Ideias, ideias e mais ideias. Isto é o que geralmente acontece quando pensamos em construir uma casa, afinal, temos tantas necessidades e já que vamos construir, então porque não fazer uma casa que atenda a todas elas?
Mas ideias não são projetos e nem tudo que pensamos é viável, logo você percebe que precisará de modelos para que possa aprimorar aquilo que deseja para a sua nova casa e é nesta hora que entra as plantas prontas para que você possa tirar ideias, melhorar as suas e porque não as vezes aproveitar integralmente uma planta já existente.
Desta forma, segue abaixo algumas dúvidas respondidas sobre plantas de casa, especialmente as de 3 quartos que são as mais comuns, bem como alguns bons links onde poderá encontrar esses modelos.
São representações em formato gráfico dos espaços, dimensões e outras características que a futura casa terá. A planta é uma forma do arquiteto ou engenheiro mostrar para o cliente como será a sua futura casa e quais mudanças precisam ser feitas para adequar à necessidade do mesmo.
Não. Uma planta é uma parte de um projeto, já que este envolve uma série de plantas e outros documentos técnicos. Um projeto é algo bastante amplo e leva em consideração a questão do espaço, dimensões, uso do terreno e solo, iluminação, ventilação, bom gosto, etc.
O que normalmente as pessoas chamam de planta, na arquitetura é conhecido como planta baixa que é a representação dos espaços da casa em termos de divisão de cômodos, paredes, etc. Na verdade, é como se você olhasse de cima e visse as marcas no solo de como seria o tamanho dos cômodos em termos horizontal.
Mas como explicado acima, em um projeto, existem outras plantas, que mostram uma visão da mesma casa sobre outros pontos de vista, como do ponto de vista lateral, ponto de vista da fachada, do ponto de vista do telhado, dentre outros.
É possível que sim, muito embora exista muita procura também por casas de 2 dormitórios. Contudo as casas de 3 quartos são muito valorizadas exatamente pelo padrão familiar brasileiro requerer isso, já que é comum as famílias serem compostas por pelo menos 2 filhos, além do pai e mãe, naturalmente.
Os projetos de três dormitórios são extremamente comuns e são sim mais valorizados, pelos aspectos acima citados. Desta forma é comum as pessoas optarem por construir pelo menos 3 dormitórios quando vão fazer a construção de uma casa, pensando na sua utilização e também em uma eventual necessidade de venda, já que isso tornaria o imóvel mais atrativo comercialmente.
Vale lembrar que nas construções de alto padrão, é comum fazer mais que três dormitórios, esta é inclusive uma característica comum para que uma casa seja considerada de alto padrão, ou seja, que ela tenha vários dormitórios, inclusive com suítes.
Existem alguns sites que vendem projetos de casas ou disponibilizam, ainda que para consulta, plantas de seus imóveis. Abaixo alguns exemplos:
Há também a possibilidade de usar o sistema do Google para fazer uma busca refinada em toda a internet. Veja alguns exemplos abaixo:
Você pode fazer, mas acredito que o ideal seria contratar um engenheiro ou arquiteto para conseguir um resultado profissional e de boa qualidade. Especialmente os arquitetos são capacitados para pensar o projeto como um todo e oferecer soluções adequadas para cada caso.
Na verdade o que você consegue fazer a chamada planta baixa, mas como já foi explicado aqui, um projeto consiste em diversas plantas e para isso requer de fato um profissional de arquitetura ou engenharia civil para que consiga fazer de maneira adequada todas as etapas do projeto, seguindo as normas da construção civil e também fazendo o melhor uso dos espaços.
Também é importante considerar que você precisará de qualquer forma de um arquiteto ou engenheiro civil para assinar o projeto na prefeitura, assim, o recomendado é você contratar um arquiteto para fazer todo projeto e também para a assinatura dele perante os órgãos competentes.
Não tenha pressa. Discuta bem o projeto e tenha certeza de que todas as etapas estão definidas e claras para todos os envolvidos;
Pense em valorização do imóvel e não apenas no que você precisa de imediato. Se um dia for vender o imóvel, o mesmo precisará ser atrativo para os compradores da mesma forma que é para você;
Converse com outras pessoas e ouça o que elas têm a dizer, especialmente por quem já tem experiência de construção de casas;
Contrate um bom arquiteto, pois ele é o profissional que poderá ajudar a encontrar o melhor modelo e a melhor maneira de construir;
Ao decidir por uma planta de 3 ou 2 dormitórios, procure entender sua necessidade e as tendências do mercado local.