O homem sempre foi meio nômade por natureza e isto pode ser observado nos livros antigos onde é retratado que desde o início da civilização humana, o ato de mudar de um lugar para outro era comum.
Naquela época, muita das vezes as razões que levavam as pessoas a mudar era a busca por alimentação, terras mais férteis ou mesmo guerras que forçavam as pessoas a se locomoverem.
Atualmente, os motivos que levam uma pessoa a mudar de casa são muitos. Talvez os mais comuns para provocar a mudança de casa e consequentemente de endereço sejam os seguintes:
Acho que o objetivo da mudança é sempre buscando uma solução, afinal ninguém vai mudar sem motivo para um local onde há fortes indícios de problemas. Mas na prática a própria mudança em si é um problema e quem já mudou de casa sabe muito bem disso. Depois da mudança a esperança é que as coisas se ajeitem.
Pode mudar em muitos aspectos. Se a nova casa for melhor, mais espaçosa, oferecer melhores condições de moradia, geralmente o impacto é positivo na vida de todas as pessoas quem por sua vez tem o humor melhorado e consequentemente melhora a relação entre todos.
Contudo, em caso de uma nova casa que piore as condições de moradia, como falta de espaço, acúmulo de coisas, bairro ou rua muito movimentada e barulhenta, entre outros aspectos negativos como este, o impacto também pode ser negativo.
Com isso, uma mudança de casa é quase que invariavelmente uma mudança de vida, que pode ser para melhor ou pior.
Avalie o valor do aluguel e compare com outras casas ou apartamento na mesma região. Conheça as condições contratuais para a posse do imóvel, bem como sua desocupação. Verifique as condições da casa ou apartamento e também da vizinhança.
Comprar uma casa é algo mais sério do que simplesmente alugar uma, pois no caso do aluguel você pode sair quando quiser e ir morar em outro lugar, mas no caso de compra o compromisso é maior e com isso os cuidados também devem ser. Algumas dicas:
Sim. Como já explicado acima há inúmeras razões para acreditarmos que ao mudar de casa, ocorre também uma mudança de vida, que pode ser para melhor ou pior. Isto já é um bom motivo que tal decisão é de suma importância.
Mudanças residenciais são deslocamentos de pessoas, geralmente famílias, de um determinado endereço para outro em uma mesma cidade ou para outras cidades e localidades. É uma ação relativamente comum e tende a ocorrer com maior frequência com pessoas que não tem casa própria e depende de aluguel.
Além das pessoas, a mudança também envolve o deslocamento de móveis e eletrodomésticos da família, assim como a adaptação de toda a infraestrutura que a casa precisa.
Normalmente as pessoas não gostam de fazer mudanças pelo fato de dar muito trabalho e não poucas as vezes gerar muito transtorno. Para muitos, só a ideia de mudar de casa já é motivo de preocupação.
Só quem já mudou para saber o transtorno que é desmontar tudo em uma casa e remontar em outro lugar. Normalmente é um processo extremamente trabalhoso e que exige muita paciência até as coisas se organizar.
As mudanças residenciais são bastante identificáveis em alguns cenários e dentre eles podemos destacar os seguintes:
Depende. Para muitas pessoas, uma mudança residencial é algo muito pessoal e com isso elas mesmos precisam colocar a mão na massa para organizar tudo, desde desmontar, embalar e auxiliar na forma de transporte. Mas para outros, eles não querem nem ver e preferem chegar do trabalho e nova casa já estiver pronta. É claro que há um custo para terceirizar e se isto não for um problema, eu diria que vale a pena sim.
Fica. Neste caso é preciso levar em todo todos os valores envolvidos e quando você considera tudo isso perceberá que uma mudança geralmente é cara. Considere:
Quais os principais problemas envolvidos em uma mudança?
Há muito que podem surgir, mas creio que dentre os mais comuns e conhecidos podemos destacar os seguintes: