Uma das novidades da vida moderna é o uso da tecnologia em casa e é cada vez mais comum as pessoas terem vários computadores em suas residências, como desktops, tablets, celulares, notebooks e outros. Todos ligados geralmente à internet através das chamadas redes wi-fi ou sem fio. A conexão à internet, em muitos casos, também é feita por redes sem fios, as chamadas conexões via rádio onde é necessário apenas uma antena ou receptor de sinal instalado em sua residência. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens de redes wi-fi em casa e conexões a internet via rádio.
A principal vantagem é a mobilidade, principalmente nas redes wi-fi que permitem o acesso sem fio e proporciona mobilidade para o usuário. Você pode estar na sala com o desktop, no quarto com o notebook ou na garagem com o celular. Todos terão acesso a internet pela rede wi-fi.
A internet via rádio tem como grande vantagem o fato dela chegar onde normalmente as conexões por cabo não conseguem ir, isto se aplica a periferia, zona rural e outras regiões.
Conveniência: A natureza sem fio dessas redes permite que os usuários acessem os recursos de rede praticamente de qualquer local conveniente em seu ambiente de rede principal
(uma casa ou escritório). Com a crescente saturação de computadores no estilo laptop, isso é particularmente relevante.
Mobilidade: Com o surgimento de redes públicas sem fio, os usuários podem acessar a Internet mesmo fora do seu ambiente de trabalho normal. A maioria das cadeias de lojas de café, por exemplo, oferece aos seus clientes uma conexão sem fio à Internet com pouco ou nenhum custo.
Produtividade: Os usuários conectados a uma rede sem fio podem manter uma afiliação quase constante com a rede desejada à medida que se movem de um lugar para outro. Para uma empresa, isso implica que um funcionário pode ser potencialmente mais produtivo, pois seu trabalho pode ser realizado em qualquer local conveniente.
Infraestrutura: A configuração inicial de uma rede sem fio baseada em infraestrutura requer pouco mais que um único ponto de acesso. As redes com fio, por outro lado, têm o custo adicional e a complexidade dos cabos físicos reais sendo executados em vários locais (o que pode até mesmo ser impossível para locais de difícil alcance em um edifício).
Multiplicidade: As redes sem fio podem atender a um número repentino de clientes com o equipamento existente. Em uma rede com fio, clientes adicionais exigiriam fiação adicional.
Custo: O hardware de rede sem fio é, na pior das hipóteses, um aumento modesto das contrapartes com fio. Esse custo potencialmente aumentado é quase sempre mais do que compensado pela economia de custos e mão-de-obra associada à passagem de cabos físicos.
As redes wi-fi podem ter como desvantagem o fator segurança, afinal se qualquer pessoa na sua casa acessa a internet por ela, o mesmo acontece com um vizinho ou uma pessoa que esteja parada com o carro próximo a sua casa. Esses roteadores wi-fi tem um alcance relativamente longo e na casa dos vizinhos e locais próximos a sua casa é possível capturar o sinal e se não houver proteção a pessoa poderá acessar a internet ou até arquivos na nos computadores ligados em rede. Para evitar isso é importante que o roteador tenha senha e seja uma senha segura com boa criptografia.
Já a internet via rádio tem como desvantagem a baixa taxa de transmissão de dados, isto se comparado com as conexões via cabo, por exemplo. Embora esta quadro esteja melhorando e com equipamentos mais modernos a velocidade tem melhorado, não podemos ainda dizer que é a mesma coisa.
Conta ainda como desvantagem as quedas constantes e em muitos casos a falta de atendimento em caso de problemas nos finais de semana, principalmente. Claro que isso se aplica a pequenos provedores que não tem infraestrutura de pessoal para atendimento e suporte 24 horas por dia.
Menor alcance: Normalmente, o alcance de uma rede sem fio de alcance médio é de até 100 metros. Isto pode ser adequado para uma casa ou um pequeno escritório, mas insuficiente para estruturas maiores. Para aumentar o alcance, serão necessários pontos de acesso adicionais ou repetidores. Esta é uma taxa extra que aumenta o custo total.
Problemas de segurança: A segurança é uma das principais preocupações em qualquer forma de comunicação. As redes sem fio envolvem o risco de modificação e espionagem. Então, eles fazem uso de certas técnicas de criptografia para segurança. Também existem mecanismos de autenticação para o mesmo. Mas verificou-se que algumas das técnicas de criptografia podem ser facilmente comprometidas.
Existem várias opções de acesso à internet atualmente, como as conexões via rádio, cabo, satélite, entre outros. Dentre estas opções de outros existentes qual é a melhor internet atualmente? Como saber se uma internet é boa ou não?
Com exceção da internet via satélite, acho que já usei as principais conexões que temos no Brasil, isto é, discada, rádio, cabo, ADSL por linha telefônica, 3G/4G e fibra óptica. Posso dizer que tive algum tipo de problema com todas, mas algumas são melhores recomendadas. Veja abaixo:
Se eu tivesse que classificar a conexão a internet da melhor para a pior, eu faria assim:
A internet as vezes é um pouco estável no que diz respeito a velocidade. Tem hora que ela está super rápida, já em outro momento ela fica lenta e as vezes até cai. Mas porque a internet fica lenta?
Existem diversos fatores que podem contribuir para tornar a internet lenta:
Fonte: https://www.cianet.com.br/blog/infraestrutura-e-tecnologia/internet-via-cabo-wifi/
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega