Me lembro ainda de quando era criança e via minha mãe e irmãs lavaram roupas na bica de água que tínhamos no sítio onde morávamos no interior de Minas Gerais. Somente quando já estava na adolescência é que meu pai comprou um tanque de concreto e que facilitou muito a vida da minha mão. Hoje temos vários tipos de tanques de lavar roupas, sem contar dos inúmeros modelos de máquinas de lavar que praticamente fazem tudo sozinhas.
Contudo, mesmo com as máquinas, muitas pessoas não dispensam os bons e velhos tanques que geralmente são usados para lavar roupas mais sujas, manchadas ou encardidas. Sem contar que é ideal para lavar sapatos, tênis, chinelos e outros.
São os modelos compostos apenas pela estrutura ou caixa sem a função de bater as roupas. Algumas pessoas conhecem como caixa de lavar roupas. São modelos mais simples e conta com uma parte salientada para esfregar as roupas. Eles podem ter uma, duas cubas ou até três cubas, ter vários formatos e serem feitos de diversos tipos de materiais, como podemos ver abaixo:
Os modelos elétricos além de permitir todas as conveniências dos modelos convencionais, tem a inda a função para bater as roupas e assim fazer a parte do trabalho pesado para você.
Assim como os modelos convencionais, ele pode ser encontrado em vários tipos de materiais, sendo os mais populares o de plástico, concreto e concreto com azulejo. Esses últimos além de muito pesados tem a vantagem de serem bem fortes e resistentes. Veja os modelos abaixo
O tanque de Lavar Roupas com gabinete embutido é projetado para oferecer o máximo em praticidade, permitindo armazenar em seu interior os mais diversos materiais e acessórios de limpeza.
Seus matérias são compostos:
Modelos e tamanhos
O tanque de lavar é um acessório bastante útil na lavanderia. Há muito modelos, como o tanque/caixa de concreto, o tanquinho elétrico e o tanque de lavar roupa duplo que é aquele que tem duas cubas, uma para esfregar e outra para deixar a roupa de molho.
Deste último há pelo menos três tipos de materiais que são usados na sua fabricação, sendo eles:
Mesmo com tanta tecnologia disponível hoje nas máquinas de lavar e secar, que trazem programas de lavagem para todos os tipos de roupas, muitos não abrem mão de um recurso manual, como o tanque de suas cubas.
Há diversas diferenças, mas a principal delas está no processo de uso, pois enquanto um é manual o outro é automatizado com o uso de um motor que irá girar as roupas, tendo a eletricidade como combustível do seu funcionamento.
Sim. Apesar de hoje termos os modelos elétricos, sem contar as máquinas de lavar e lavar e secar, muitas pessoas não dispensam o modelo manual, as vezes chamada em algumas regiões de caixa de lavar roupas. Isto não quer dizer que as pessoas tenham muito o hábito de fazer lavagem manual, mas algumas peças precisam de um auxílio manual para tirar certas sujeiras que a máquina ou o tanque elétrico não dá conta.
Não. Normalmente as pessoas optam pelo modelo manual e um elétrico, podendo ser a máquina de lavar ou o tanquinho elétrico. Geralmente as pessoas de baixa renda ou quem tem pouca roupa para lavar, opta pelo último, apesar de a máquina de lavar ter se tornado super popular no Brasil.
Não. No caso dos manuais como a lavagem é feita pelo uso das mãos, certamente é o que menos estraga. Já o tanquinho elétrico utiliza uma roda para bater a roupa e dependendo da qualidade e o tipo dela pode as vezes gerar alguma avaria, mas não é comum de ocorrer.
Como já vimos atualmente as pessoas tem optado mais pela máquina de lavar e com isso acaba colocando em certo desuso certos modelos de tanques. Com isso torna-se mais difícil encontrar este produto no mercado. Mas ainda é possível encontrar em lojas de materiais de construção das mais antigas e tradicionais ou talvez em lojas de bairros onde as pessoas ainda compram este tipo de produto.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega