Dicas e informações sobre casa e
construção

Tipos de portas: Balcão, giro, pivotante, sanfonadas, correr e mais

Conheça neste artigo os diversos tipos e modelos de portas como a balcão, de giro ou tradicional, pivotante, sanfonadas, correr e bang bang. Veja as aplicações e exemplos. Perguntas e respostas sobre tipos de portas. Porta de correr? Portas de Ferro? Portas de madeira? Quais as desvantagens das portas de madeira? Portas de alumínio?

As portas de uma casa têm vários papeis como a segurança, comodidade, acesso, estética e outros. Contudo, cada residência tem uma característica e uma necessidade, isto torna necessário avaliar os vamos modelos de portas para descobrir qual é a mais indicada para cada ambiente. Na relação abaixo mostraremos esses modelos com imagens e ilustrações de cada uma delas.

Porta de giro ou tradicional

Esta é a mais tradicional delas e usada tanto em prédios comerciais como residenciais. São as portas onde a base da abertura é fixada no batente com o uso de uma dobradiça e assim permite-se o seu fechamento e abertura.

Esse tipo de porta é muito usado em banheiros, dormitórios, cozinha ou sala. De certa forma é o modelo tradicional de uso na maioria das casas e funciona muito bem graças a sua simplicidade e a maneira eficiente de funcionar.

Veja aqui exemplos de portas de giro

Porta de correr

Este modelo tornou-se também bastante usado tanto pelo estilo da porta, como também por certas necessidades, afinal em algumas construções o modelo de giro não é uma opção e nesses casos as vezes opta-se pelo modelo de correr para ganhar espaço no ambiente.

Muito indicada para locais onde você não tem muito espaço para abertura, mas tem espaço lateral para promover abertura na horizontal. Também é muito útil quando você deseja colocar duas folhas de portas e assim ter uma abertura maior.

Veja aqui exemplos de portas de correr

Porta pivotante

A porta pivotante é muito parecida com a de giro, mas a diferença reside no fato de esta não usar dobradiça ou estar fixada no batente, mas sim ter um pivô que é fixado no piso e na parte superior do batente. Este pivô geralmente fica a alguns centímetros do batente, permitindo que a porta abra e feche girando em cima desse pivô.

Veja aqui exemplos de portas pivotantes

Porta camarão

A porta camarão é uma espécie destinada a locais com pouco espaço de abertura. Inicialmente ela é similar ao modelo de giro, quando ao uso de dobradiça e ser fixada no batente, o que muda é que ela tem uma quebra exatamente no meio da porta e é como se ela tivesse duas folhas.

Veja aqui exemplos de portas camarão

Porta bang bang

Este tipo de porta tem esse nome pois era típico dos salões ou bares nos filmes de faroeste ou bang bang, como também são conhecidos. Formado por duas folhas e cada uma delas fixadas em um batente, o seu fechamento e abertura se dá do centro para fora. Normalmente as folhas não fecham todo o espaço da porta e portanto ela é usada não como uma porta de segurança, mas apenas de separação de ambientes.

Veja aqui exemplos de portas bang bang

Porta sanfonada

O modelo sanfonada é outro tipo usado para locais com pouco espaço para abertura. Geralmente feita de um material mais leve, como PVC, pois assim facilita a abertura e fechamento dela.

As portas sanfonadas podem ser bastante úteis para locais bem apertados onde não há muito espaço para instalação de uma porta convencional. Em alguns locais tem se usado muito em banheiros ou pequenos cômodos com acesso um pouco mais restrito. Deve se considerar que essa porta não oferece muita segurança, sendo necessário um bom planejado o seu local de uso.

Veja aqui exemplos de portas sanfonadas

Com informações de Leroy Merlin

Algumas perguntas e respostas sobre portas

Quais os tipos de portas mais adequada para banheiro?

