Não é novidade que os containers que originalmente foram criados para transporte de cargas, especialmente em navios, tornou-se uma alternativa em termos de construção e moradia. Eles tem sido usados para criar lanchonetes, bares, residências e outros usos.
Uma casa container, quando comparada com as construções tradicionais, é mais barata, a construção é mais rápida e mais sustentável. O uso de containers vem ganhando espaço na construção civil.
Eles foram criados para serem usados como transporte de cargas marítimos, mas começaram a se transformar em moradias e projetos de escritórios, galerias, restaurantes e hostel.
O container, normalmente, é utilizado para o transporte de carga e possui estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Devido a essa estrutura firme é possível construir residências com apenas um container, unindo-os lado a lado ou empilhando-os.
Os projetos desse tipo de casa podem conter diferentes tipos de containers, sendo os mais indicados o standard ou o high cube. Um container standard é recomendável para projetos que envolvem a construção de escritórios ou lanchonetes. O high cube possui uma estrutura de altura maior, sendo a melhor opção para a construção de uma casa container.
Existem várias vantagens em aderir a essa alternativa, que vão desde a sustentabilidade até a economia. Ela pode ser facilmente deslocada e expandida. E, ao redor do mundo é possível encontrar inúmeros contêineres que não estão sendo utilizados. Enviar um container de volta para o país que veio é caro e, é por isso que ficam vazios em docas ocupando um grande espaço.
O uso de contêiner para construção de moradias, escritórios, lanchonetes ou outros ambientes comerciais já aparece com algum destaque e começa a chamar a atenção para esta nova modalidade de construção.
Alguns programas de televisão, especialmente da TV americana, já enfatizam bastante esse tipo de construção mostrando alguns exemplos muito bem sucedidos em várias partes dos Estados Unidos, especialmente.
Canais no YouTube de empresas que vendem projetos prontos em contêiner também já são abundantes, mostrando diversos tipos de projetos implantados em várias partes do país.
Mas será que isto é uma tendência ou apenas uma moda que logo passará?
Depois de você ver alguns desses programas ou vídeos no YouTube mostrando o passo-a-passo da construção de uma casa em contêiner e avaliando o resultado que elas proporcionam, fica fácil entender que não se trata de uma moda, mas provavelmente é a tendência de um modelo de construção que veio para ficar.
Como foi enfatizado nesse artigo, as vantagens são muitas, embora existam diversas desvantagens, mas quando colocadas na balança acredito que esta se torna favorável às vantagens que este modelo de construção proporciona.
Veja aqui alguns canais no Youtube
Uma coisa é certa: trata-se de uma mudança de paradigma no modelo de construção e evidentemente, muito mais do que vantagens econômicas, tempo de construção e outros que foram pontuadas nesse artigo, existe a necessidade da mudança da aceitação desse tipo de construção.
Lembro de ter mostrado um vídeo no YouTube para minha esposa onde uma empresa mostrava o passo-a-passo da construção de uma casa contêiner no litoral de São Paulo com resultado muito bacana. Ao terminar o vídeo minha esposa levantou-se do sofá e disse: não estou pronta para morar em um contêiner.
Esta é a mudança de paradigma a qual me refiro, pois é necessário que as pessoas enxerguem o valor desse tipo de construção antes de considerar os valores reais que são econômicos, de tempo, de durabilidade, dentre outros.
Por Redação e G Produções Editoriais