A mesa de jantar é um móvel muito especial em uma casa, afinal é nele que fazemos as refeições. E quem não gosta de comer uma boa comida caseira? Mas é na mesa de jantar que ocorrem as mais importantes reuniões e conversas entre os membros de uma família, amigos e outros convidados, logo, não se trata apenas de comida, mas de reunião, comunhão e isto é de fato muito importante.
Desta forma a escolha deste móvel precisa além dos fatores estéticos e econômicos, levar em conta também a praticidade de uso, sempre considerando a quantidade de pessoas que estarão presentes em uma casa.
Quanto ao tamanho, há no mercado pelo menos três tipos: as de 4, 6 e 8 lugares. Veja abaixo as informações mais comuns a respeito deste móvel.
A mesa de jantar geralmente é aquela usada na cozinha ou sala de jantar onde normalmente as pessoas fazem as refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Antigamente era muito comum o uso dela na cozinha, mas hoje é mais comum o uso da sala de jantar que é geralmente integrada com a sala de estar.
Apesar das famílias estarem cada vez menores, parece que o tamanho da mesa de jantar está indo na contramão. As mesas tradicionais de 4 lugares são cada vez menos comuns e a razão é simples: a limitação de espaço que ela oferece. Geralmente ela é usada apenas quando a pessoa tem uma cozinha ou sala de jantar pequena.
Veja abaixo exemplos de mesas de 4 lugares:
Os modelos mais usados de mesas são os de 6 e 8 lugares, especialmente quando há espaço. Existem inclusive alguns modelos de mesas que são expansíveis, ou seja, ela é de 6 lugares, mas pode ser expandida para 8 quando necessário.
Veja abaixo exemplos de mesas de 6 e 8 lugares:
Esta é outra dúvida comum na hora de fazer a compra e nem sempre há uma resposta satisfatória. Os modelos de vidro têm como vantagem o custo um pouco menor, não engordura, não mancha, não perde a cor, etc. Já a madeira é um pouco mais cara, mas é madeira. Uma boa alternativa são os modelos de mesa de jantar que combina vidro e madeira.
Outro detalhe importante sobre mesa de madeira é que existe a mesa de madeira maciça e esta é bem cara e a mesa de madeira que não é maciça e sim montada com peças de madeira embutida. Este último é mais comum, por ser mais barata.
Veja abaixo diversos exemplos de mesa de jantar:
As mesas de mármore são belíssimas, possuem uma alta resistência e contam com uma grande variedade de cores. São uma ótima aquisição, pois agrega valor à decoração da cozinha e podem ser usadas durante anos.
As mesas de mármore podem ser separadas de acordo com o seu formato.