Se você já fez construção ou reforma de uma casa, sabe muito bem que não é uma tarefa tão simples, pois envolve muita mão-de-obra, materiais de construção, bagunça e sobretudo muita sujeira.
Mas muitas pessoas precisam reformar a casa e não tem alternativa a não ser tocar a reforma enquanto continua morando no imóvel. Quem já fez isso sabe o transtorno que é e o quanto você precisa de paciência para lidar com a situação nada confortável.
Diante desta situação, será que mudar temporariamente para um hotel enquanto executa reforma do imóvel não seria uma alternativa viável?
Eu optei por esta alternativa em pelo menos duas situações e gostaria de mostrar a minha experiência para que você avalie se vale a pena ou não.
O primeiro caso foi quando eu precisei fazer uma reforma da casa onde eu morava e como precisava trocar o porcelanato, não tinha como eu permanecer no imóvel, afinal teria que tirar todos os móveis e remover o piso para depois colocar um novo.
Durante o planejamento da reforma definimos que os móveis e eletrodomésticos ficariam na garagem, que era bem grande. Mas nós teríamos de ir para algum lugar e como seria por pouco tempo, então fomos para um hotel, embora meu filho tenha ficado na casa de um parente próximo.
Na segunda ocasião foi quando eu vendia minha casa e comprei um apartamento, mas o apartamento não estava pronto ainda e com isso optei por ficar em um hotel enquanto executava as obras da reforma.
No primeiro caso eu fiquei pouco tempo, creio que em torno de uns 15 dias, já na segunda situação eu fiquei 35 dias em um hotel.
Pela minha experiência, posso dizer que esta é uma alternativa viável sob diversos aspectos, como:
Por outro lado, é preciso avaliar ainda a questão do custo que fica bastante elevado, especialmente se você for com a família inteira. É natural que por ficar uma quantidade de dias maiores que o habitual, você consiga um bom desconto no valor das diárias, mas ainda assim o montante é alto.
Também é preciso avaliar que embora você tenha as comodidades acima citadas, terá de lidar com bastante limitações, especialmente de espaço.
Hotel é muito bacana quando você está viajando, fazendo turismo, etc. Para “morar” é um pouco diferente.
Ainda assim, pelo menos no meu caso eu avaliei como positivo as duas situações, pois permitiu que eu fizesse a reforma eu tivesse o mínimo de conforto enquanto executava as obras.
Mas se ir para um hotel não é uma alternativa para você, existem outras que podem ser avaliadas como veremos abaixo.
Alugar uma casa ou apartamento temporariamente pode ser uma boa alternativa enquanto você executa reforma da sua casa. Eu tentei fazer isso na segunda situação, mas infelizmente não obtive sucesso pois eu precisava alugar uma casa por um período pequeno, em torno de dois meses e é muito difícil você encontrar pessoas dispostas alugar um imóvel por um período tão pequeno assim.
De qualquer forma se você encontrar, creio que seja uma alternativa bastante viável.
A dica é tentar alugar diretamente com proprietários, pois nas imobiliárias é bem mais difícil, especialmente se for por um período mais curto.
Na minha segunda situação também tentei alugar um imóvel pelo Airbnb, que é um aplicativo de locação temporária de imóveis.
Ele é bem simples de usar e você pode fazer o processo de locação e pagamento pelo próprio aplicativo. Mas na minha cidade eu encontrei poucas opções de imóveis, uma vez que não é uma cidade turística.
Nas poucas opções que encontrei o preço era um pouco alto e por isso acabei não encontrando uma alternativa que atendesse é o meu caso.
Mas esta é uma alternativa que você pode considerar, especialmente se você mora em uma cidade grande ou em uma cidade de algum apelo turístico, nesses casos é mais fácil você encontrar casas ou apartamentos disponíveis para locação temporária.
Por fim existe a “moradia de favor”, como é mais conhecida. Nesse caso se você tem algum familiar ou amigo próximo que possam ceder um imóvel ou parte dele como um quarto para você ficar enquanto executa as reformas da sua casa, creio que seja uma alternativa viável e possivelmente barata. Talvez, até de graça.
Nesse caso o lado ruim é o incômodo que você pode gerar para as pessoas. Eu me preocupo bastante com esta questão. Mas dependendo do nível de proximidade e das relações que você tenha com essa família, pode ser sim uma boa alternativa.