As portas de uma casa podem ser classificadas basicamente em dois grupos, as internas e a externas. Essencialmente são portas e ponto, mas quando pensamos na aplicação e uso delas percebemos que há algumas diferenças que precisam ser observadas no planejamento e compra do material.
Quer você esteja construindo um novo projeto de construção ou querendo substituir suas portas existentes, você precisa fazer o trabalho básico antes de começar. O mais importante na instalação de portas é diferenciar as portas interiores e exteriores. Embora possam parecer iguais em alguns casos, essas portas são muito diferentes e a construção de cada uma delas é feita através de processos muito diferentes. É imperativo saber a diferença e importância das características de cada tipo de porta para que você tome a decisão certa quando chegar a hora.
Se começarmos com o uso básico das portas, as portas exteriores devem funcionar como a entrada principal do seu edifício e são feitas para suportar todos os elementos naturais que têm de enfrentar todos os dias. Portas interiores estão em um ambiente muito mais seguro para que sua construção pode ser bastante básica e pode ser feita em uma fração do custo.
É por isso que as portas exteriores são feitas com madeira maciça e um núcleo sólido, enquanto as portas interiores normalmente têm um núcleo oco. Isso torna as portas externas muito mais pesadas, enquanto as portas internas são muito mais leves. Portas interiores não precisam ser tão resistentes quanto portas externas, como ninguém quer abrir e fechar portas pesadas o tempo todo, o uso de madeira maciça é apenas um desperdício neste caso. A natureza mais pesada das portas exteriores significa que proporcionam um isolamento extra e mantêm as correntes de vento e o tempo frio do exterior.
Outra grande diferença entre os dois tipos de portas é que as portas internas não precisam ser tratadas, enquanto as portas externas precisam passar por um tratamento especial para suportar todos os elementos naturais. Depois que uma porta externa é pintada ou manchada,um tratamento especial é realizado para torná-la mais durável e para que você não precise refletê-la após cada chuva. Portas interiores podem ser pintadas ou manchadas e geralmente duram muito tempo sem qualquer tratamento especial ou verniz.
Portas interiores são normalmente construídas de um único material, como madeira ou fibra de madeira, enquanto portas exteriores consistem tipicamente de vários materiais para garantir sua durabilidade, como madeira com uma armação de metal reforçada. Portas exteriores são às vezes construídas inteiramente de aço ou metal, enquanto esse material específico não seria necessário para uma porta interna.
Normalmente, as portas externas são construídas com algum isolamento, como forma de ajudar a controlar os custos de energia. Os núcleos de espuma podem ser inseridos em portas de aço como forma de proteger contra o calor do verão e os resfriados do inverno. As portas interiores raramente são isoladas, embora possam fornecer alguma proteção contra correntes de ar.
Portas interiores estão disponíveis em uma ampla variedade de formas, tamanhos e estilos. Você pode pintar o seu uma cor única para seus gostos pessoais ou mantê-lo padrão com branco ou preto. Escolha uma porta com painéis, um painel de vidro ou até designs únicos.
O vídeo abaixo mostra o processo de fabricação de portas e janelas na Sasazaki:
Geralmente as portas internas tendem a ser mais baratas exatamente por ficar limitado a madeira. Já as externas que tem mais variedade de tipos podem chegar a valores bem altos, especialmente nos modelos pivotantes e nas portas de correr.
Fonte: https://casa.abril.com.br/construcao/19-modelos-de-portas-externas-e-internas/
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega