Existem diversos tipos de madeiras que podem ser usadas para fazer a cobertura de uma casa como parte do telhado, nem todas as madeiras com tudo podem ser usadas, algumas delas são muito moles como caso do pinus que com o peso do telhado com tempo poderá ceder. Cambará, garapeira, angelim, peroba eu outro tipos de madeiras são bastante comuns para fazer a estrutura do telhado, como caibros, ripas, pranchas, entre outros.
Quando você vai comprar madeiras para telhado é comum o pessoal perguntar se você quer a madeira aparelhada ou não, mas o que significa exatamente isto? A madeira aparelhada recebe tratamento especial para deixá-la mais lisa e retirar as imperfeições da própria madeira. É comum aparelhar madeiras quando essas ficarão aparentes ou também quando irão receber pintura ou verniz, pois depois de aparelhada elas ficarão com uma superfície mais plana e lisa facilitando assim a aplicação do verniz ou pintura e deixando a madeira mais bonita no caso de ficar aparente.
A madeira não aparelhada é aquela que é vendido de forma bruta depois de serrada, pode ter pequenas imperfeições e não ser necessariamente lisa. Geralmente ela é usada na parte do telhado que não ficará aparente, nesse caso não há necessidade de envernizar e portanto não há necessidade de aparelhar.
Veja abaixo um exemplo de madeira não aparelhada
Embora eles possam ser usados em qualquer lugar da sua obra, na prática os locais mais indicados são:
Depende da madeireira. Na prática é para ser mais caro sim, já que será necessário um tratamento das peças antes da entrega, mas no meu caso e pelo que me lembro não houve acréscimo no valor. Mas como disse, cada madeireira poderá decidir em cobrar por este serviço ou não.
Também dependerá da quantidade de madeira comprada e do tipo dela, ou seja, certamente haverá casos em que dará mais trabalho aparelhar do que em outras situações.
Ela é mais rústica e a aparência dela também. Se você tentar aplicar verniz ou tinta nesta madeira será bem complicado pois ela não é lisa, terá várias imperfeições e dificultará muito a aplicação. Existe também a questão até do manuseio onde poderá haver ferpas, entre outros.
Como explicado, este tipo de madeira é muito usado, mas isto quando ela ficará escondida, já quem quando for aparente, o ideal é que ela seja aparelhada.
Sim, o custo com o madeiramento de uma casa pode ficar bem alto, dependendo da madeira que você comprar e evidentemente do formato e quantidade dela. Para Construção da primeira casa que eu fiz eu gastei R$7.840 de madeira e telhas para a construção do telhado, já para a segunda casa o valor foi de aproximadamente R$2.600 apenas com a madeira. Esses valores são aproximados, uma vez que não comprei apenas madeira para o telhado, mas para outros pequenos usos também.
Hoje existem outros materiais e outras estratégias para fazer telhados que substituiria a madeira. Um desses exemplos é a construção da estrutura de aço, como já é feito na construção de galpões ou áreas com vão muito extensos.
Lembro de um condomínio aqui na minha cidade, que salvo engano, que na construção das casas utilizou ao invés de madeira, uma estrutura de ferro. Lembro disso quando a obra estava em andamento. Não sei dizer se o custo é mais barato, mas pelo fato dele já vir pronto com certeza é bem mais ágil para fazer a construção.
Não, a madeira de pinus não serve para fazer o telhado de casa ou outras obras que exijam algum tipo de sustentação. O problema dessa madeira é aqui ela é muito mole e empena com extrema facilidade, sendo usado apenas para os temporários e não permanente como é o caso do madeiramento que você vai usar para sustentar as telhas da sua casa.
Normalmente o pinus é muito usado na indústria de móveis para fazer MDF, MDP, compensado e outros tipos. Nesses casos, geralmente a madeira é picada e depois de um processo industrial é formado os painéis de madeira que encontramos nos mais diversos tipos de móveis.
Esta é uma pergunta bastante interessante e deve ser avaliada a luz do seu contexto. Isto é, dependendo de alguns fatores ela pode ser uma excelente alternativa, mas em outros nem tanto.
As casas de madeiras normalmente são feitas em locais frios como nas montanhas, nesses locais ela oferece um conforto térmico melhor do que o uso da alvenaria convencional. Além disso, ela alia muito charme a construção, especialmente quando houver uma proposta arquitetônica que visa valorizar o uso deste material.
Também deve ser levado em consideração que embora ela seja bastante resistente, é necessário fazer um tratamento na madeira para proteger com cupins e contato direto com água, pois afinal ela vai receber a chuva que é natural.