A questão ambiental é uma das maiores preocupações das autoridades e da toda sociedade atualmente, afinal a falta de cuidado com que as gerações anteriores trataram os aspectos ambientais e especialmente com a nossa geração trata o problema tem causado muitas preocupações, especialmente se considerarmos o grave problema da poluição das águas. Embora algumas ações dependam do governo e requeiram investimentos pesados, na maioria dos casos cada pessoa pode realizar pequenas ações que contribuirá significativamente para questão ambiental. Um bom exemplo disso é a construção de fossa séptica ecológica, especialmente em localidades próximas a rios ou leitos de água.
Se você quer saber como construir uma fossa ecológica, separei alguns vídeos bastante didáticos e interessantes sobre o assunto, mostrando alguns modelos que podem ser reaproveitados em uma propriedade particular ou mesmo em locais públicos como escolas eu outros locais. São bons exemplos que mostram de maneira segura e responsável o tratamento de dejetos.
Este primeiro vídeo mostra um sistema de tratamento de dejetos ou fossa ecológica construída em uma comunidade no interior do estado de Minas Gerais. O sistema é bastante simples, aparentemente barato e com bastante engenhosidade e funcionalidade. Segundo informações no site Youtube, o projeto tem teve a coordenação arquiteta Dorinha Alvarenga.
Este vídeo mostra os aspectos práticos da criação de uma fossa séptica e ecológica em uma chácara. Diversos detalhes como a largura e profundidade, o modelo da mesma, a impermeabilização e a conclusão da obra. Um bom vídeo para quem busca um modelo de construção da fossa.
Este vídeo mostra outro projeto bastante engenhoso de uma fossa séptica biodigestora, um projeto bastante interessante e que ainda gera um reaproveitamento dos dejetos como forma de adubo para as plantas.
A fossa séptica testada e comprovada permanece tão simples e eficaz na remoção de resíduos hoje quanto há 30 anos. E, com manutenção e tratamento adequados, seu sistema atual pode durar tantos anos.
Simples, eficaz, ambientalmente segura.
Seu sistema séptico remove patógenos, bactérias e produtos químicos causadores de doenças de suas águas residuais todos os dias. Quando o esgoto dos banheiros de sua casa e as águas residuais de suas pias e banheiras fluem para sua fossa séptica, as bactérias existentes naturalmente decompõem o lixo e o transformam em escória, lama e efluente líquido.
Os sólidos se depositam no fundo de seu tanque, e gorduras e gorduras sobem até o topo para formar uma camada de espuma. Entre as camadas, o efluente líquido limpo drena para o seu campo de drenagem onde o solo absorve e volta ao solo.
As bactérias vivas no tanque séptico continuam a trabalhar duro para digerir os sólidos e convertê-los em gases. Quando você mantém essa bactéria feliz e saudável, seu sistema séptico mantém você e sua família felizes e saudáveis também.
As bactérias vivas no tanque séptico continuam a trabalhar duro para digerir os sólidos e convertê-los em gases. Quando você mantém essa bactéria feliz e saudável, seu sistema séptico mantém você e sua família felizes e saudáveis também.
É muito simples e bastante surpreendente que algo que faz um trabalho tão importante em sua casa o faz sem produtos químicos ou chips de computador.
É um mecanismo de tratamento de esgotos designado a receber a ajuda de domicílios e dar capacidade aos esgotos de tratamento de acordo com a sua simplicidade e custo. As fossas sépticas são poços ou câmaras criadas para conter os dejetos domésticos e industriais por determinado tempo, para que haja a sedimentação dos sólidos e retenha os diverso matérias e substancias contidas no esgoto, em que se transformem em substancias e compostos mais saudáveis e não ao ser devolvida ao meio ambiente não cause doenças ou contaminação do solo, mares e rios.
O processo de uma fossa séptica acontece na seguinte sequência :
- Retenção do esgoto: permanece na fossa por um período entre 12h a 24h.
- Decantação do esgoto: Sedimenta cerca de 60 a 70% dos sólido contido no esgoto, passando a uma substancia semiquimica (lodo).
- Digestão anaeróbia do lodo: o lodo e a escuma passa por bactérias anaeróbias, que eliminam organismos patogênicos e outras substancias, o que resultam gases, líquidos e uma diminuição dos sólidos.
- Redução de volume do lodo: após o processo anterior, os seus resultantes recebem matérias que faz com que o efluente liquido da fossa séptica possa ser disposto de forma mais saudável.
Fonte: https://br.pinterest.com/clia9347/fossa-s%C3%A9ptica-ecol%C3%B3gica/
Tratamento e purificação de água em Educação
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega