Quando andamos pela cidade encontramos do tipo de calçada de todo tipo de material usado para fazer a cobertura da mesma, em muitos casos é comum a pessoa usar concreto puro, em outros é comum a colocação de piso cerâmico, alguns colocam gramas e outros simplesmente deixam a calçada abandonada.
Nos Estados Unidos, Canadá e outros países desenvolvidos o uso de grama na calçada é bastante comum, como pode ser visto abaixo na rua que capturei no Google Street View em uma cidade canadense. Por aqui essa prática ainda não é muito comum tradicional e o concreto ainda é o principal mandatário nas calçadas brasileiras, o que é uma pena, pois a grama além de ser mais bonita, traz diversas vantagens.
Fazer calçadas com grama no Brasil não é nem obrigatório vergonha não é proibido, cada pessoa tem verdade de escolher o tipo de material que vai usar para cobrir a calçada da sua casa, acento em algumas situações como no caso de alguns condomínios fechados onde há uma exigência que se faça o uso da grama como parte da calçada.
No condomínio onde moro é assim, pois consta no regimento interno que a calçada deverá ter uma faixa de 1,40 m de concreto no meio da calçada que servirá de passeio e 80 centímetros de grama de cada lado desta faixa. Desta forma e neste caso é obrigatório, o que a meu ver poderia ser um padrão em toda a cidade, já que fica muito bonito e harmonicamente adequado.
A grama tem muitas vantagens em relação ao concreto e bem que poderia ser um padrão para as calçadas nas nossas cidades. Primeiro que ela é totalmente impermeável e água da chuva vai parar no solo, ela deixou ambiente mais bonito e é totalmente ecológico.
Contudo, o concreto é o padrão da maioria das calçadas no Brasil, mas já existe em alguns locais uma mescla entre grama e concreto que pode ser uma excelente alternativa para produzir calçadas bonitas, ecológicas e ao mesmo tempo que dar a usabilidade que o concreto proporciona.
Cuidados com a calçada
Veja abaixo alguns comentários e opiniões sobre os tipos de grama de jardinagem ou para jardins:
Um jardim bonito e bem cuidado valoriza qualquer casa, mas para isso acontecer nós temos que escolher de maneira correta o melhor tipo de grama. Eu já tive experiência com alguns tipos de grama e alguns foram super práticos e funcionais, já outros só me deram incomodação e dor de cabeça. A melhor grama que eu já plantei no meu jardim foi a grama esmeralda, pois além de na minha opinião ser a grama mais bonita que está disponível no mercado atualmente, também é muito prática e fácil de cuidar.
Eu já usei alguns tipos diferentes de grama no meu jardim, e depois da experiência que eu tive com cada uma delas, cheguei a conclusão que a pior grama que coloquei no meu jardim foi a grama do tipo bermudas, além de eu achar feia notei que ela cresce muito rápido, e ela tinha que ser cortada com bastante frequência.
Ana Carolina Ferreira de Oliveira , Viamão RS
Os jardins são essenciais para decorar a área externa da sua casa, para isso é imprescindível escolher a grama correta, há vários modelos, como a grama esmeralda, inglesa, curitibana, batatais, coreanas e muitas outras. É necessário escolher de acordo com a região, o benefício da grama esmeralda é que ela é resistente ao pisoteio, ótima para parquinhos e campos de futebol. A inglesa é indicada para áreas como praias, de acordo com a temperatura, suas folhas são largas. A curitibana é resistente ao clima ameno, seu crescimento é lento. As folhas da grama do tipo batatais são grandes e largas.
A grama esmeralda precisa de uma camada de areia antes do seu plantio, pois ela se desenvolve melhor em terrenos arenosos. Já as inglesas não suportam as temperaturas frias. Para manter a qualidade da grama curitibana, ela deve ser podada a cada 15-20 dias. Todos os tipos necessitam de corte regularmente.
Antônia Ginko Lourenço, Curitiba
Tipos de grama para todo tipo de jardim, ideal para pequenos e grandes jardim a grama ideal par todo tipo de ambiente, como a grama batatais ou grama Matogrosso, grama com folhagem grossa e verdeada e baixo custo benefício ideal para todo tipo de jardim.
Grama japonesa grama com folhas mais finas e muito verdes ideal para jardins onde pessoas não transitam muito sobre elas devido a sua sensibilidade, muito bonita e adequada o sol e chuva.
Grama esmeralda, folhagem quase idêntica a grama japonesa mas com folhagens um pouco mais grossas e curvadas mas muito verde e muito adequada a qualquer tipo de ambiente externo, adaptada ao sol e pouca chuva, ideal para boa manutenção e jardim grama sempre viva verdes recomenda se o uso a cada 6 meses, uma adubação forração de terra orgânica e adubada.
Adenilton Farias da Silva , Guarujá