A fachada ou a frente de uma casa é o seu cartão de visita e ela pode dizer muita coisa em relação à casa e também em relação aos moradores dela. Quando você vê uma fachada mal feita, desordenada e mal cuidada pode claramente indicar a própria característica do morador. Nem sempre isto é verdade, mas é um forte indício.
Criar fachadas bonitas para casas também não está associado a gastar muito, pois é possível fazer algo bem elegante por um preço relativamente em conta.
Abaixo mostraremos algumas informações e dicas, bem como uma série de exemplos de boas frentes de casa.
Sim. Construir uma fachada bonita e com muitos detalhes é mais fácil quando se tem espaço, mas mesmo com construções pequenas ainda é possível inovar na arquitetura e produzir bons resultados que vão do bom gosto à sofisticação. Tudo irá depender do projeto e principalmente da capacidade do arquiteto em inovar.
Por casas simples devemos entender que são casas mais populares, construídas com orçamento mais reduzido. É mais difícil, pois os aspectos arquitetônicos que mais trazem benefícios visuais interessantes, envolvem de alguma forma materiais e métodos construtivos mais caros. Contudo, com um pouco de criatividade é possível sim fazer boas fachadas sem gastar muito.
Para quem deseja se inspirar e encontrar modelos de fachadas para casas pequenas e simples, os links abaixo podem ajudar a encontrar boas ideias que poderão ser adaptadas para sua casa. Veja os exemplos:
Este é um enorme desafio, afinal, na construção civil tudo é muito caro, especialmente se você deseja fazer uma boa construção, em termos de estrutura, acabamento e outros. O que você pode fazer é criar um bom planejamento, calculando de antemão tudo que for possível. Faça o seguinte:
Depende muito do padrão da casa e da região do país onde você for construir. Eu fiz duas casas e na primeira o custo por metro ficou um pouco abaixo de R$ 1.000,00 por m/2. A segunda que tinha um padrão melhor, o custo ultrapassou 1.400,00 o m/2.
Para chegar a esses valores eu calculei todo o custo com mão de obra, tudo que foi comprado de material de construção, bem como outros itens que estiveram associados à construção. Depois de obter o montante dividi o valor pela metragem total da casa.
Com isso é possível afirmar que esse valor pode variar muito, pois se você contratar mão de obra mais barata ou mais cara, o valor irá oscilar bastante. No meu caso o custo com mão de obra ficou mais ou menos entre 35% e 40% do valor total. Esse percentual é aproximado.
Sem dúvida. A fachada de um imóvel impressiona bastante as pessoas que acabam fazendo um julgamento dele como um todo. O aspecto visual é muito valorizado na sociedade ocidental e isto se aplica a muitos tipos de coisas e objetos, incluindo naturalmente uma casa de já é algo grande e imponente.
Pode e influencia. Como o aspecto visual é muito valorizado, na hora da venda de uma casa, uma boa fachada com design moderno e bem feita acaba atraindo mais compradores e de certa forma influencia até na valorização do mesmo.
Eu mesmo quando estava procurando casa para comprar percebia muito isso na minha própria reação ou na minha esposa. Em muitos casos nem queria olhar uma casa por dentro quando a fachada não agradava.
Não existe estilo padrão ou que seja mais indicado. É preciso levar em conta a região em que você está, o padrão mais aceitável naquela região e tentar fazer o melhor.
Para se ter uma ideia do que estou falando, no meu bairro uma pessoa construiu uma casa de madeira e isto pareceu bastante estranho, primeiro porque é uma cidade quente e depois porque não há histórico de casas de madeira por aqui. Nada contra, mas em caso de venda a valorização poderá não ser a mesma. Agora, se esta mesma casa tivesse sido feita em Campos do Jordão ou no sul do Brasil, a história poderia ser diferente.
Se for em condomínio fechado, certamente que a frente aberta é melhor, em caso de bairro aberto, por questões de segurança e privacidade, infelizmente é preciso fechar. A frente aberta é bem melhor e que bom se pudéssemos ter todas as casas no Brasil assim.
Um frente aberta permite uma melhor exposição do imóvel do ponto de vista visual, pois não tem o muro para atrapalhar. Também melhora na circulação de ar e vento deixando-a mais agradável.
Infelizmente, em bairros abertos é complicado pensar em uma casa sem muros, exceto em algumas cidades mais tranquilas do interior, mas ainda assim é um pouco complicado.
Separei abaixo alguns modelos de acordo com alguns estilos. Veja nos links abaixo:
O arquiteto é o profissional que poderá ajudar e muito não só na fachada, mas no projeto como um todo. Eles têm um olhar muito refinado e acabam captando bem a necessidade e transformado em resultados muito bons. Procure um bom arquiteto e certamente que você não se arrependerá.
Digo isso com bastante propriedade, pois eu construí duas casas, sendo que na primeira tive uma assessoria inicial apenas do arquiteto e depois um engenheiro assumiu, mas o resultado não foi bom. Na segunda casa, contratei uma boa arquiteta e o resultado foi excelente, tanto no aspecto visual como nas funcionalidades também.
Sim, é possível mudar a fachada e fazer melhorias consideráveis. Claro que o ideal seria já criar uma boa fachada no projeto da construção, mas mesmo depois de pronto, mudanças podem ser feitas e resultados excelentes em termos de design podem ser obtidos. Fale com um arquiteto.