Esses dois termos poderão confundir algumas pessoas na hora de comprar móveis planejados ou outros tipos de móveis fabricados com o uso desses materiais. Qual a diferença entre eles, qual é o melhor? Essas são perguntas comuns que as pessoas fazem. Segundo Schneider Móveis Planejados a principal diferença entre o MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas nas superfícies e as mais grossas no miolo. Já no MDF aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como painéis de madeira de média densidade.
Quantas vezes você já se perguntou qual é a diferença entre MDF e MDP uma matéria-prima que é usada para móveis?
Saiba que tanto o MDF quanto o MDP são materiais excelentes, mas cada um tem suas particularidades e usos.
Embora sejam bastante semelhantes, uma vez que ambos os materiais são criados pelo mesmo método. São materiais feitos de fibras de madeira aglomerada, mas a grande diferença entre eles é a densidade das fibras do material, o que resulta em uma grande diferença de peso e força entre os dois materiais. Enquanto o MDF tem todo o seu núcleo, isto é, o centro composto por fibras de madeira, o MDP é feito de partículas de madeira.
Ainda segundo a empresa citada os dois produtos são bastante ecológicos e o seu uso tem vantagens e desvantagens. Leia aqui a lista completa das características, vantagens e desvantagens de cada um deles.
Veja abaixo um vídeo da empresa Masisa, mostrando como é feito o processo de fabricação do MDF em uma de suas plantas industriais:
Veja também este vídeo caseiro mostrando um teste de absorção de umidade dos dois produtos, ou seja, o MDF e o MDP:
O que isso significa na prática é que o MDF acaba tendo uma maleabilidade muito maior, podendo estar sujeito a vários cortes, o que facilita com que móveis de estilos diferentes, com design mais inovador, possam ser feitos com o uso desse material, algo isso seria impossível com o MDP.
Uma vantagem do MDF, comparado ao seu concorrente é que, por ser feito de fibras de madeira de alta densidade, é ótimo para acabamentos, portanto, combina melhor com alguns tipos de ambientes, enquanto o MDP é mais rígido e, portanto, tem para ser usado em situações mais específicas.
Por fim, mesmo no sentido de maleabilidade, o MDF acaba servindo para peças de tamanhos diferentes, desde uma mesa pequena, até um armário grande, já que esse tipo de material, tem essa versatilidade para ser usado em diferentes situações, algo que o MDP pode não.
Por outro lado, o MDP tem suas vantagens também: por ser fabricado em fibras de menor densidade, o material acaba sendo muito mais leve que seu concorrente. Além disso, a baixa densidade do material permite um menor gasto de fibra para cada chapa, o que resulta em um valor muito menor em relação ao MDF.
Outro aspecto positivo do MDP é que ele tem um uso mais prático, enquanto o MDF é utilizado para um mobiliário mais ousado, o que permite uma maior criatividade do decorador, ao montar uma casa, o MDP acaba sendo mais direto, usado em portas e prateleiras.
A principal diferença entre MDF e MDP, é que em uso de partículas de madeira de camada de MDP, mais finas são a superfície e a espessura do núcleo. Embora o MDF, ligue fibras de madeira. Apesar dessa diferença, eles são considerados como dois painéis de madeira de média densidade.
O MDP é o painel de madeira consumido principalmente nos países industrializados para fabricação de móveis residenciais e comerciais, que pode ser utilizado em conjunto com outros grupos, inclusive o próprio MDF. Por ter um custo menor, o uso de MDP torna os produtos mais baratos e competitivos, enquanto a qualidade da mão.
O MDP é mais fácil de manusear que o MDF, melhorou a resistência à extração de parafusos, tem uma menor absorção de umidade e tem um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimento. Mas tanto o MDF quanto o MDP são vulneráveis a ambientes úmidos.
Concluindo, de fato, em uma casa, ambos os tipos de materiais são utilizados, pois embora acabe servindo a finalidades mais estéticas e criativas, para dar um ar mais elegante a um ambiente o outro acaba tendo sua utilidade prática, para móveis que ser usado diariamente, para que um ambiente esteja em perfeita harmonia, tanto o MDP, quando o MDF, terá que ser usado.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega