Reformar a casa é uma atividade bastante comum e vez ou outra as pessoas estão envolvidas com esse tipo de trabalho. As reformas são necessárias, afinal as necessidades mudam e quando isso acontece geralmente uma mudança no ambiente da casa é vista como uma alternativa.
Reformar um quarto, seja ele de solteiro ou de casal, pode parecer uma coisa relativamente simples, mas existem diversos pontos que precisam ser analisados e considerados na hora de planejar uma reforma de um dormitório.
Abaixo alguns itens para você pensar e considerar na sua próxima reforma de dormitórios de solteiros ou do casal.
Colocar móveis planejados pode ser uma excelente alternativa para usar de maneira eficiente o espaço disponível no seu quarto. Sabe aqueles cantos vazios ou os espaços verticais na parede? Eles podem ser mais bem aproveitados.
Ao planejar os móveis, você pode criar um ambiente mais agradável e que atenda a necessidade de maneira bastante personalizada.
Você pode planejar os guarda-roupas, closet, cômodas, cabeceiras de cama, sapateira, criado mudo, painel de TV, dentre outros itens.
Veja aqui ideias de quartos planejados
Os móveis planejados são muito úteis, mas eles têm um inconveniente: o preço.
Como alternativa, existem os móveis modulados que são aquelas peças prontas que você compra e monta os móveis de acordo com a necessidade. Como o próprio nome já diz, são módulos que são encaixados uns nos outros.
Os móveis modulados tem como vantagem o custo mais acessível, porém nem sempre eles trarão os mesmos resultados dos móveis planejados, pois nem sempre é possível encontrar os módulos que se ajustam corretamente aos espaços que você tem.
Veja aqui ideias de móveis modulados
Como explicado acima, como parte dos móveis planejado, o painel de TV é um item importante no quarto para uso de TV fixa na parede.
Além de deixar um ambiente mais bonito, facilita a fixação de TV e não ocupa espaço horizontal no quarto o que é bastante interessante, especialmente para dormitórios pequenos.
Veja ideias de painéis de TV para quarto
Em muitas casas, o piso usado no quarto é o mesmo usado nos outros ambientes da casa e geralmente o cerâmico, como o porcelanato, por exemplo. Isto pode ser bom em alguns aspectos, mas em outros as vezes é bom diferenciar.
O que pode ser feito é colocar nos quartos piso de madeira, como os atuais pisos laminados. Isto é particularmente útil para apartamentos, embora possa ser feito também em casas.
A vantagem do piso cerâmico é que você pode lavar, não terá problemas em caso de umidade e tem grande resistência. Como desvantagem existe a possibilidade de manchar, riscar e principalmente por ser piso frio.
Os pisos de madeira exigem mais cuidados quanto a umidade, colocação correta, dentre outros. Mas deixam o ambiente mais aconchegante e é uma alternativa bem interessante para combinar inclusive com os móveis do quarto.
Qual cor pintar as paredes? Esta é uma pergunta importante e a resposta pode variar dependendo do propósito de cada um. O branco gelo é uma cor bastante recomendada para ambientes internos, o que inclui os dormitórios.
É uma cor neutra e pode ser usada na sala, cozinha, corredores, quartos e outros ambientes.
Cores escuras ou com tonalidades mais fortes devem ser usadas com mais cuidado, principalmente as cores mais escuras, pois elas interferem na iluminação do ambiente.
Veja aqui várias paletas de cores de tintas
Uma boa alternativa quanto as cores nas paredes é o uso de papel de parede que pode produzir um efeito diferenciado. Os dormitórios são ambientes bastante propícios para o uso de papel de parede, mas assim como a cor da tinta, eles também precisam ser aplicados com bastante cuidado e a escolha deve levar em conta o gosto de cada um, bem como harmonia dele com os demais móveis e itens do quarto.
Veja aqui ideias de papel de parede para dormitórios
Normalmente usa-se iluminação no teto, mas existem alternativas que podem ser pensadas inclusive junto com planejamento dos móveis, caso seja essa sua opção.
Existe iluminação de Led (ver link abaixo) que pode ser embutida em móveis ou molduras de gesso que não produzirá uma luz direta, mas deixará o ambiente bastante confortável em termos de iluminação.
Além disso pode-se pensar também no uso de abajur que é uma excelente alternativa para dormitórios de casais ou solteiros.
Veja aqui algumas ideias de iluminação para quartos
Por ser um ambiente para dormir a questão térmica também é importante e deve ser considerada na reforma de um quarto ou dormitório.
Uma boa alternativa é colocar um ventilador de teto que pode ser usado em duas direções, ou seja, soprando para baixo ou para cima. Desta forma você tem uma opção barata e que pode ser bastante útil em dias mais quentes.
Existem pessoas que não se sentem confortáveis com um ventilador soprando em cima delas enquanto dormem. Os ventiladores de teto podem inverter a direção, sou seja, soprar para cima e assim evita-se este problema.
Uma dica útil é que pode-se usar controle remoto para controle do ventilador e da lâmpada. Assim, mesmo deitado na cama você pode ligar, desligar ou mudar velocidade de ventilação através do controle remoto.
Veja aqui ideias de ventiladores de teto no quarto
O ventilador de teto é uma boa alternativa, mas para resolver de fato a questão térmica de um ambiente o ar-condicionado é recomendado.
Um aparelho de ar-condicionado no quarto traz bastante conforto na hora de dormir e proporcione uma noite de descanso com melhor qualidade.
Nesse caso deve se planejar a colocação do ar-condicionado de preferência evitando que ele sopre o ar frio diretamente sobre as pessoas.
Veja aqui ideias do uso de ar-condicionado no quarto