Na hora de preparar a decoração para a sua cozinha podem surgir diversas dúvidas sobre qual seria a estética trabalha no espaço, o estilo adotado para deixar o local com a sua cara, conversando, nem que de forma irreverente, com os demais cômodos da casa e suas respectivas decorações.
Para quem procura fazer isso e não ter muitas dores de cabeça em meio a esse processo, a nossa dica é se preparar bem financeiramente falando e ir à procura da aplicação no ambiente de cozinha sob medida ou projetada, assim colocando toda a responsabilidade de decoração do espaço para a empresa que irá preparar a cozinha sob medida ou projetada.
Você já pensou nessa possibilidade? Sabe quais as principais vantagens e desvantagens da adoção desse tipo de serviço? Compreende que, na compra de uma decoração e móveis planejados e completos de forma projetada, você pode contar com diversos benefícios, mesmo sendo um processo que necessita de um bom investimento?
Para responder a essa e mais perguntas sobre o tema, preparamos este material completo que irá trazer tudo o que você precisa saber a respeito, assim você pode optar pelo método decorativo que mais se identificar. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!
Uma cozinha projetada é algo super versátil e que faz toda a diferença no ambiente, uma vez que a pessoa dona do espaço não vai precisar mais se preocupar em separar a decoração do local, sendo que a empresa contratada para serviço irá ter a responsabilidade de lidar com todos os elementos do ambiente, que vão desde os móveis, que já seguem o padrão de decoração, até os demais detalhes necessários ao ambiente, deixando ele a cara do dono.
Hoje em dia boa parte das cozinhas de grande porte, como as mais completas, estilo a de famosos, são todas feitas sob medida, com estilo planejado e de acordo com os pedidos dos clientes, pois assim a pessoa tem uma decoração completa e não precisa se preocupar com detalhes em especial, contando com todos os benefícios de ter uma cozinha com designe moderno e estética impecável.
As principais vantagens de contratar uma empresa para planejar a sua cozinha e fazê-la sob medida ou projetada giram em torno da praticidade do serviço, uma vez que você não irá mais precisar se preocupar com os elementos de decoração e imóveis, uma vez que isso fica sob a responsabilidade da empresa que irá realizar o serviço.
Outro grande benefício seria a economia de tempo e espaço, já que a empresa contratada irá trabalhar em prol do melhor layout de mescla entre móveis e objetos de decoração. Com uma ótima disposição dos móveis dentro do espaço você poderá sentir que a sua cozinha ficará mais espaçosa e aconchegante, garantindo ainda nos quesitos de beleza e funcionalidade o máximo de aproveitamento.
De fato, não há uma desvantagem certa de adotar uma cozinha sob medida ou projetada, uma vez que só há mesmo a conferência de benefícios por quem compra esse tipo de serviço, contando não só com os móveis sob medida, mas ainda com todo um ambiente munido de luxo e sob a ótica do designe adotado dentro da decoração escolhida.
Mas, em linhas gerais, uma das desvantagens do serviço de cozinha sob medida ou projetada seria o preço aplicado pela mobília e decoração do espaço, que irá pedir um grande valor, mas sendo apenas o necessário para conferência do serviço, tanto para arcar com os custos, quanto para lidar com o pagamento do próprio serviço em si, sendo assim necessário.
O alto investimento faz com que muitas pessoas desistem de preparar cozinhas sob medida ou projetada, já que é um alto valor a ser gasto. Mas, se você observar o quanto seria necessário gastar com a compra dos móveis, profissionais que ajudassem no processo de decoração, elementos decorativos e ainda toda a dor de cabeça que iria surgir desde o momento de escolha do tema adotado na decoração até a disposição dos elementos decorativos no espaço, optar pela cozinha sob medida ou projetada é algo super útil e de grande valia.
A possibilidade de inovação e criação de um estilo próprio é uma das coisas mais procuradas pelo uso da cozinha sob medida ou projetada, sendo possibilitada pelo serviço e conhecido como uma das vantagens.
A cozinha é certamente o ambiente de uma casa que mais usamos, dada as suas múltiplas funções, passamos boa parte do tempo em casa na cozinha. Com isso é de vital importância torná-la funcional para que seu uso possa ser otimizado da melhor forma possível.
