A construção de um banheiro é uma etapa que precisa ser bem pensada para que ele possa atender ao propósito para qual foi criado, isto inclui a posição do vaso, do chuveiro, os móveis do banheiro e também da porta.
Existem diversas medidas de portas, mas nem todas são adequadas para o uso no banheiro. Existem diversos tipos de materiais que são usados para construção de portos, mas nem todas também são adequadas para o uso no banheiro.
Sendo assim é de fundamental importância observamos alguns aspectos que precisam ser considerados na hora de definir a porta para o uso no banheiro da sua casa, seja ela social ou da suíte.
Não existe necessariamente uma medida padrão, mas costumeiramente usa-se largura de 70 ou 80 centímetros para portas de banheiro. Depende um pouco do tamanho do seu banheiro, pois quanto mais larga a porta, mais espaço interno será necessário para a sua abertura. Por isso, acredito que em banheiros menores o ideal é 70 centímetros e em banheiros maiores pode ser usar 80.
Medidas:
Também não há um padrão sobre medidas, mas o mais indicado é largura de 80 ou 90 centímetros para portas internas, isto inclui os quartos. A razão de você precisar usar modelos mais largos é em função da necessidade de entrar ou sair com móveis e outros objetos que possam requer uma largura maior.
A altura já é mais padronizada e tanto para banheiro como para os quartos geralmente a medida é 2.10 metros.
Medidas:
Depende muito de onde você compra e do tipo da porta, mas como geralmente o modelo mais usado são as portas de madeira oca e lisa, o valor da folha deve ficar em torno de R$ 140,00. Mas aqui é preciso entender que o preço final de uma porta é bem mais alto que isso, pois além da folha você precisará comprar o batente, fechadura, dobradiça, guarnições, envernizar e ainda o custo da colocação. Uma porta interna simples deve ficar em torno de uns R$ 600,00
Uma porta interna é composta de:
Necessita dos serviços:
Opcionais
Portanto no cálculo do preço da porta é necessário levar em conta todos esses itens, uma vez que são comprados separadamente, bem como exigem serviços de profissionais diferentes.
O problema pode ocorrer na hora de entrar e sair com móveis, pois neste caso poderá haver problemas de espaço. Outra coisa que pouca gente pensa, creio eu, mas é muito relevante é no caso de um cadeirante. Se a porta for muito estreita esta pessoa poderá ter problemas de locomoção dentro de casa.
Pense em:
Esta estratégia é usada para diminuir o tamanho do corredor e também para dar mais espaço para o quarto, contudo só é possível fazer isto quando a entrada do quarto for no final do corredor. Ai ao invés de fazer a porta bem na entrada do quarto, você recua ela 1 metro mais ou menos para dentro do corredor.
No banheiro pode ser usado portas de vidro, desde que ele tenha uma película opaca. Em casos mais raros é possível usar também portas de PVC. Já no quarto não há muitas opções, além da tradicional porta de madeira.
O verniz é um processo mais simples e a pintura pode ficar mais caro também. Há uma estratégia que é fazer as duas coisas, ou seja, uma demão de pintura com osmocolor e depois aplica-se o verniz incolor. O resultado é muito bom.
Vale lembrar que por ser um banheiro é considerado área molhada, o que significa que precisa haver um cuidado maior com as portas de madeira que são bastante sensíveis à água ou umidade. Então lavar ao banheiro é necessário ter esse olhar de cuidado com a porta, bem como com os demais móveis de madeira.