TV por assinatura de TV a cabo pode ser a mesma coisa ou pode ser diferente dependendo do que você está analisando. Elas podem ser iguais no sentido de que ambos são opções de tvs pagas, mas são diferentes pelo fato de uma tratar de um modelo de negócio e o outro de um modelo físico de distribuição de TV.
TV por assinatura significa aquela que você paga para receber em sua casa e é diferente da TV aberta que basta você colocar uma antena externa e ela vai ir a captar o sinal que estiver disponível na sua cidade ou na sua região. Já na TV por assinatura você deve contratar o serviço para que eu possa chegar até a sua casa.
A TV a cabo é uma das modalidades que as operadoras usam para levar a televisão paga até a sua casa, além dela existe também a opção por satélite que é bastante comum em regiões onde não existem cabos para levar os sinais até a sua residência.
Basicamente as duas opções são bastante usadas no Brasil e não há muita diferença em termos de resultado. Existem, contudo, algumas características que precisam ser avaliadas e que podem se apresentar um diferencial entre elas.
A TV a cabo é uma opção mais restrita e só irá funcionar em regiões onde a operadora tiver um cabo disponível na rua. Quando eu mudei de bairro na minha cidade tive que cancelar a TV a cabo que eu tinha por que o novo bairro não era atendido pelo sistema de cabeamento da NET e com isso não tive alternativa a não ser cancelar o serviço. Contudo eu acredito que a opção a cabo é melhor do que é opção por satélite.
A grande vantagem da TV por satélite é que você pode receber o sinal em qualquer lugar que você esteja, isto porque o sinal é recebido pela aquela miniantena diretamente do satélite não havendo a necessidade de haver disponibilidade no meu bairro é a rua onde você está. Como desvantagem existe fato de em dias de muita chuva normalmente o sinal pode cair, embora as melhores operadoras tenham trabalhado muito bem essa questão.
Mas o futuro da TV por assinatura aponta para outra direção: a internet. Graças às conexões de banda larga com velocidades cada vez maiores, os serviços de TV pela internet não demoraram para explorar este meio e oferecer assim canais de televisão através da internet.
A vantagem deste serviço é o preço que geralmente é mais baixo do que os serviços de TV por assinatura via cabo ou satélite, por exemplo.
Os principais serviços são:
Além dos serviços de TV por assinatura é preciso destacar os serviços de streaming que também estão em alta e de certa forma concorre com serviços de canais ao vivo.
O streaming são os serviços tipo o Netflix que disponibiliza conteúdos para serem acessados a qualquer hora, diferente dos serviços de TV que tem canais ao-vivo, além é claro de conteúdos gravados, bem como as famosas reprises.
Os principais serviços de streaming são:
Acredito que pagar TV a cabo é uma alternativa que vale a pena sim se você gosta de ver TV. O problema da TV aberta é que a qualidade da programação está muito ruim e nada indica que irá melhorar, portanto ficar vendo esta programação de baixa qualidade não agrega absolutamente nada para você e sua família. Até existem alguns programas de qualidade razoável, mas de maneira geral a qualidade é muito ruim e portanto a alternativa para quem quer continuar vendo programas de TV é mesmo fazer assinatura de um pacote de alguma operadora de TV por assinatura.
Eu tenho um pacote de programação com dezenas de canais e é verdade que alguns dias acabo passando quase todos os canais e não encontro nada para ver, mas eu sou muito crítico em termos de qualidade de programas de TV. As vantagens da TV por assinatura é que você tem uma variedade de canais muito grande e você tem diversos canais segmentados que permite ter uma programação específica a qualquer hora do dia.
A TV por assinatura tradicional já foi bastante popular no Brasil. Muitas pessoas buscavam uma alternativa melhor para o entretenimento e informação televisiva ou ainda pela baixa qualidade da TV aberta no Brasil que nos últimos anos chegou a níveis alarmantes. A quantidade de operadoras de TV a cabo, da TV por satélite e outras formas de TVs por assinatura também foi bem grande.
Segue abaixo as principais operadoras de TV por assinatura que já operaram e algumas ainda operam no Brasil: