As janelas de uma casa podem ajudar na valorização do imóvel, bem como oferecer aos moradores uma série de benefícios que vão desde a estética do imóvel até questões de funcionalidades que impactam diretamente a vida das pessoas que moram na casa.
Portas e janelas são elementos de importância singular em uma casa. No ato da construção, a decisão sobre o tipo de material a ser usado é uma etapa importante, pois os preços variam muito e a aplicação também. Veja abaixo alguns tipos de janelas e as principais características de cada uma.
Janelas de ferro são as mais comuns ou pelo menos eram. Por serem em muitos casos mais baratas, tornaram mais populares também. Existem diversos tipos desde modelos simples e baratas até janelas mais sofisticadas com controle de abertura e várias laminas. Como desvantagens há a possibilidade de corrosão, ferrugem e por isso elas devem estar sempre bem pintadas e evitar ao máximo a umidade constante.
Vantagens:
Desvantagens:
O alumínio tem se tornado uma alternativa para janelas de casas e apartamentos. Em cidades litorâneas é muito comum este tipo material em portas e janelas, já que o sal pode corruir facilmente estruturas de ferro e o alumínio é resistente à corrosão. Você pode comprar janelas de alumínio puro apenas ou aquelas que já vêm pintadas, geralmente na cor branca.
Vantagens:
Desvantagens:
Os formatos de janelas de PVC podem ser usados em algumas situações também. Nunca usei este tipo de material em janelas de minha casa, mas há uma variedade de modelos como pode ser visto no vídeo abaixo:
Janelas de madeira são elegantes, deixam a casa com o ar mais rústico e mais bonito. As desvantagens do uso de madeira em janelas é que elas não podem estar expostas a chuva e portanto é necessário colocar um toldo ou uma varanda coberta em torno da casa para evitar o contato com a água da chuva. Também é mais trabalhoso para a limpeza e manutenção, especialmente aquelas janelas com muitos detalhes e muitos quadrinhos com vidros.
Vantagens:
Desvantagens:
A moda atual é usa apenas vidro como ocorre nos modelos de Box de banheiro com os vidros, tipo blindex. Apartamentos e casas, cada vez mais usa este tipo de material em janelas. A vantagem é a praticidade de limpeza e conservação, por exemplo, mas como desvantagem temos o fato da necessidade de cortina, o que não é nem de longe uma boa ideia para pessoas que tem algum membro da família com algum tipo de problema alérgico.
Vantagens:
Desvantagens:
Na janela da sala da minha casa, tenho enfrentado um problema que ocorre sempre que tem chuva forte. Entra água para dentro da sala. Já chamei a empresa que fez a instalação e por fim eu mesmo fiz alguns ajustes, mas nada resolve o problema.
Pelo fato dela ser feita sob medida, não existe um padrão de fabricação como ocorre nos modelos de ferro, alumínio ou mesmo no de madeira. Esta falta de padrão é boa, por é possível criar modelos e tamanhos personalizados, mas pode gerar problemas como este, que certamente não existe em outro local onde eles colocaram uma janela similar.
Cada caso é um caso e depende muito da proposta de cada um e do projeto também. Basicamente, acredito que em função da durabilidade, resistência e custo, os modelos de alumínio seja uma boa alternativa. Enfim são vários fatores que precisam ser analisados para chegar a conclusão do melhor modelo.
Na construção da minha casa eu fiz um mix entre vidro e alumínio. Para os dormitórios eu coloquei janelas de alumínio, já para a sala, cozinha, banheiros e escritórios eu usei janelas de vidro. A combinação é boa e acredito que resolva o problema da maioria das pessoas em termos de janelas para casa.
Mas atualmente as pessoas tem optado muito pelo uso do vidro nas janelas. Esta opção faz sentido pelos motivos acima mencionados, pois ao aliar menor custo e a durabilidade que este produto oferece, não resta dúvida de que é uma excelente opção. Também deve se considerar a questão da modernidade e assim fica mais evidente seu valor para a construção civil.
Contudo, não podemos fazer generalizações e cada projeto é único, desta forma, cabe a cada um avaliar o produto que se encaixa melhor na proposta da construção da sua casa e assim tomar a decisão certa.