Construir uma casa é para muitos um sonho, afinal, muitos batalham quase uma vida inteira para juntar um pouco de dinheiro a fim de comprar uma casa ou construí-la. Quem compra ela pronta já tem a vantagem de analisar o imóvel, testá-lo e compreender como ele funciona, os pontos positivos ou negativos.
Já quem vai construir conta com a vantagem de poder fazer a casa do jeito que ela quer, mas a construção é montar peças, transformar ideias em resultados e as vezes as coisas podem não sair como gostaríamos.
Para quem nunca passou pela experiência de construir uma casa, todo cuidado é pouco, pois é esta falta de experiência que poderá levar a pessoa a cometer erros que poderiam ser evitados.
Com já construí duas casas e reformei outras, selecionei alguns itens que julgo importante, pois são erros de projeto para ser evitado.
A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o antigo ditado. Elaborar um projeto às pressas podem ocasionar problemas de compreensão do mesmo e deixar de fora coisas importantes que deveriam ser mais bem discutidas e analisadas.
Na medida em que nos envolvemos com o projeto e inclusive com a construção é comum mudarmos de ideia ou percebermos algo que poderia ser feito de maneira diferente. Isto é natural, mas muita coisa precisa ser pensada e definida na fase do projeto ou quando ainda é possível fazer as alterações necessárias.
O melhor a fazer é construir o projeto e ter um tempo para analisá-lo mais cuidadosamente. Uma espécie de namoro a fim de identificar os pontos fortes e fracos dele, visando possíveis melhorias, antes da sua execução.
O sol exerce um papel muito importante sobre o conceito de moradia e como ele incidirá sobre a casa, portanto esta questão deve ser bem analisada a fim de projetar os cômodos de forma a não sofrer com insolação.
Quando o sol da tarde atinge diretamente os dormitórios, isto pode ser um problema, pois os quartos estarão muito quentes a noite quando você for dormir e este é um erro que pode ser evitado no projeto, analisando a posição do terreno e a relação dele com o sol.
Ventilação cruzada nada mais é do que ter aberturas de maneira que o ar entra de um lado e saia do outro na sua casa. Isto é feito por portas, janelas e outras aberturas que podem ser criadas para este fim.
Eu morei em uma casa em L que não tinha este recurso de maneira adequada. O resultado disso é uma casa abafada onde não circula ar. Você acabará gastando mais com sistemas de ventilação artificial ou mesmo com ar condicionado.
Ambientes sem ventilação cruzada pode ficar quente e abafado e com isso elevar muito o gasto com ar condicionado. Então, um bom projeto deve levar muito a sério esta questão.
Uma boa iluminação é a chave para resolver muitos problemas em casa e não considerar isto adequadamente é outro erro que pode ser evitado.
Criar portas e janelas de forma a aproveitar o máximo a iluminação natural durante o dia é sem dúvida nenhuma uma estratégia muito eficiente. Já para a noite, o sistema de iluminação artificial da sua casa deve ser bem distribuído e projetado de maneira a minimizar o uso, sem contar que é importante tornar o uso racional de lâmpadas. Assim, considere:
Seu vizinho faz muito barulho? Tem cachorro? É um sobrado onde ele poderá de o pavimento superior ter acesso visual à sua casa? Sua casa é próxima de prédios de apartamentos?
Essas e outras questões podem acender o sinal amarelo no seu projeto e obrigar a olhar esta questão com mais cuidado, visando projetar os cômodos de maneira a dar privacidade e oferecer melhor conforto acústico para sua casa.
Lembro de uma casa que construí para morar e cometi o erro de fazê-la no meio do terreno, deixando espaço dos dois lados. Acontece que o vizinho também construiu e ele tinha cachorros. Lá se foi minha paz a ponto de ter de vender a casa e me mudar. Se a construção tivesse sido feita na divisa e sem contato com a casa vizinha, o problema teria sido minimizado e talvez eu ainda morasse lá até hoje.
Este é um erro que eu insisto em cometer. Fiz isto na primeira casa que construí e na segunda também. Tanto é que recentemente tive que reformar a casa a aproveitei para colocar várias tomadas a mais.
A regra aqui é não economizar muito, pois vivemos uma época de muitos aparelhos elétricos em casa, então é preciso pensar em tomadas que atenderiam bem o aspirador de pó, os carregadores de celular, sem contar os casos fixos como geladeira, TV, máquina de lavar e outros.
Fique atento para os locais de instalação de ar condicionado, pois esses aparelhos usam tomadas de 220v. Especialmente na área externa é bom deixar também tomadas de 220v.
Janelas são usadas para prover luz natural e ventilação em um ambiente, então, a princípio qualquer uma faz isso, mas trocar uma janela é uma coisa complicada, logo, é importante pensar bem no tamanho dela, a posição e o tipo de material que irá usar.
Muita gente tem colocado janela de vidro e isto deixa a casa mais moderna, contudo eu tenho algumas restrições quanto a este uso, pois obrigatoriamente teria de ser colocado uma cortina bem grossa para evitar a iluminação a noite no quarto.
Eu não gosto, mas não chega a ser um erro usar janelas de vidro, contudo, precisa ser bem pensado para não cometer erros neste aspecto.
As vezes precisamos de muitos cômodos e acabamos dividindo demais o espaço e criamos cômodos muito pequenos. Uma boa estratégia é criar espaços integrados, como sala e cozinha no mesmo espaço.
Na minha casa nós integramos sala, cozinha e uma área gourmet (antiga área de churrasqueira). Embora cada um tenha seu espaço separado, elas estão integradas com portas ou aberturas bem largas que criam a ideia de um único espaço.
Recentemente visitei uma casa em construção no condomínio onde moro e fiquei impressionado com a quantidade de cômodos. Fiquei pensando na usabilidade dela. Realmente não há necessidade de fracionar tanto assim a construção.
A fachada é o local onde é possível criar um aspecto interessante para a sua casa. Se você vai construir ainda é porque pode criar e há muitas ideias para criar uma boa fachada usando recursos arquitetônicos modernos.
Vidros, portas grandes, detalhes na parede, cores diferenciadas, detalhes em revestimentos, recursos 3D e formas irregulares na parede, são algumas das ideias que podem ser exploradas.
A fachada exerce uma função importante na valorização de uma casa e é um ponto que as pessoas observam muito quando vão comprar, especialmente se for em condomínio onde normalmente as frentes são abertas e a fachada destaca muito.
Por fim a funcionalidade da casa como um todo precisa ser testada no nível de projeto. Os arquitetos usam hoje programas de computador como os 3D para criar a casa e permitir que você navegue por ela no computador a fim de visualizar como ela ficaria depois de pronto. Isto é ótimo e certamente ajudará muito nesta compreensão.
Uma casa precisa ser funcional, isto é, ela precisa oferecer formas de acesso e uso de maneira simples, prática e confortável. Criar recursos ou ambientes que dificultem o uso é um problema de funcionalidade que precisa ser evitado.