Ao construir ou reformar uma casa, o tipo de telha usado é de vital importância para garantir um bom resultado, seja ele estético, bem como funcional também. Existem vários tipos de telhas que usam os mais diferentes materiais na sua fabricação e os preços também podem variar bastante. Evidentemente, os propósitos de cada construção devem exigir uma telha que esteja de acordo com orçamento disponível, bem como com o resultado esperado, tanto em termos de estética, como de funcionalidade.
Na relação abaixo os principais tipos quando ao material usado na sua construção.
Telhas de barro ou cerâmicas são as mais antigas e tradicionais usadas no Brasil. Esse tipo foi basicamente a telha usada nas construções rurais e urbanas por muito tempo. Hoje, embora seja ainda muito usada, ela divide espaço e mercado ou outros tipos também. Tem a vantagem de ser relativamente barata e oferecer um bom acabamento estético, bem como ser muito durável.
Veja aqui exemplos de telhas cerâmicas
Apesar de ainda ser muito usado atualmente, esse tipo de telha vem enfrentando forte concorrência de outros modelos e tipos de materiais que tem sido largamente usado nas construções mais modernas e atuais.
As telhas de concreto são outra alternativa bastante usada em muitas construções e apesar de seu preço ser um pouco mais alta, ela tem a vantagem de oferecer um acabamento diferenciado e tem sido usada em construções de médio e alto padrão.
Veja aqui exemplos de telhas de concreto
O grande diferencial desse tipo de telha é de fato a sua beleza estética que pode conferir um diferencial enorme no telhado. O custo também pode ser mais alto e por isso é o modelo mais adequado para casas de um padrão mais elevado e também para situações em que o telhado fica aparente.
Também conhecida pelas principais marcas como a Brasilit e Eternit, elas tem na verdade o nome correto do produto que é usado para a sua construção, que é o fibrocimento. São telhas geralmente grande e poucas peças são necessárias para cobrir uma grande área de telhado. Usada geralmente em construções mais simples ou em telhados embutidos, que são aqueles que ficam escondidos por platibandas.
Veja aqui exemplos de telhas de fibrocimento
Vale lembrar que as telhas de fibrocimento usavam antigamente o amianto que foi o material proibido no Brasil, pois considera-se que ele possa ser cancerígeno. Desde a sua proibição, os fabricantes de telha de fibrocimento não têm usado mais esse material e normalmente essa informação vem contido nas novas telhas com a inscrição “sem amianto”.
O modelo galvanizado é feito de aço e geralmente é destinado à cobertura de galpões, barracão e outras grandes áreas. Ela é leve e por isso é muito usada nesses locais. Aquece muito e é indicado para telhado altos a fim de amenizar um pouco os efeitos do calor.
Veja aqui exemplos de telhas galvanizadas
A telha sanduíche é feita geralmente por três camadas, sendo duas de aço galvanizado e a camada interna de isopor. Com isso ela se torna uma ótima opção para isolamento térmico do telhado e as vezes é chamada também de telha ecológica.
Veja aqui exemplos de telhas sanduiches
Esta é a telha que tem atraído atenção de muitas pessoas e talvez ela seja de fato uma das melhores alternativas que temos atualmente. Ela é leve e pode ser fabricada em diferentes tamanhos, facilitando não só a sua instalação, bem como com a possibilidade de cobrir espaços grandes. O seu grande atrativo é, contudo, o fato dela ser térmica e acústica, algo muito desejado para um país quente como o nosso.
Um modelo que deve ser usado em locais onde não haverá nenhum tipo de carga sobre o telhado, pois é um material mais sensível. Creio que ela pode ser vista como uma alternativa ao fibrocimento. Pode ser encontrada em várias cores e formatos.
Veja aqui exemplos de telhas de PVC
Telhas de vidro podem ser usadas para fins decorativos, mas geralmente a sua principal função é iluminação. Em alguns locais mais fechados como varandas, corredores ou garagens, as vezes fica muito escuro e então são usados algumas peças de telha de vidro para permitir que a iluminação natural entre no ambiente.
Veja aqui exemplos de telhas de vidro
Não é usual você fazer um telhado inteiro usando telhas de vidro, como explicado acima, normalmente são usadas algumas peças em alguns pontos localizados para permitir a entrada de luz.
As telhas feitas de polipropileno são translúcidas e permitem a passagem da luz, embora elas protejam dos raios UV do sol. São boas alternativas ao fibrocimento e indicada para locais abertos como garagens, varandas e outros.
Veja aqui exemplos de telhas de polipropileno
O telhado aparente é aquele modelo tradicional onde ele fica visível, enquanto o telhado embutido é escondido por uma pequena parede, chamada de platibanda. O modelo embutido tem sido usado em boa parte das novas construções como uma nova estratégia de arquitetura, contrapondo assim no estilo antigo de telhado aparente. Ele tem como grande apelo à modernidade. Minha esposa não gostava muito deste tipo de estratégia e diz que a casa ficava parecendo clínica, mas ela já se acostumou com a ideia, até porque temos em casa.
Amanda térmica tem como finalidade bloquear os efeitos do sol impedindo que o calor por ele produzido seja transferido para dentro do imóvel através do telhado. Ou uso da manta térmica pode ser feito de várias formas, mas usualmente ela é colocada entre o madeiramento e as telhas. Desta forma ainda que as telhas recebam o calor do sol e aqui esquente bastante durante o dia, a manta impede que esse calor seja transferido para o restante da estrutura da casa.
Eu já vi algumas casas onde a manta térmica foi colocada em cima do telhado, talvez por algum tipo de limitação que impedia tirar as telhas para colocar no local costumeiro. Neste caso o efeito é praticamente o mesmo, a única diferença é que a manta vai ficar exposta e produzir uma aparência não muito bonita para o telhado.
As telhas de barro ou cerâmicas são muito usadas na construção civil embora esteja sofrendo hoje bastante concorrência de outros tipos de telhas, elas ainda são muito comuns, especialmente nas construções mais simples.
Esse tipo de telha é muito eficiente e atende perfeitamente bem o propósito de cobertura de uma casa, mas exige certo cuidado no seu manuseio e o uso. O grande problema dela é que elas quebram com bastante facilidade, desta forma andar em cima do telhado não é uma prática muito recomendado, embora seja necessário em alguns tipos de instalação ou manutenção no telhado. Uma recomendação bastante importante é você manter uma quantidade de telhas para substituição, quando houver alguma trinca ou mesmo quebra de alguma peça quer seja por manutenção do telhado ou até por vento muito forte que pode arrancar e quebrar telhas.