Reformar uma casa não é uma tarefa simples que deve ser feita de qualquer forma e sem o devido planejamento. Na verdade, muitos entendem que reformar é mais complicado do que construir uma nova casa e pelo menos em parte, creio que isto seja mesmo verdade.
Já fiz algumas reformas de casa, bem como a construção de pelo menos duas delas e neste artigo gostaria de oferecer algumas dicas para quem pensa em reformar, mas não sabe por onde começar nem o momento certo de fazer isso.
Para tanto, precisamos fazer algumas perguntas que servirão de norte para a resposta principal deste artigo.
Se a resposta for sim, isto já é motivo suficiente para você pensar em uma reforma, afinal, problemas estruturais envolvem a segurança das pessoas e isto não pode ser adiado. É claro que é preciso entender a gravidade do problema, mas este é sempre um ponto de atenção.
Por problemas estruturais devemos entender:
A funcionalidade de uma casa é muito importante, afinal dependemos de muita coisa dela para agilizar o nosso dia e proporcionar mais conforto na hora de fazer nossas atividades cotidianas.
Na lista das funcionalidades que devemos avaliar, se:
Este é um item de estrema importância, afinal, nossas cidades têm ficado cada vez mais quente e mais barulhenta. Portanto aqui devemos avaliar como a casa está nesses quesitos. Para isso, sugiro algumas observações.
Verifique se a casa tem a chamada ventilação cruzada, isto é, entra ar de um lado e tem saída do outro.
É possível fazer a instalação de aparelhos de ar condicionado com facilidade ou vai precisar quebrar muita coisa para tal?
Se você já tem ar condicionado, ele é usado o tempo todo?
Como é a questão de barulho externo?
Esta seção em particular merece atenção pois atualmente há boas estratégias para reformar uma casa e melhorar sensivelmente a qualidade dela em termos de acústica e conforto térmico. Então se você tem problemas nesta área, minha recomendação é conversar com um arquiteto que poderá analisar bem seu caso e propor a solução adequada para tal.
Esta é talvez a principal razão pela qual as pessoas reformam casas. Quando a pintura está muito deteriorada ou mesmo o reboco apresenta problemas é um sinal de que precisa de reformas.
Grafiatos, texturas e outras coberturas comuns em paredes podem deteriorar com o tempo, especialmente com a incidência do sol, mas principalmente pela umidade de infiltrações de água.
A infiltração é um dos grandes problemas presentes em boa parte das casas no Brasil. Contem a água não é fácil, pois ele pode vir de cima pelo telhado com a água da chuva, pelas paredes e até pelo alicerce, que não teve uma boa impermeabilização, pode ser um canal para a geração das infiltrações.
Tratar infiltração depois que a casa está pronta pode ser difícil em alguns casos, especialmente nos casos de alicerce ou quando a casa é construída na divisa do terreno com o vizinho. Em muitos casos a solução é apenas paliativa, mas sua existência é um bom motivo para reforma.
Quando a família cresce, normalmente cresce também a necessidade de reformas e adaptação da casa. Seja a construção de mais um quarto, a divisão de algum já existente ou mesmo trabalho de reforma com pintura e adequação de ambiente.
Mas também mesmo que a família não cresça numericamente, ela pode crescer em outro sentido e ele também gera situações que existem ou fornecem bons argumentos para promover a reforma.
Estou falando de quando os filhos crescem e as necessidades mudam. Aquele quarto infantil agora não atende mais as aspirações de um adolescente ou aquele quarto de adolescente que não serve mais para um jovem. Assim, reformas pontuais sempre são bem vindas para atender as novas demandas que ocorrem com esse crescimento das pessoas.
Como visto acima, depois de responder a essas perguntas teremos uma visão mais clara da situação. O momento de reformar estará ligado ao quão urgente são essas questões.
Contudo, havendo possibilidade, é sempre bom fazer um planejamento quanto ao momento certo de iniciar as obras.
Boa reforma.