Um dos aspectos mais importantes da construção de uma casa é o planejamento que você precisa ter para que as coisas aconteçam da maneira correta. Este planejamento começa com um projeto que é a base de tudo que será feito, mas mesmo com projeto em mãos e com a perfeita execução dele, existem ainda pequenos planejamentos que precisa ser feito visando a compra de materiais, administração de mão de obra eu outras atividades rotineiras e que fazem parte da etapa de construção.
Quando é uma obra grande geralmente o engenheiro se encarrega de fazer todo o cálculo do material que será necessário na construção, como telhas, cimento, blocos e outros materiais básicos e também de acabamento. Mas existem casos que você mesmo precisa fazer este controle e ai entra em cena uma dúvida comum que é a quantidade de material de uso por metro quadrado. Por exemplo, quantas telhas eu vou usar para fazer a cobertura da minha casa ou quantos tijolos será necessário para levantar determinada parede. No caso do telhado é importante ainda considerar a questão do desnível já que o cálculo não é feito em metros quadrados planos, ou seja, se a sua casa tiver 100 metros quadrados de construção, certamente o telhado será um pouco mais que isso uma vez que ele fica de forma inclinada.
De acordo com as informações disponíveis no site da Brasil Telhas(www.brasiltelhas.com.br), a quantidade de telhas que se usa por metro quadrado varia do modelo de cada uma delas, sendo as principais telhas mostradas na tabela abaixo.
Esses valores podem ser válidos para telhas de barro ou cerâmica, vidro, bem como os modelos de concreto.
Como explicado acima você não pode considerar a metragem quadrada da construção, mas deverá calcular diretamente no telhado. Vamos imaginar que a sua casa seja de duas águas, nesse caso você deve fazer o cálculo separado, calculando a largura e o comprimento de cada água considerando a questão do desnível.
Imagine uma casa com 100 metros quadrado de construção, duas águas e beiral de 50 centímetros. Considere que as medidas da casa seja 12 metros de comprimento e 8 de largura: 12 x 8 = 96. Como o telhado é em duas águas, vai ficar em torno de 5 metros de cada lado, já considerando os 50 centímetros do beiral. Na verdade vai dar um pouquinho mais, pois é necessário considerar o desnível do telhado , então vamos arredondar para 5,5 metros de cada lado.
Assim temos duas águas de 12 x 5.5 casa uma. 12 x 5.5x 2 = 132 metros de telhado.
Com este valor em mão, verifique qual telha você irá usar. Se for a romana que rende 16 peças por metro quadrado, você precisará de 2112 telhas.
Veja o mesmo cálculo para outros modelos de telhas:
Um detalhe muito importante que precisa ser considerado é o desnível, pois se ele for muito acentuado, a quantidade de telhas aumenta. As telhas de concreto e cerâmica não podem ter um desnível muito acentuado, pois causaria problemas de infiltração de água, mas existem modelos como uma telha alemã que tem um inclinação muito forte.
Os modelos de fibrocimento ou aço inoxidável, por exemplo, tem pequenas inclinações, pois o tamanho das peças são grandes e pouca inclinação já é o suficiente para o escoamento da água.
Para saber exatamente qual a quantidade certa para o seu projeto é necessário consultar seu engenheiro que levará em consideração todos esses detalhes para encontrar a quantidade certa.
Os valos mostrados acima refere-se a telhas cerâmicas ou de barro, como são também conhecidas. Se a sua opção for usar telha de fibrocimento, evidentemente que muda um pouco e até pelo tamanho delas, fica muito mais fácil calcular.
Primeiro é preciso entender que telhas de 4, 5 e 6mm, mas isto tem a ver com a espessura dela e não ao tamanho.
Os tamanhos geralmente são os seguintes:
Todas essas medidas geralmente tem a largura de 1,10 m ou 0,50 para as telhas de 4 mm.
Então imagine o mesmo telhado descrito acima, com o uso de telhas fibrocimento. Note que dependendo do tamanho da telha que você escolher poderá usar mais os menos. Então no nosso caso já que a largura do telhado é 5,5 metros, o ideal seria a telha de 3,05 x 1,10m. Na verdade vai sobrar, mas esta sobra deve ser levada em conta para uma peça cobrir a outra, tanto no comprimento como na largura. Assim teremos 24 peças por cada água, ou seja, duas fileiras de 12. Ao todo seria 48 peças.
Casas da CDHU entregue aos moradores no Bairro Campo Grande em Pilar do Sul.
Veja abaixo alguns dos tipos de telhas mais comuns, considerando o material que foi usado na sua fabricação.
Qual o melhor tipo de telha?
Depende muito do tipo da casa, da proposta, do orçamento, etc. Na prática é difícil dizer qual é a melhor, mas deveríamos perguntar qual é a mais adequada para aquela casa ou aquele projeto. E geral as telhas de concretos são muito boas e as termoacústicas estão na moda por oferecer conforto térmico e acústico.
Telha de fibrocimento ainda é usada?
Sim. Mas é preço considerar que as telhas de fibrocimento não pode mais ter amianto como parte da matéria prima da sua construção. Foi proibido no Brasil. Esse tipo de telha atente, a meu ver dos propósitos: O primeiro que são as construções mais simples, onde o objetivo é fazer uma construção barata e o segundo é para telhados embutidos, onde as telhas ficam escondidas.
Telhado embutido é melhor do que o aparente?
Nem sempre. Há vantagens e desvantagens. As construções mais modernas tem optado bastante pelo telhado embutido, por proporcionar a criação de um projeto arquitetônico mais diferenciado. O telhado aparente pode ser uma boa opção quando você está disposto a investir em uma boa telha e fazer uma construção mais robusta.
Vale a pena investir em telhas mais caras?
Normalmente as telhas mais caras traz consigo uma justificativa e ai é importante analisar se essa justificativa faz sentido para você. A telha de concreto por exemplo tem a justificativa de ser mais bonita e deixar o telhado mais sofisticado. Mas não faria nenhum sentido usar este modelo de telha em um telhado embutido, uma vez que ele vai ficar escondido.
Já a telha sanduiche tem como principal justificativa ser térmica e acústica, logo é uma justificativa que faz sentido para a maioria dos casos, especialmente no aspecto térmico.
Como deve ser feita a manutenção de telhados?
Deve ser feita de forma periódica e preventiva, bem como de forma corretiva, quando houver necessidade. O ideal é fazer uma análise periódica para avaliar possíveis problemas, como telhas quebradas, mal colocadas, com rachaduras, dentre outros.
Outro aspecto importante para efeito de manutenção são as calhas. Com o tempo elas podem apresentar problemas nas soldas das emendas ou mesmo na vedação, sendo necessária a devida correção para evitar possíveis infiltrações de água.