Dicas e informações sobre casa e
construção

Ralo invisível, linear ou seca piso de banheiro é bom?

Veja esta análise do ralo invisível, linear ou seca piso, uma vez que coloquei nos dois banheiros da minha casa e aqui vou explicar como ele funciona e se vale a pena colocar.

O ralo de banheiro é um antigo conhecido nosso. Acredito que desde que deixamos de tomar banho nos rios ou dentro de uma bacia e passamos a usar chuveiros, ele tornou-se uma peça fundamental para o correto funcionamento dos banheiros de nossas casas.

O que também é bastante conhecido são vários problemas associados a ele, como ocorrência de mau cheiro em alguns casos, problemas de mau funcionamento, mas principalmente pela possibilidade de animais peçonhentos vindo da rede desgosto adentrarem ao banheiro da sua casa. Baratas e escorpiões estão nessa lista.

Quando construir a minha casa, utilizei o ralo tradicional e depois de algum tempo quando precisei fazer uma reforma, que incluía a troca do piso, tive a sugestão de trocar o ralo tradicional pelo ralo invisível ou linear como também é chamado.

O primeiro momento fiquei curioso com a novidade, fui conhecer o produto na loja e finalmente decidimos trocar nos dois banheiros os ralos tradicionais por esse novo modelo que era bastante promissor.

O que é o ralo invisível?

Também chamado de ralo linear ou seca piso, ele é uma inovação na maneira de escoar água do banheiro. Para aqueles que não conhece, veja a imagem abaixo e um link onde você poderá encontrar diversas outras imagens mostrando o que é esse produto.

Ralo invisível ou linear

Veja aqui outras imagens de ralo seca piso ou linear.

De forma descritiva, o ralo invisível é uma peça de plástico que é conectada à rede de esgoto, como acontece também com o modelo tradicional. Na parte superior ao invés de você ter um ralinho, você tem uma peça revestida com o mesmo piso da sua casa que vai cobrir toda superfície do ralo, escondendo-o de certa forma.

A invenção é bacana, mas algumas considerações precisam ser feitas e neste espaço vou fazer tais considerações levando em conta a minha experiência com este produto.

Preço

O preço dele é bastante acessível e creio que não terá muita diferença do ralinho tradicional. Vale lembrar que ele pode ser encontrado em tamanhos diferentes e feito com materiais diferentes, o que obviamente pode alterar sensivelmente o preço.

Problemas no início

Logo que fizemos a substituição dos ralos e foi colocado o piso, fizemos alguns testes iniciais e um sinal amarelo logo apareceu.

A água não estava sendo sugada ou estava sendo feita de uma maneira extremamente lenta de forma que ela ficava empossada dentro do box do banheiro.

Curiosamente isso acontecia nos dois banheiros o que logo me chamou atenção para um problema potencial do novo ralo que havíamos colocado.

Chamamos o pedreiro de volta e tivemos de fazer muitos testes e finalmente conseguimos solucionar o problema. Sinceramente não sei o que era.

Foi necessário tirar o piso e refazer novamente a ligação dele com a parte do esgoto colocando um cano mais largo, salvo engano foi isso que foi feito.

Com isso o problema foi resolvido. Assim, minha conclusão é que o problema não estava necessariamente no ralo, mas sim a maneira como ele foi colocado. Se você for colocar, peça para o pedreiro ficar bastante atento neste ponto e faça testes repetitivos antes de você colocar o piso e finalizar o trabalho.

Estética

Este é o ponto alto do ralo invisível, afinal de contas como próprio nome diz, ele ficará escondido e embora não seja necessariamente invisível, mas não terá aquele ralo aparente como acontece com os tradicionais. Veja as imagens acima.

Eu gostei muito desse aspecto dele e acredito que faria novamente considerando o aspecto visual que deixa realmente o banheiro bem mais clean e com uma aparência melhor.

Funcionalidade

Tirando o problema inicial que tivemos que foi bastante complicado, de maneira geral ele funciona bem e cumpre aquilo que se propõe.

A água escola normalmente agora e não fica empossada, também não há problema de mau cheiro, muito menos na possibilidade de vir algum tipo de animal peçonhento pelo esgoto, uma vez que ele é totalmente fechado e portanto não haveria possibilidade deles entrar.

Este aspecto é muito importante e talvez ele seja uma solução definitiva para muitas pessoas que tem maior problema com animais peçonhentos oriundos da rede de esgoto.

Limpeza

Uma consideração importante sobre esse tipo de ralo precisa ser feita em relação a limpeza. Na verdade, ele é dividido em duas partes, sendo uma parte fixa que vai conectar ao encanamento da rede de esgoto e a parte superior que é móvel que faz o fechamento.

Para fazer a limpeza é necessário remover essa parte móvel e limpar a parte interna, isso deve ser feito com certa frequência, pois ali acaba acumulando-se um pouco de sujeira.

Mas é importante frisar que a retirada da parte superior é extremamente fácil uma vez que ela é apenas encaixada e a limpeza também é tranquilo bastando ser feito com uma vassoura, um pouco de água sanitária e sabão.

Uma atenção especial deve ser dada aos famosos cabelos que podem acumular ali, pois embora o ralo faça todo o fechamento, cabelos por serem muito finos podem passar pelas frestas de onde a água escoa e acumular na parte inferior causando um possível entupimento.

Desta forma, o procedimento deve ser o mesmo, ou seja, recolher os cabelos após o banho e evitar que eles se acumulem no ralo seja no tradicional ou no ralo linear.

Vale a pena colocar o ralo invisível?

Por todos os aspectos que eu citei acima, eu acredito que vale a pena sim. Se você for construir ou estiver pensando em fazer uma reforma, considere esta possibilidade pois ela acaba agregando valor ao seu banheiro.

Eu apenas reforço o cuidado na instalação e os testes antes de finalizar o acabamento do banheiro, feito isso acredito que não haverá problemas de uso e os benefícios serão maiores.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.