O banheiro é considerado também uma área molhada e este é um dos primeiros aspectos a considerar. Além disso ele é o cômodo da casa que exige bastante privacidade, desta forma precisa ser o material opaco. Normalmente se usa portas de madeira sendo geralmente as mesmas portas que você usa nos quartos, com a diferença que ela tende a ser um pouquinho mais estreita. Mas é possível usar também portas de alumínio e até de ferro. Mas sempre observando o que ela precisa ser opaca. Neste caso portas de vidro ou que levam detalhes em vidro nunca são boas opções para banheiro.

Todas as portas têm um tamanho padrão?

Não, cada porta pode seguir um padrão, mas existem vários padrões de tamanhos de portas. Na verdade, altura e quase sempre a mesma, mas a largura difere um pouco. Existem portas com 70 cm de largura que são chamadas de portas de banheiro. Existem os padrões de 80 cm de largura que são portas de dormitórios, também usadas em corredores, por exemplo. Já as portas de 90 cm ou 1 metro de largura são comuns para sala, como na entrada da casa. Essas são as larguras mais comuns, mas na verdade existem portas bem mais largas do que essa que são muito usadas na entrada na sala.

Portas de vidro é uma boa estratégia?

O vidro é o material muito utilizado na construção civil e ultimamente tem sido empregado bastante o seu uso na fabricação de portas, especialmente de portas de correr. Sem dúvida ele agrega bastante valor a porta, graças a sua durabilidade e pelo fato de ser transparente e assim poder oferecer entrada de luz natural ao ambiente. É bem indicado para portas de cozinha onde a questão da iluminação é muito importante, sem contar que ele pode ser lavado e portas de cozinha geralmente pode acomodar um pouco mais de sujeira.

Vale a pena a porta de correr?

Se seu desejo é aproveitar melhor o espaço, uma boa pedida é investir na porta de correr – que desliza para a lateral quando aberta. Quem também cumpre muito bem essa função é o modelo sanfonado, que é aberto para o lado, formando uma sanfona. Já o modelo de giro, também conhecido como porta de abrir, é o tipo mais tradicional do mercado.

E as portas de Ferro?

A porta de madeira é reconhecida por ser elegante e um material bastante resistente. Há muitos tipos como é o caso de portas de madeira maciça ou aquelas que são ocas. Este último tipo é mais usado para portas internas como quartos, banheiros e outros, já a de madeira maciça é mais comum para portas externas onde é necessário um material mais resistente.

Quais as vantagens e desvantagens das portas de madeira?

A porta de madeira é reconhecida por ser elegante e um material bastante resistente. Há muitos tipos como é o caso de portas de madeira maciça ou aquelas que são ocas. Este último tipo é mais usado para portas internas como quartos, banheiros e outros, já a de madeira maciça é mais comum para portas externas onde é necessário um material mais resistente.

A desvantagem deste material é que ele não pode ficar exposto a chuva ou umidade, requer manutenção de pintura ou verniz e a madeira pode expandir ou contrair dependendo da umidade, com isso é comum em determinada época do ano a porta pegar um pouquinho no batente ou no piso em função da sua expansão.

O que é porta semi-sólida (Porta Semi-oca, Porta Sarrafeada)?

Com maior resistência estrutural esse padrão conta com sarrafos longitudinais no seu interior. A disposição estratégica dos mesmos permite estabilidade nas superfícies. Utilizada em ambientes internos.

Compensa investir em portas de alumínio?

As portas de alumínio são boas alternativas tanto para áreas internas ou externas, mas é mais comum o seu uso como portas externas, especialmente na cozinha, nas portas balcões ou portas janelas que muitos colocam nos quartos. A vantagem deste tipo de porta é que o alumínio é altamente resistente a água, ferrugem, sal (no caso de cidades litorâneas), entre outros. Como desvantagem pode ser o seu custo que geralmente é um pouco maior.

O que é porta colmeia?

Formação interna de materiais ecológicos e desenho que lembra uma colmeia, esse padrão oferece o melhor custo beneficio do mercado na aplicação de portas de madeira para interior de sua residência. Esse padrão tem como diferencial o peso reduzido das portas. Utilizada em ambientes internos.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.