Antes de iniciar a construção da sua casa, muitas coisas precisam ser analisadas, projetadas e discutidas, para que no futuro você não venha a ter problemas com a sua construção. Como construí duas casas recentemente, aprendi muita coisa e acredito que os cincos erros abaixo não podem ser cometidos, sob risco de algo dar errado.
Evidentemente que as dicas a seguir são baseadas na minha experiência e também existem muitas outras etapas que podem ser analisadas e discutidas, mas acredito que considerando os aspectos abaixo, já tenhamos uma boa dose de prudência.
Pessoas com poucas experiências com construção pode não enxergar de início tanta importância em contratar um bom arquiteto para projetar sua casa, mas é um grande erro ignorar isso. Esses profissionais não podem ser vistos apenas como alguém que fará a planta da sua casa, projeto é muito mais que isso e envolvem fatores estéticos, de segurança, funcionalidades, iluminação, ventilação, entre outros. Não cometa o erro de ignorar o projeto.
O projeto é uma forma de antecipar o resultado final. Com ele é possível olhar lá na frente e com isso entender se o que está sendo proposto é de fato o que se espera da construção no final.
Há muitas funcionalidades em uma casa e tudo isso precisa ser detalhadamente analisado, planejado e documentado para obter o melhor resultado possível.
Já construí duas casas e confesso que definir um projeto de uma casa não é nada simples. Quando a gente olha uma planta ou mesmo a casa pronta, as pessoas não imaginam o trabalho que dá para você aprovar um projeto. Na última casa, foram reuniões e mais reuniões com a arquiteta, mudanças e muito quebra-cabeça até chegar a versão final.
Durante a construção da sua casa muitas coisas acontecem. O construtor, mestre de obras ou pedreiro, sabe o que tem que fazer e por quanto irá fazer, você também sabe, mas o grande erro aqui é se os dois lados sabem da mesma coisa e estão falando a mesma língua. Tive muitos problemas com isso e em muitas vezes o pedreiro dizia: isto não está incluso no meu serviço e no orçamento. Então, converse antes, discuta os detalhes, faça uma lista do que está incluso ou não e na medida do possível negocie antes.
Uma boa prática é formalizar um contrato onde fique estabelecido as obrigações e direitos de cada um. Elabore uma lista detalhada do que deverá ser feito, bem como a correta definição de cada coisa.
Assim, ficará mais fácil discutir depois possíveis dúvidas e saná-las com mais facilidade.
Alguns materiais de segunda até são toleráveis, mas existem aqueles que são essenciais e ai é problema economizar dinheiro para colocar material duvidoso na construção da sua casa. Outro detalhe que você deve analisar é onde esse material será usado. Existem casos que você poderá substituí-lo com mais facilidade no futuro e tem outros materiais em que é complicado a sua substituição.
Por material de segunda, me refiro a qualidade inferior e ele é uma tentação na construção, pois compensa pelo preço. Assim, quem está precisando economizar, acaba optando por este tipo de material.
Não vale a pena! Compensa pagar um pouco mais e ter qualidade, afinal, construção é algo sério e como diz o ditado por ai, as vezes o barato sai caro.
Ter pressa é um problema em quase tudo na vida, mas na construção de uma casa ela pode ser mais complicada ainda. É verdade que existem casos em que existe uma certa pressão para concluirmos a obra, mas atropelar é problema. Não cometa o erro e colocar o tempo de construção em primeiro lugar.
Há certos processos que tem o tempo certo para acontecer, outros são dependentes da conclusão de algumas etapas para serem iniciados. Alguns podem ser feitos de maneira rápida, enquanto que para outros o tempo de conclusão é mais lento.
Se eu fosse construir uma nova casa hoje, havendo possibilidade, certamente agiria com bem mais cautela e pisaria um pouco no freio. A experiência me ensinou que quando se faz de maneira muito rápida, as chances de atropelar etapas é grande ou mesmo não dar a atenção devida a certos detalhes que só com tempo e paciência é possível fazer.
De novo este é outro erro que pode ser aplicado a quase tudo na vida, mas também na construção da sua casa é possível que existam outras pessoas com mais experiência que você e que pode ajudar com um conselho ou uma dica que poderá fazer muita diferença depois.
O fato de você estar lendo essas dicas já é um importante indício de que você está aberto a ouvir e aprender com os erros de outros. Navegue neste site e veja que escrevi praticamente minha experiência inteira na construção de duas casas e mostro meus erros e acertos.
Mas não se limite a isso. Converse com pessoas próximas que já passaram pela experiência da construção de casas e considere também suas opiniões e pontos de vistas sobre o assunto.
Ouça, avalie e filtre aquilo que serve e o que não serve. Especialmente se você não tiver muita experiência, não ouvir as pessoas é um dos 5 erros que você precisa evitar.