Isto também se aplica a como ela é planejada e quais os tipos de móveis e utensílios que usamos nela. Veja abaixo alguns dos modelos de cozinha que podem ser adotadas.
Uma cozinha modulada é a que possui móveis modulados, sendo prática e criada para atender completamente as necessidades de qualquer tipo de família. Ela é planejada para ser eficiente disponibilizando um maior espaço para mantimentos e utensílios domésticos.
Os móveis modulados possuem a característica de caberem em qualquer espaço. Eles são bem mais econômicos, mas, também, são de boa qualidade e vêm prontos da fábrica.
Ao ter uma cozinha modulada, você pode conseguir um resultado semelhante ao de uma cozinha planejada, mas pagando menos. A montagem dos armários de cozinha modulada é mais barata, porque não estará pagando pelos valores altos cobrados por lojas, com necessidade de um projetista e um marceneiro.
A desvantagem que o móvel nem sempre é adaptado para o espaço disponível, e por isso, os armários de cozinha tem que caber no espaço disponível. Para ter uma cozinha modulada é importante medir tudo corretamente antes de escolher e comprar os módulos.
Como escolher?
Para aproveitar o espaço da sua cozinha de forma eficiente, antes de medir, é preciso medir o espaço total para que o caminho não fique bloqueado na área do fogão, da pia e a geladeira.
É necessário saber onde ficam os canos de água e a fiação elétrica na parede. Dessa forma, será mais fácil distribuir os módulos, deixando alguns móveis perto de tomadas, sem o risco de perfurar um local errado durante a instalação.
Uma cozinha embutida é constituída de armários suspensos e uma bancada alongada para uma maior capacidade para um armazenamento de forma otimizada e funcional.
Ela é indicada para casas e apartamentos que possuem pouco espaço. Elas podem ser desenhadas com um mobiliário modular, mas, principalmente para móveis planejados.
O modelo de cozinha embutida é de fácil instalação e de integração perfeita, deixando espaço disponível. Ele é feito para atender às principais necessidades dos moradores, possuindo fornos e eletrodomésticos alinhados de forma funcional. O forno, por exemplo, pode ser instalado em uma altura que evite que uma pessoa tenha que se abaixar constantemente.
Com a cozinha embutida, você pode criar ótimas formas para fazer adaptações para o armazenamento de diversos objetos, com muita funcionalidade. Haverá uma maior amplitude, com uma boa bem organização que proporcione boas experiências.
Dentre as desvantagens de ter uma cozinha embutida, está o custo elevado para projetá-la. Além disso, alguns reparos podem trazer grande dificuldade, devido ao fato de serem feitas para o espaço já definido e limitado.
Ela não indicada para pessoas que gostam de mudanças constantes na decoração. Também, não é a ideal para ser usada em apartamentos ou casas alugadas, já que seria um investimento perdido se ocorrer uma mudança de endereço.
Como escolher?
Leve em consideração o espaço disponível na cozinha, a localização da instalação hidráulica, onde ficará cada coisa, tamanho da pia, quantas gavetas serão necessárias, o tipo de material e acabamentos, disposição da iluminação no espaço...
A cozinha integrada, também, é conhecida como cozinha americana, não há uma separação muito forte com paredes e portas. Ela precisa só de meia parede para fazer separação da sala de jantar, sendo que esta meia parede, normalmente, possui uma pedra em cima que funciona como um balcão entre a cozinha e a sala de jantar e sala de estar.
Uma cozinha desse modelo é ótima para espaços pequenos, dando a sensação de amplitude por não haver divisões. O balcão que divide a cozinha da sala pode ser planejado e para fazer refeições rápidas ou para receber amigos.
Para obter uma integração completa, é preciso investir em móveis que combinem nos espaços. Isso pode precisar de grande investimento em mobiliários que devem ficar sob medida ou peças únicas que complementam o espaço. Mas apesar do gasto, os espaços da cozinha ficarão completamente personalizados.
Como escolher?
A cozinha precisa de um projeto feito por um arquiteto para definir se é uma boa opção e para que tudo se adapte a casa. Mas, o próprio proprietário, pode fazer as mesmas dos outros modelos.
Há casos em que ter uma cozinha integrada não é uma boa opção, e só o profissional de arquitetura será capaz de verificar isso. Assim, o projeto criado poderá atender melhor às necessidades.
Por Redação e G Produções Editoriais