Um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam dentro de casa é a falta de espaço, principalmente para famílias mais numerosas que tem que acomodar várias camas, guarda-roupas e outros objetos dentro do quarto para atender as necessidades de todas as pessoas.
Desta forma encontrar alternativas que visam ocupar melhor os espaços são sempre bem-vindo em muitos locais. Neste contexto o guarda-roupa tem um papel importante, afinal dependendo do sistema de abertura que ele tem, do seu tamanho e a posição que ele tem no quarto, ele pode ser um aliado um problema nesse aspecto.
Como sabemos existem dois sistemas de aberturas de portas de guarda-roupa: o de abrir e o de correr. Abaixo analisaremos cada um deles com suas vantagens e desvantagens.
As portas de abrir corresponde ao modelo mais tradicional para guarda-roupa e historicamente usada. Como vantagem ela tem a simplicidade e a possibilidade de você abrir várias portas ao mesmo tempo. Com isso é possível mais de uma pessoa usar ao mesmo tempo, sendo bastante útil para quem divide quarto e consequentemente o guarda-roupa.
Mas esse sistema de portas ocupa mais espaço e assim quando você vai organizar o quarto, ao colocar o guarda-roupa é preciso considerar não apenas o espaço dele, mas também o espaço para abertura das portas. Dependendo do tamanho do quarto e do que você precisa colocar lá dentro, isto pode ser um problema.
Outro ponto a considerar é que as portas de abrir utiliza o sistema de dobradiças e elas com tempo podem se soltar tornando as portas desalinhadas, em alguns casos pode inclusive estragar a madeira do guarda-roupa, especialmente se você desmontar e montar o móvel várias vezes, como é comum nos casos de mudanças de casa.
O guarda-roupa com portas de correr é uma alternativa bastante atraente por uma série de motivos, como veremos abaixo nas suas principais características.
Um detalhe importante é que tanto o modelo de portas de abrir como de correr pode ser encontrada nos modelos de guarda-roupa prontos que você compra na loja ou pode ser feito pelo sistema planejado.
Com isso, a melhor opção deve ser analisada de acordo com a sua necessidade, levando em conta os aspectos acima citados e outros que possam ser importantes no seu caso.