A reforma de uma casa é um processo necessário, pois com o tempo de uso é natural que o imóvel vá perdendo algumas de suas características. Assim, a renovação da pintura, troca de pisos e revestimentos, móveis planejados, dentre outros, precisam ser refeitos.
Além disso, existe as reformas que visam aumentar o tamanho da casa, remodelar espaços ou mesmo corrigir defeitos.
Seja qual for a necessidade, uma coisa é certa: precisa de dinheiro. Reformar não fica barato e se dinheiro é um problema para você, acompanhe algumas dicas que podem ajudar a conseguir mais dinheiro para reformar sua casa.
Se você não tem dinheiro ou a quantidade que tem é insuficiente para custear a reforma, o primeiro ponto a considerar é criar hábito de economizar dinheiro. Eu sei que pode não parecer muito, mas pequenas economias de forma consistente, pode gerar um montante significativo ao longo do tempo.
Se você tem o hábito de fumar ou beber, pare com isso. Além de fazer mal à saúde, esses hábitos consomem recursos financeiros que podem ser economizados para você investir em sua casa.
Comer fora de casa é bacana e bastante cômodo, mas custa muito caro, especialmente se você fizer disso um hábito. Compre alimentos nos supermercados e faça comida em casa. Isto irá ajudá-lo a guardar mais dinheiro.
O cartão de crédito é uma comodidade interessante e quando usado com cuidado pode ser muito bom. Mas, em muitos casos as pessoas perdem um pouco o controle e começam a comprar coisas que não precisam ou não percebem o quanto estão gastando.
Se a ideia é economizar, o ideal é não ter o cartão de crédito. Assim, suas compras serão mais restritas e talvez você focará em comprar apenas o essencial.
O carro é outro item que é muito usado e realmente precisamos dele, mas ele é também um dos responsáveis por boa parte do que consumimos em termos de recursos financeiros. Assim, repensar ou minimizar seu uso pode significar mais economia.
Economia com combustível, com manutenção, com possíveis multas e outros.
Não é novidade para ninguém de que devemos pesquisar preços antes de comprar, pois assim poderemos encontrar o mesmo produto com preço mais baixo.
Esta é uma regra de economia que deve ser seguido à risca para lhe ajudar a economizar mais dinheiro visando a reforma da sua casa.
Viajar é algo bom e até necessário, mas como sabemos as viagens podem ser caras, pois envolvem custos com deslocamento, hospedagem, alimentação e outros gastos. Se você pretende economizar dinheiro para reformar a casa, deixar a viagem para depois pode ser um caminho bastante prudente.
As compras de supermercado também podem ser consideradas. Embora elas sejam necessárias, é sempre bom pesquisar preços, especialmente se você costuma fazer aquela famosa compra do mês.
Se você fizer uma lista de compras e pesquisar em dois ou três supermercados, depois voltar comprando só aquilo que encontrou mais barato, verá que fará uma boa economia. Pode dar um pouquinho de trabalho, mas o resultado pode ser compensador.
Contas de água, luz, telefone e outros também podem ser usadas para economizar. Fazer o uso consciente desses recursos, ajudará você a pagar menos por eles no final do mês e sobrar mais dinheiro que se juntará às outras economias.
Como vimos acima existem diversas formas de você economizar dinheiro e assim sobrar um pouco mais no final do mês ou de um determinado período. Mas além de economizar você também pode buscar outras fontes de recursos e isto também ajudará você a ter um pouco mais de dinheiro.
Abaixo algumas ideias que você pode considerar visando ter uma renda extra.
Se você pode ter um segundo emprego, esta é sem dúvida nenhuma é uma das melhores alternativas para você juntar mais dinheiro visando reformar a sua casa.
A regra é simples: se você consegue se manter com o seu emprego atual, com um segundo emprego poderia guardar todo o salário no final do mês isso pode ser bastante relevante depois de um determinado período fazendo isso.
É claro que devemos considerar se é possível e se isso não trará problemas de saúde, escassez de tempo ou ter que ficar sem dormir para trabalhar. Acho que isso não vale a pena, mas havendo possibilidade de compatibilização, é uma hipótese a considerar.
Um trabalho extra pode ser aquele famoso bico ou trabalho freelancer que você faz esporadicamente, e que pode ser significativo em termos de dinheiro.
Um bom exemplo aqui é o trabalho com Uber ou aplicativos de viagens. Nesse caso você poderia ter o seu emprego regular e usar horas de folga para trabalhar transportando pessoas.
Mas a ideia não se restringe a esse caso, dependendo da sua profissão ou da sua competência, possivelmente você poderá usar as horas de folga para desenvolver algum tipo de trabalho extra que ajudará bastante a juntar um pouco mais de dinheiro para reformar sua casa.
Nesta mesma linha, pode se considerar os projetos de internet especialmente se você tiver condição de criar alguma coisa digitalmente.
Tem muitas pessoas que ganham dinheiro escrevendo textos em blogs e sites, seja vendendo esses conteúdos para donos do site ou monetizando através de plataformas como o Google Adsense.
Isso vale também para Youtubers e criadores de conteúdos em redes sociais.
É claro que você precisa ter alguma competência e oferecer algum diferencial nesses projetos, mas com um pouco de criatividade é possível ganhar dinheiro através da internet.
Depois de economizar dinheiro nas suas contas em geral e aumentar a suas receitas no final do mês, chegou a hora de pensar em economia na reforma.
De nada adianta você juntar dinheiro e depois gastar um absurdo na reforma. Portanto aqui também é local de economia e as dicas abaixo podem ser bastante úteis.
Se você contratar um arquiteto para fazer o projeto de reforma da sua casa, converse com ele e exponha que você pretende economizar na reforma. Isto significa que ele irá sugerir métodos construtivos, materiais e outras estratégias que poderão ajudar a economizar.
A regra do pesquise e compare preços também vale para materiais de construção. As diferenças de preço de loja para loja costumam ser bastante acentuadas em alguns casos, especialmente para certos tipos de materiais.
Por se tratar de produtos de valores um pouco mais elevados alguns itens precisam ser bastante pesquisados antes de você fechar a compra.
Especialmente as grandes lojas de materiais de construção costumam fazer boas promoções e ficar atento a isso pode ser uma economia significativa.
Outro item que você deve ficar atento e tentar comprar a quantidade de produtos que irá precisar, sem excesso. Quando você contrata os profissionais para realizar a reforma da sua casa, muitos deles fornecem lista de materiais para comprar e as vezes essas listas estão superestimadas, isto é, quantidades muito acima daquilo que você vai gastar.
Conversar com esses profissionais e alinhar a quantidade de produtos a ser compradas com a quantidade a ser gasta pode significar uma economia muito grande. Pois muito dos produtos que você comprou não é possível fazer a devolução depois, caso sobrar.
A mão-de-obra que você contratará com diversos prestadora de serviço também é um item onde você pode economizar. Faça pesquisa e negocie com cada um deles. Assim poderá encontrar o valor justo para executar o serviço da reforma.
Por fim e não menos importante existe o faça você mesmo. Existem muitas coisas em uma reforma de uma casa que você mesmo pode fazer. Isto poderá trazer uma economia significativa pois você não precisará pagar mão-de-obra para fazer aquele serviço.
Pintura de uma casa, pequenos reparos, alguns itens de parte hidráulica, jardinagem e outros itens podem ser feitos com um pouco de treino.