Um vaso sanitário entupido é um problema bastante sério para resolver e em alguns casos a solução além de complicada pode ficar inclusive cara dependendo do nível do problema.
As empresas desentupidoras costumam cobrar valores muitos altos para desentupir um vaso. Lembro de um orçamento que eu pedi recentemente e a empresa me passou valor de R$160,00 por cada metro de encanamento. Como eu não sabia onde estava o entupimento e quantos metros seriam, imaginei que o valor poderia facilmente passar de R$1.000,00 para tentar solucionar o problema.
Mas será que não existe uma maneira simples de resolver isto. Será que não existe métodos caseiros que sejam eficientes para desentupir o vaso ou melhor ainda, um vaso sanitário que não entope?
Bem, parece que as duas coisas existem e pretendo mostrar abaixo dois exemplos que poderiam ser aplicados a esse caso.
O vaso sanitário comum, pode ser desentupido com bastante facilidade utilizando uma garrafa pet. Claro que não é um processo muito agradável de fazer, mas diante de um problema você precisa de alguém que faça. Já utilizei esse método algumas vezes e confirmo que ele funciona ou pelo menos funcionou para mim em todos os casos.
Vale lembrar que ele irá funcionar para entupimentos mais leves, mas se for na rede de esgoto, especialmente quando estiver longe do vaso, então é provável que não funcione.
Segue abaixo o processo.
Passo 1: Corte uma garrafa pet de dois litros, retirando apenas a parte do fundo dela. Veja um exemplo:
Passo 2: Mantenha a tampa na garrafa e insira dentro do vaso a parte de baixo da garrafa cortada
Passo 3: Faça movimentos de ida e volta pressionando a água e a sujeira para dentro do vaso. Comece com movimentos suaves e vá intensificando se possível. Veja o exemplo:
Passo 4: Aguarde um instante e veja se houve algum progresso.
Passo 5: Repita o passo 3 até desentupir.
Mas o melhor mesmo seria um vaso sanitário que não entope, pois isso evitaria esta dor de cabeça de ter que desentupir o vaso. Existe no mercado alguns modelos de vaso sanitários com essa proposta, ou seja, não entupir nunca.
Existe um vídeo de uma empresa fabricante que mostra como isso funciona e pelo teste que eles fazem no vídeo, de fato, o vaso se sai muito bem e não entope, sem contar que segundo a propaganda deles ele gastaria apenas 2 litros de água para cada descarga.
Veja o vídeo abaixo para você conhecer o produto e tirar suas próprias conclusões:
Procurando no YouTube, encontrei um depoimento de um usuário que tem um desses vasos em casa, não sei se é o mesmo modelo mostrado no vídeo acima, mas segundo a opinião deste usuário ele de fato funciona e não entope mesmo. Você pode ver esse vídeo através deste link.
Vaso sanitário é feito de um material bastante sensível que é a louça. Desta forma ele pode quebrar com bastante facilidade se você bater alguma coisa com pouco de força nele. Desta forma este é o cuidado primário que ele precisa ter, depois disso é necessário sempre observar se os parafusos que fixam ele no chão estão bem firme, bem como a vedação com a massa é colocada em volta dele em relação ao chão. Todos esses fatores não devem gerar problemas com frequência, mas as vezes pode acontecer, sendo importante observar sempre que houver alguma anormalidade.
Sim, a substituição de um vaso sanitário um processo bastante simples, uma vez que basta soltá-lo desapertando os parafusos que fixam ele no chão, retirar o vaso antigo e colocar o novo no mesmo lugar. Depois deve se apertar os parafusos e fazer a vedação com a massa em volta dele para evitar vazamento e mau cheiro. O ideal é contratar um encanador que tenha um pouco de experiência, pois assim além de fazer o trabalho mais rápido poderá fazer com melhor qualidade.
Esta é uma possibilidade, mas sempre que ocorre algum tipo de vazamento, primeiro é preciso investigar a sua origem e assim determinar o que pode estar acontecendo. Com certeza se a rede está entupida, o vazamento pode ser um sinal, embora, quando o entupimento acontece o sintoma mais comum é que a água fica retida no vaso e não vai embora. Se a água está indo naturalmente e ainda assim continua o vazamento, não é entupimento mas outro problema que precisa ser investigado.