O uso de certos materiais na construção de uma casa dependerá de vários fatores que precisam ser estabelecidos previamente, entre eles está o tipo de bloco ou tijolo que será usado nas paredes da construção. Antigamente os tijolos eram praticamente soberanos, mas com o aparecimento de novos produtos houve uma substituição em muitos casos visando uma série de benefícios que esses novos materiais proporcionam. Hoje usa-se basicamente os tijolinhos de barro, blocos de concreto ou os cerâmicos.
É o mais tradicional e tende a dar uma boa sustentabilidade à parede pelo fato de ser denso e feito de barro. Tem como inconveniente o fato de usar muito material e tornar a construção mais demorada, pois como ele é menor, o assentamento dele é mais demorado.
Principais usos:
O tijolinho pode ser usado inclusive como recurso decorativo, assim além de ser usado para construir uma parede ou muro, pode ser agregar a ele pintura específica ou usar modelos mais trabalhados para gerar uma textura decorativa muito bonita.
Veja aqui uma galeria de imagens com diversos tipos de paredes e com resultados estéticos bem interessantes inclusive em alguns casos. Enfim, este é um produto que pode ter muitas utilidades e com um pouco de criatividade dá para fazer coisas bem bacanas com ele.
Decoração
Vale lembrar que existe uma forma de aplicar o tijolinho apenas como forma de decoração, mesmo em uma parede já existente e mesmo que ela não tenha sido feita com tijolinho. Trata-se de um recurso estético que aplica apenas meio tijolo, ou um tipo de tijolinho cortado ao meio que é usado exatamente para este caso. Abaixo você poderá observar algumas galerias de imagens onde o tijolinho (inteiro, cartado ao meio ou até papel de parede com aparência de tijolo) é usado para criar efeitos decorativos muito bacana.
Os blocos de concretos estão de certa forma em alta e é muito usado na construção de grandes áreas como galpão, muros e inclusive edifícios de apartamentos. Na minha cidade pelo menos tenho visto muito o uso dele em edifícios. É uma boa opção em termos de volume e produtividade, mas ele é reclamado por muitos como tendo pouca eficiência acústica e principalmente térmica.
Principais usos:
Veja aqui uma galeria de imagens de blocos de concreto. Perceba que há uma variedade de tamanhos e formatos dele que podem ser usados em situações bem distintas.
Estes são os preferidos para a construção de casas e graças a uma variedade de modelos é possível encontrar blocos cerâmicos para diversas aplicações. O mais usado até então era o chamado bloco cerâmico de 8 furos ou 19x19x9. Este tipo de bloco foi a base para milhares de construções, mas hoje muitos tem substituído o uso dele pelo bloco cerâmico de 9 furos que um pouco mais largo e oferece maior resistência à parede, pelo menos para a construção de paredes de casas ele tem sido muito usado. O Bloco de 8 furos ainda é muito usado para muros.
Principais usos:
Veja aqui uma galeria de fotos de blocos cerâmicos, com tamanhos e formas diferenciadas. Em alguns locais esses blocos podem ter nomes diferentes. Creio que os casos mais comuns sejam blocos cerâmicos, lajota, lajotinha, dentre outros.
Em grandes obras, creio que seja o bloco de concreto, já nas obras pequenas como a construção de casas o mais comum é o bloco cerâmico de 9 furos como é mais conhecido. O modelo de 8 furos é mais fino e geralmente usado para muros e não para paredes de casas.
Antigamente se usava o adobe, mas hoje em dia não se usa mais. Além desses que citei acima, está na moda as construções pré-moldadas, que usam placas de concreto já pronta e apenas são encaixadas entre as vigas. Este tipo de construção é mais comum para galpões e grandes obras somo shopping Center, por exemplo.
Existem sim os chamados blocos decorativos que são feitos de cimento, são estruturais e tem ainda a vantagem de serem bonitos. Eles são usados geralmente em muros ou na fachada de algumas construções. São bem mais caros e por isso seu uso é um pouco mais restrito.
Veja aqui alguns exemplos de blocos decorativos
A construção em madeira não é muito típica dos brasileiros, com exceção de algumas localidades mais ao sul do Brasil, não encontramos muitas casas de madeira por ai. Mas ela pode ser usada e é uma boa opção. Contudo ela tem diversas desvantagens como ser mais frágil, cupins, aquecer mais facilmente no calor e um detalhe importante é que casas de madeira não podem ser financiadas no Brasil. Pelo menos não pelos programas oficiais de financiamento como os da Caixa.