As portas de uma casa exercem um importante papel na funcionalidade da casa como um todo, afinal, são através delas que nos locomovemos de um cômodo para outro, de dentro para fora do imóvel e vice-versa.
As portas podem apresentar problemas de funcionalidade dependendo da largura, altura, tipo do material que foi usado na sua construção, a maneira como ela foi assentada, dentre outros exemplos.
Dentre os diversos tipos de portas, a de vidro é um dos modelos bastante explorado, exatamente por oferecer diversas vantagens. Abaixo, algumas perguntas com suas respectivas respostas sobre o assunto.
Embora o seu uso seja mais comum em prédios comerciais, como escritórios, é possível fazer seu uso em residências também e talvez esta seja uma tendência cada vez maior. Em locais como cozinha, lavanderia e outros locais considerados molhados é uma boa opção colocar portas de vidro.
Como veremos abaixo, existem diversas vantagens de seu uso em residências, especialmente por um custo mais acessível, ser muito durável, ser indicado para o uso em áreas molhadas, dentre outros.
Quando construí minha casa, cheguei a considerar a ideia e para este caso usaríamos uma porta com uma película branca e opaca que impediria a visualização de um lado para o outro, mas depois mudamos de ideia e colocamos madeira. Parece que não é muito comum e apesar de existir as películas que tornam a visão opaca, não soa muito bem em residências. Fica melhor para prédios comerciais.
De fato esse é um cuidado que você precisa ter, pois a porta de entrada além de ter o fator estético, tem também grande importância no aspecto de segurança. Então dependo do lugar onde você mora, o uso de uma porta de vidro de entrada pode não a melhor coisa a se fazer.
No caso da cozinha já é mais comum e faz bastante sentido, visto que é uma área molhada e o vidro é uma boa opção para esses casos. Já o banheiro é mais complicado, pois mesmo com a película, ainda teríamos o problema da iluminação, já que ela não corta toda a luz. Então se for um banheiro de uma suíte e você acender a luz do banheiro a noite, o quarto poderá receber luz. Também não é muito habitual usar porta de vidro no banheiro.
Durabilidade: O vidro é um material que não acaba, exceto se ele quebrar, logo a sua durabilidade é muito grande. Este é um dos grandes apelo para o uso deste material que é, obviamente, muito usado na construção civil e em outros tipos de indústria.
Não enferruja: Ao contrário do que pode acontecer com as tradicionais portas de ferro, o vidro não sofre com corrosão e portanto você não terá de se preocupar com a manutenção dele, como pinturas, envernizamento ou outros processos necessários para proteger o material da porta.
Não pega umidade: O vidro não tem problema de unidade e com isso o seu uso para a ser bastante indicado para áreas molhadas ou aquelas que ficam mais expostas a umidade e chuvas, por exemplo.
Custo: Seu custo também é bem menor em relação aos demais materiais e com isto faz sentido seu uso para muitas pessoas. Conta ainda o fato de a instalação ser mais simples e não precisar de batentes.
Dentre outros
Transparência: Primeiro ele é transparente e em locais onde isto não pode acontecer é necessário usar películas opacas para contornar este problema. Por esse motivo deve-se pensar bem em usar vidros como janelas de dormitórios ou em locais onde a transparência seja um problema.
Pode quebrar: Este é o ponto fraco do vidro e embora as lâminas sejam bastante grossas é evidente que em caso de um choque muito forte, pode quebrar. Então é bom ficar atento ao bom uso deste material.
Limpeza: A limpeza é mais delicada já que requer um pouco de dedicação e a sujeira aparece com mais facilidade.
Segurança: Portas de vidro transparente tem também um sério problema de segurança, pois em alguns casos as pessoas podem não perceber que a porta está fechada e chocar-se com o vidro. Em minha casa que tem uma dessas na cozinha, ela já fez algumas vítimas, nada sério, mas acontece.
Uma porta de vidro pode ser bem mais barata que os demais modelos. Ito porque não é preciso de batentes, pintura, verniz e quando você compra, já está embutido o valor da colocação dela. Desta forma, creio que em relação ao custo faça bastante sentido o seu uso, tanto em portas como em janelas.
Sim. Quando construí minha casa, eu precisava de uma porta de vidro que fechasse em L (imagem acima). Confesso que não foi fácil achar uma empresa que fizesse, mas foi feito e funciona perfeitamente bem com fechadura de dentro e de fora, inclusive. Isto sem a necessidade de criar uma estrutura de alumínio em volta, ou seja, ela fecha vidro com vidro.
Este modelo se mostrou muito funcional e não tive problemas com a fechadura em vários anos que morei ali. Esta é uma solução bem simples e que resolve muito bem sem precisar daquelas estruturas de alumínio, que encarece a porta.