Dando sequência a explicações sobre os termos mais comuns que são usados em uma construção, chegamos às medidas usadas na construção, elas são comuns e importantes já que a obra precisa seguir rigorosamente as medidas definidas no projeto para evitar problemas na conclusão da obra. As medidas que normalmente os construtores e engenheiros usam são o metro linear e o metro quadrado. Vamos entender cada um deles:
O metro linear é usado para medidas em linha como é o caso do alicerce da casa ou de um muro, por exemplo. Neste caso uma parece que mede 8 metros de comprimento ela terá a medida de 8 metros lineares. Contudo neste caso estou considerando que a parede é reta e portanto seria uma aplicação simples, mas é quando existe uma curva, por exemplo?
Foi exatamente isso que aconteceu comigo quando comprei o terreno para construir, a corretora havia me passado a medida do terreno de 302 m/2, mas quando fiz os cálculos das laterais, fundo e frente concluí que dava menos e discuti com ela que também concordou comigo. Depois fomos orientados pelo engenheiro que a frente do terreno havia uma pequena curva na medida e para isso foi feito dois cálculo a fim de sanar o problema da curva e que nós deveríamos somar os dois resultados para chegarmos ao metro linear exato da frente do terreno.
Há várias aplicações práticas dele, como por exemplo na construção do alicerce. Neste caso o cálculo dele é feito em metro linear e não quadrado. Também pode ser usado para construir um muro, uma parede ou mesmo para calcular a distância entre uma parede e outra.
É bem simples de fazer, bastando apenas medir o comprimento de alguma coisa em linha reta. Este é o metro linear. Você poderá medir uma parede, um muro, a distância da parede da sua casa em relação ao muro, entre outros usos. Basta usar a trena.
Já o metro quadrado é definido de forma um pouco diferente do metro linear. Neste caso a medida é feita pela multiplicação da largura pelo comprimento. O metro quadrado é muito usado não só na construção civil, como em diversas áreas. Na construção da casa o metro quadrado (m/2) pode ser usado para calcular a quantidade de materiais necessários para a construção de uma parede, por exemplo.
Vamos imaginar que esta parede tenha 8 metros de comprimento e 3 de altura, neste caso ela terá 24 m/2, já que multiplicamos 8 por 3.
Já o metro quadrado é amplamente usado. Alguns usos mais comuns podem incluir:
Veja a imagem acima. Imagine que estas sejam as medidas de um banheiro, por exemplo. Ou seja, ele tem 3 metros de comprimento e 1,5 metros de largura. Qual a metragem quadrada dele?
O cálculo também é simples, basta multiplicar um pelo outro, largura x comprimento. Sendo assim, teremos: 3 x 1,5 = 4,5 m/2. O seu banheiro terá 4 metros e meio quadrados.
Conceito
O conceito é o seguinte: 1 m/2 é a medida de um espaço que tenha a largura e comprimento de um metro cada um.
Para entender melhor, considere as imagens abaixo:
A primeira dela mede 4 m/2, isto porque dentro desse espaço, cabem 4 metros. A segunda imagem representa um espaço de 6 m/2, isto porque é possível colocar 6 blocos de um metro quadrado cada um. E a última imagem também tem 4 metros, a exemplo da primeira, mas em uma proporção diferente. Isto não muda, pois tanto na primeira como na última é possível colocar 4 blocos de 1 m/2 cada uma.
O metro cúbico parte do mesmo princípio do metro quadrado, contudo enquanto o metro quadrado considera a multiplicação da largura pelo comprimento, no metro cúbico temos a multiplicação da largura pelo comprimento e pela altura. O metro cúbico não é muito usado na construção civil, já que ele é usado para cálculo de volumes e portanto faz mais sentido na indústria, no sistema de água e outros que utiliza cálculo de volumes sejam eles quais forem.
Mas existem alguns casos em que dá para aplicar o cálculo de metro cúbico na construção civil, como é o caso da construção de uma piscina. Nesse caso para construção dela deve se considerar a largura, o comprimento e a profundidade. Se multiplicarmos todos os três fatores, teremos a quantidade de metro cúbicos de água que ela suportará.
Para os construtores e engenheiros as medidas acima são comuns e eles tiram de letra, mas para os proprietários nem sempre entendem bem isso e por isso é necessário ficar atendo ao metro linear e quadro para diversos fins. Vou dar algumas dicas rápidas abaixo:
Para medir o espaço de um cômodo, deve considerar a parede?
Depende da aplicação desta medida. Se a necessidade é para efeito de construção, com certeza deve-se considerar a parede sim, já que ela faz parte da obra. Por exemplo: Imagine que você tenha um espaço de 10 metros e queira fazer uma edícula ali com 2 cômodos de 3 metros cada um e um cômodo de 4 metros. Na prática isto só será possível considerando as paredes, ou seja, essas medidas serão brutas e não de espaços úteis.
Então, o tamanho de um cômodo sempre será menor que seu tamanho planejado?
Em tese sim. É preciso atentar que nos projetos, os arquitetos já deixam as medidas dos cômodos com a área útil e soma a parte as paredes. Isto acontece para não dar a falsa impressão que a casa ficou menor do que no projeto.
No exemplo da pergunta anterior você teria de descontar 15 centímetros de cada parede, como serão 4 paredes, então na verdade você terá 9,6 metros de área útil na casa.
Qual a diferença de aplicação do metro linear e quadrado em uma casa?
Vamos a alguns exemplos: