuidados e experiência neste tipo de construção. O primeiro cuidado é com a impermeabilização para evitar a infiltração de água. Depois é necessário fazer o correto preparo do solo, plantas adequadas para evitar a proliferação de insetos e outros bichinhos típicos de alguns tipos de planta.
Se considerarmos a segunda definição para telhado verde ou ecológico, descrita no início deste artigo é possível afirmar que ela faz parte sim do conceito de telhado ecológico. Afinal, ela contribui também para evitar o aquecimento de um ambiente e com isso contribui para a economia de energia elétrica.