A escolha do local para a moradia é uma das decisões mais importantes da nossa vida, afinal a casa onde moramos é o local onde passamos boa parte da vida, nos relacionamentos com vizinhos e a sociedade em volta. É ali também que criamos nossos filhos e a escola onde vão estudar, os amigos que irão ter e as influências que sofrerão, em boa parte dos casos está associada à localização onde decidimos estabelecer nossa moradia.
Muita gente, por opção ou por falta dela escolhe ou é escolhido para morar em bairros bastante afastados, eu particularmente já morei em um bairro bem distante do centro da cidade e baseado na minha experiência, cheguei à seguinte conclusão:
O trânsito é um dos piores inimigos de quem mora distante. No meu caso além de uma avenida muito perigosa, dada a alta velocidade e desrespeito dos motoristas, tinha que atravessar o anel viário da cidade sempre que quisesse ir ao centro ou quase que em qualquer lugar da cidade. Isto me cansou muito.
Eu tinha um escritório em casa e dependia muito de comunicação, especialmente de internet e a qualidade era muito ruim, dada a poucas opções de conexão, sendo apenas via rádio. Isto além de dificultar meu trabalho, causou muito stress e desgaste.
Outro ponto que considerei foi a estrutura do bairro, no meu caso e no case de muitas pessoas, falta farmácia, supermercado, academia e outros recursos que usamos com mais frequência. Isto remete ao primeiro item, ou seja, trânsito para o deslocamento para outras regiões com mais frequência.
Depois de um tempo acabei optando por mudar para uma casa em uma região mais central. O resultado é uma dependência muito menor de carro e consequentemente menos exposição ao trânsito, a solução dos problemas de comunicação, especialmente de internet, já que aqui tenho banda larga via cabo que é infinitamente melhor do que rádio e acesso a serviços e estabelecimentos de uma maneira muito mais rápida e fácil.
Mas nem tudo são flores, para muita gente a região central é um problema, pois durante o dia ferve de gente e movimento e a noite fica muito isolada. Morar em regiões centrais torna mais complicado o acesso a estacionamento que anda cada vez mais escasso e o excesso de trânsito que as vezes ou sempre, incomoda.
Qual sua experiência e sua preferência quanto a moradia? Você prefere morar em regiões mais próximas ao centro ou em bairros mais afastados? Dê a sua opinião no formulário abaixo.