A construção ou reforma de uma casa é algo que exige muita dedicação, não só na execução do trabalho como no planejamento das etapas. Os detalhes de cada cômodo ou de cada objeto precisam ser discutidos e analisados separadamente e respeitando as devidas particularidades de cada um. Um desses detalhes é no caso do vaso sanitário, por exemplo se você vai optar por usar uma válvula hidra ou se usará o caso com a caixa acoplada.
Veja aqui algumas imagens de válvula hidra e aqui imagens de caixa acoplada.
A válvula Hydra é aquela que é usada na parede diretamente no encanamento de água liberando a água para o vaso quando acionada e bloqueando a passagem da água logo em seguida. Este tipo de válvula foi muito usada antigamente nas construções, mas tem sido pouco recomendada atualmente. O principal problema dela é a manutenção que é comum e também o fato dela estar integrada na parede o que poderia gerar maiores problemas em caso de troca, por exemplo.
Vantagens:
Desvantagens:
Veja nas imagens desta galeria os diversos modelos de válvula hydra, muitas delas explicando o funcionamento interno, as partes que compõe a válvula e outras informações úteis e ilustradas.
A caixa acoplada é aquela que é usada em conjunto com o caso sanitário e fica em cima dele. Esse parece ser o modelo mais indicado e usado nas novas construções de casas e apartamentos. A vantagem é a fácil manutenção e a pouca possibilidade de problemas já quem tudo é mais acessível nela.
Vantagens:
Desvantagens:
Quando o assunto é água, pouca coisa parece estar livre de mal funcionamento, afinal, basta uma simples fissura para que a água comece a infiltrar. Em épocas de mudanças bruscas de temperaturas, uma borracha que serve de base para a colocação da caixa acoplada, por exemplo, as vezes gera vazamento, o mesmo pode acontecer com as válvulas hydra que tem também uma borracha que pode ceder com o constante uso e gerar um pequeno vazamento. Mas ainda assim a caixa acoplada ainda é a melhor opção pela facilidade de manutenção, estética e outros fatores.
A caixa é mais comum. Talvez por sua maior facilidade de instalação e manutenção. Conforme visto acima há vantagens e desvantagens deste modelo, mas ainda assim ele se destaca. A válvula hydra talvez seja mais comum em construções mais sofisticadas, mas nas casas e apartamentos de padrões mais baixos e médio, creio que ainda seja a caixa acoplada.
Não. Apenas os modelos que tem o chamado duplo acionamento, ou seja, o botão de apertar para dar a descarga é duplo, sendo que um deles libera mais água do que o outro. A essa economia de água é que se deve o termo ecológica.
Com certeza a caixa acoplada é mais barata. Isto porque ela já vem pronta, bastando assentar. Já no caso da válvula precisará de bastante encanamento e mais mão de obra para assentar. O tempo empregado também é muito maior, logo é mais vantajoso do ponto de vista econômico e também no racionamento de tempo de construção.
Quando o problema de entupimento for frequente é preciso investigar as causas, mas certamente está relacionado com a baixa pressão da água que não consegue levar todos os dejetos de uma única vez. Quem usa válvula hydra geralmente não tem esse problema, pois a pressão da água é bem forte.
Também é preciso identificar o que está sendo jogado no vaso, pois existem coisas que se jogar vai entupir mesmo. Papel higiênico é aceito com moderação, mas ainda assim eles podem ser um dos motivos de entupimento.