O telhado de uma casa é uma das etapas mais caras do processo de construção, isto graças a madeira que pode elevar bastante o custo da obra, já que dependendo do projeto há necessidade de bastante madeiramento e historicamente ela é considerada cara. Para economizar há duas formas, sendo a primeira recorrer ao projeto da casa visando minimizar o uso de madeira, mas isto precisa ser feito com bom senso. A segunda forma é optar por uma madeira mais barata.
Quando chegou a etapa da cobertura da minha casa eu já sabia qual madeira iria comprar, pois tinha feito uma reforma na minha casa antiga e lá pude comparar o preço das duas madeiras mais comuns que são usadas na minha região para fazer a cobertura da casa, que são: Garapeira e cambará. Na reforma que eu havia feito eu optei pela garapeira que é uma madeira mais dura e resistente e portanto de melhor qualidade, mas o seu preço era bem mais alto que a segunda opção. Agora eu optaria pelo cambará que embora seja menos resistente, não deixa de ser uma boa madeira e o preço é bem inferior.
Há outros tipos de madeira como o pinus e o eucalipto que são bem mais baratos do que o cambará, mas a qualidade também não é a mesma. O Pinus é uma madeira bastante mole e não sei se seria nem o caso de usá-la no telhado. Acredito que não. O eucalipto é uma boa madeira, mas racha facilmente e portanto é preciso ter cuidado com o uso dela na cobertura da casa.
Há também outros tipos como o angelim, peroba, cedro, itaúba, grápia, entre outros que são usadas na construção civil. O que pude perceber é que dependo da região do país as vezes é mais habitual usar certos tipos de madeira, provavelmente pela logística e distribuição dessas madeiras.
Você pode conferir neste link as imagens dos principais tipos de madeira.
Veja abaixo algumas das características das principais madeiras usadas para telhados em construções no Brasil:
Veja aqui alguns vídeos explicativos sobre os tipos de madeira, inclusive para o uso em telhados.
Quando mais nobre melhor, também mais cara será. Aqui é importante entender qual é o orçamento que cada um tem para o uso da madeira, encontrar um meio termo entre qualidade e preço, pode ser uma boa alternativa, como foi o meu caso. Eu gostaria de usar a garapeira, mas encontrei no cambará a melhor relação entre qualidade e o preço que eu podia pagar no momento.
O tipo da telha usada irá determinar o tipo da madeira?
Em tese sim. Telhas de concreto são muito mais pesadas que as de fibrocimento, por exemplo, logo, a escolha do madeiramento precisa levar em conta esse fator. Também existe a questão da aparência ou não. Isto tem impacto não apenas no tipo da madeira, mas na quantidade que você deverá usar. As telhas pequenas, como as de cerâmica nos modelos francesa, americana, colonial, portuguesa e outras, exigem muita madeira, como as ripas que darão sustentação a cada uma delas. Já as telhas grandes como as de fibrocimento, as galvanizadas e outras similares, não existem tantas ripas e caibros.
No telhado onde a madeira ficará aparente, é preciso envernizá-la?
O ideal seria envernizar sim, pois neste caso a madeira vai ficar mais bonita e dar uma aparência melhor no ambiente. Há pessoas que não envernizam, mas ficaria melhor. Contudo, é preciso levar em conta o tipo de madeira que você usou. Existem algumas muito nobres que a própria madeira é que deve ser mostrada por suas belas características. Neste caso é diferente.
Por que existem alguns tipos de madeira apenas na minha região?
Pois é. Se você for nas madeireiras da sua cidade irá perceber que aparentemente todas trabalham com as mesmas madeiras e alguns tipos se quer são encontradas. Creio que isso esteja relacionado com fornecedores e a própria logística.
O que é madeira aparelhada?
Se você for comprar madeira, é comum eles perguntarem se quer que ela seja aparelhada ou não. Aparelhar é dar um tratamento final a ela deixando as peças mais lisas e com um acabamento mais fino. É uma espécie de lixa que á aplicado na madeira. É comum aparelhar as peças que serão usadas em telhados aparente, como varandas, garagens e outros locais onde não vai forro. Os caibros, ripas e vigas de telhado onde haverá forro geralmente não se usa aparelhar pois eles ficarão escondidos.
Existe alternativas à madeira para telhado?
Em alguns locais, tem-se usado uma estrutura de aço ao invés de madeira. Esse tipo de abordagem pode ser útil em alguns casos, talvez pelo fato de você utilizar menos aço por ele ser altamente resistente. É claro que difere bastante do modelo tradicional de construção de telhados que temos diversas implicações precisariam ser tomadas nesse caso, mas acredito que seja uma alternativa bastante interessante para alguns cenários.
Veja aqui exemplos de estruturas de telhados em aço.
Esse tipo de cobertura já é usado na construção de galpões, armazéns e outras estruturas muito grandes onde a madeira não seria uma alternativa. O mesmo princípio pode ser aplicado a casas e talvez até com mais facilidade. Creio que é um ponto importante, seria fazer um orçamento na sua região para ver se os fornecedores desse tipo de estrutura conseguem um preço mais acessível do que se você fizesse tudo em madeira.