A questão da sustentabilidade afeta empresas, governos e indivíduos no mundo inteiro e há uma espécie de pressão para que esses possam desenvolver práticas sustentáveis nas suas área de atuação visando evitar ou não agravar o problema da agressão ao meio ambiente. A construção civil entra nesta lista pois ela contribui bastante com os problemas ambientais se não for feita de forma correta.
No Brasil existem diversas ações e projetos de construção civil sustentável. Abaixo veremos alguns desses projetos e algumas definições sobre o tema.
A construção de uma casa nos moldes da sustentabilidade não exige altos investimentos nem requer tecnologia de ponta, mas antes de tudo responsabilidade. Isto é o que defende a arquiteta de Brasília Alexandra Maciel que está construindo a própria casa nos moldes da sustentabilidade e mostra no vídeo abaixo como isso está sendo feito.
Segundo a reportagem mostrada no vídeo abaixo da TV Brasil, construção sustentável envolve aproveitamento de materiais, investimento em mão de obra, economia de energia e até contratação feminina. Afinal tudo aquilo que venha trazer inteligência ao processo de construção e que traduza em algum tipo de economia é no fundo uma prática sustentável.
Outro vídeo interessante sobre o assunto é esse abaixo de uma instituição de ensino de Minas Gerais que desenvolveu um tipo de material reciclado para ser usado na construção civil. No vídeo é mostrado como o resíduo das siderurgias eram um problema, como isso passou a ser aproveitado e também o processo de produção do bloco gerado a partir desses resíduos e figura agora como um material sustentável para a construção civil.
Eficiência energética nada mais é do que utilizar a energia de forma eficiente, ou seja, utilizar-la de forma a suprir as necessidades de iluminação e ao mesmo tempo contribuir para o meio ambiente e a sustentabilidade.
A utilização de energia solar contribui muito para a economia e para a sustentabilidade do meio ambiente. As placas fotovoltaicas podem ter a capacidade de suprir a necessidade energética da casa, trazendo muita economia e benefícios ao meio ambiente.
Ter claraboias pela casa, janelas grandes, portas com vidros entre outras medidas pode ser útil para trazer iluminação natural para o ambiente, o que é bom para a qualidade de vida dos moradores, o bolso e o meio ambiente.
A utilização dentro de casa de lampadas LED pode diminuir a conta de energia elétrica e ainda contribuir para o meio ambiente. As lâmpadas LED além de consumir menos luz tem maior vida útil sendo mais duráveis e portanto gerando menos lixo.
As lâmpadas LED para jardim fotovoltaicas são uma excelente opção para economizar energia elétrica e manter a casa iluminada durante a noite, elas não são ligadas ao sistema elétrico mesmo assim começam a produzir iluminação assim que o sol começa a ser por. Isto se deve ao seu sistema auto sustentável de energia solar fotovoltaica, durante o dia elas absorvem a luz do sol e durante a noite transformam a energia elétrica em luz para iluminar a casa.
Aquece a comida em uma fração de tempo, e por isso é indicado para ser utilizado ao invés do à gás especialmente em casas com energia solar a disposição.
[caption id="attachment_6034" align="alignnone" width="593"] Tempo necessário para fervura. Conforme livro Ecohouse 4 edição Pág. 136.[/caption]
Buscar eficiência no melhor e mais adequado uso da água contribui para o meio ambiente e para o bolso.
Utilizar a água da chuva é uma ideia interessante. A água da chuva pode ser utilizada de duas formas:
Existem descargas que economizam água e funcionam bem como as outras, dê preferências a estes tipos de descargas ao fazer o projeto da casa e escolher os itens do banheiro.
REFERÊNCIAS
Livro: Fundamentos de Projeto de Edificações Sustentáveis - 2.ed. Por Marian Keeler, Prasad Vaidya. Acesso em 13/8/19. Link.
Sistemas prediais hidráulicos e sanitários: Projetos práticos e sustentáveis. Por Elaine Garrido Vazquez, Aline Pires Veról, Marcelo Gomes Miguez. Acesso em 13/8/19. Link.
CORRÊA, Lásaro Roberto. Sustentabilidade na construção civil. Monografia (Curso de Especialização em Construção Civil)-Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009. Acesso em 13/8/19. Link.
Onde posso saber mais sobre o assunto?
Livro: Ecohouse - 4.ed.: A Casa Ambientalmente Sustentável. Por Sue Roaf, Manuel Fuentes, Stephanie Thomas-Rees. Acesso em 13/8/19. Link.
PINHEIRO, Manuel. Construção sustentável: mito ou realidade. In: Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente. 2003. Acesso em 13/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira